Entrevista com o advogado Tak Chung Wu, membro da Comissão Regional de Direitos Humanos da OAB/SP. Ele defende projetos com prioridades para idosos, mulheres e crianças .
O advogado TAK CHUNG WU nascido em Hong Kong, mas naturalizado brasileiro, mora em Campinas há mais de 40 anos e tem grande experiência em apoio à entidades e comunidades de Campinas . Atualmente é diretor do Instituto Socio Cultural Brasil China (IBRACHINA) que tem uma de suas sedes dentro da Unicamp. E tem como proposta o apoio aos idosos, mulheres e crianças e criação de um Centro de Apoio à Tecnologia e Inovação para Idosos. Leia a entrevista a nós concedida
JB: Olá, Tak! É um prazer ter você conosco. Para começar, se apresente, fale um pouco do senhor:
TAK: Meu nome é Tak Chung Wu, brasileiro por opção. Morador de Campinas há mais de 40 anos, casado com uma professora mineira, pai de uma filha advogada, Gestor Publico, Advogado, Gestor da Caravana da Saúde, sou membro da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SP. Sou Ativista Social, Ambientalista, internacionalista, e Diretor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ibrachina “Ibrawork” na Unicamp.
JB: E sobre Barão? Poderia compartilhar com nossos leitores qual é sua relação com Barão Geraldo?
TAK: Claro, e o prazer é todo meu! Minha relação com Barão Geraldo é antiga e bastante especial. Além de estar envolvido em várias atividades de voluntariado aqui, atualmente, lidero o Instituto Sociocultural Brasil-China, também conhecido como IBRACHINA, que está baseado no Parque Tecnológico da Unicamp em Barão Geraldo. Aqui, dirigimos o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o que me permite estar ainda mais conectado com a comunidade.
JB: Isso é otimo! Dentre suas experiências de voluntariado, há alguma que tenha sido particularmente memorável para você?
TAK: Sem dúvida, a mais marcante foi a nossa iniciativa com as crianças do Real Parque. Levá-las para conhecer as instalações de futebol do IBRACHINA em São Paulo foi incrível. A alegria e o entusiasmo delas, que vocês podem ver na foto que acompanha esta entrevista, foram realmente emocionantes.
JB: Em termos de projetos futuros para Barão Geraldo, especialmente para ajudar os mais necessitados, o que você tem em mente?
TAK: Estamos especialmente focados na nossa população idosa, que é bastante significativa em Barão Geraldo. Um de nossos projetos mais empolgantes é a criação de um Centro de Apoio à Tecnologia e Inovação para Idosos. O objetivo é promover a inclusão social desses cidadãos, ajudando-os a se adaptarem aos avanços tecnológicos e, assim, melhorar suas oportunidades de emprego e qualidade de vida.. Outra pauta importante para mim é a gratuidade nos ônibus para pessoas acima de 60 anos. É algo que está em vigor em todo o Estado de São Paulo para todo transporte coletivo estadual e nada mais justo que passe a vigorar em Campinas, como ocorre em várias cidades. Convido a todos a lutar por isso. Nada mais justo que idosos que trabalharam a vida toda tenham esse beneficio nessa enorme cidade. Nem todos tem carro e transporte publico de qualidade é necessidade básica fundamental para que todos possam trabalhar e ter dignidade. Além disso, precisamos de mais unidades básicas de Saúde que priorizem o atendimento aos idosos diariamente
JB: Esse projeto para idosos faz parte de uma iniciativa maior?
TAK: Sim absolutamente! Todos os nossos esforços estão alinhados com os ODS determinados pela ONU (os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para todos os países. Especificamente, nossas ações em prol dos idosos focam em objetivos como a erradicação da pobreza, promoção da saúde e bem-estar, da cidadania e o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis. Nosso foco é criar ambientes urbanos que sejam acolhedores e acessíveis a todos, especialmente aos idosos. E para isso transportes melhores e gratuitos e equipamentos de Lazer (Parques, atividades culturais, passeios, etc) e Unidades Básicas de Saúde com prioridade para idosos, crianças e mulheres estão todos dentro dos ODS.
Fundamental apoio às Mulheres
JB: Sim em Barão Geraldo o que mais precisamos é de Centros de Saúde. Se possivel uma UPA 24h
TAK: Essa é outra das prioridades. Falando dos idosos e mulheres , fundamental nesse Dia e Mes Internacional das Mulheres, homenagear a força e a sabedoria das mulheres idosas. Essas guerreiras do tempo, trazem inúmeras histórias de resiliência e amor, moldando gerações com sua experiência. Propomos políticas públicas que garantam assistência médica especializada, acesso facilitado a medicamentos e programas de atividades sociais e culturais, para que possam viver com dignidade e alegria. Celebremos a beleza da idade e o legado das mulheres idosas!
JB: Bom Para finalizar, há alguma mensagem que você gostaria de deixar para nossos leitores?
TAK: Sim, gostaria de dizer que cada um de nós tem o poder de fazer a diferença na comunidade. Pequenas ações voluntárias podem ter um grande impacto. Encorajo todos a olhar ao redor, identificar onde podem ajudar e tomar a iniciativa. Juntos, podemos construir um Barão Geraldo ainda mais forte e unido. Contem com meu apoio!