Reforma do Centro de Saúde de Barão foi mau feita e inadequada e precisa ser refeita

por ROSANA CAPPELLETTI

O Centro de Saúde Barão Geraldo acabou de passar por uma reforma.

Como pontos positivos da reforma foi a mudança do balcão de atendimento da farmácia que agora é acessado pelo portão lateral do Centro. Com isso, tirou-se a fila de atendimento da farmácia da entrada e saída principal do Centro. E além disso, a janela de atendimento aumentou.

Porém o espaço destinado aos usuários é completamente inadequado como podem ver no vídeo.

O piso de cimento não permite a higiene adequada; dois ralos, grandes e sujos, não dão conta da água que vem da rua e que inunda o espaço destinado à espera do usuário;

A cobertura de telhas acrílicas multiplicam o barulho da chuva – mas também multiplicam o calor quando há sol;

No dia 6 de dezembro quando gravamos esse vídeo, uma técnica de farmácia não conseguia comunicar se com o usuário em atendimento porque o barulho da chuva nas telhas era muito alto e se sobrepunha à voz dela, impedindo a fala e a escuta (e a comunicação entre elas.

Vamos lembrar que o SUS faz Assistência Farmacêutica e não “dispensação de medicação”.

Da Assistência Farmacêutica a comunicação com o usuário é parte fundamental, pois é aí que se orienta e esclarece dúvidas, evitando o mau uso das medicações e todos os malefícios que isso produz tanto à saúde como aos cofres públicos. Este espaço precisa ser com URGÊNCIA readequado. Precisamos de RESPEITO aos usuários , aos trabalhadores e aos princípios do SUS.

A moradora Angela Elias acha que a a reforma foi insuficiente e que o Centro de Saúde deveria crescer verticalmente porque é muito confinado. Iara Schorr considerou que a Reforma foi feita sem nenhum estudo do espaço e qual será o benefício posterior.

“É o eterno descaso pelo usuário e o desrespeito ao funcionário…. será que um dia teremos alguma solução??” – perguntou Maria Aparecida De Almeida Passos.

A presidente do Conselho Local de Saúde , Nádina Fernandes, disse que essas observações condizem com a situação atual , mas trata-se de uma visão única. “Faltou colocar uma visão ampliada de tudo o que foi feito em relação à reforma e dos problemas enfrentados pelos usuários de Barão Geraldo”. Já a Conselheira Ana Paula Scatolin disse que o Centro de Saude não comporta a demanda e que o poder público prefere fomentar a especulação imobiliária sem qualquer readequação na infra estrutura. Para ela, Barão precisa de pelo menos mais 2 centros de saúde, e um Pronto Atendimento 24 horas (UPA).

CONSELHO LOCAL DE SAÚDE QUER SABER DA GARANTIA DO SERVIÇO FEITO PELA EMPRESA CONTRATADA

Na reunião do CLS – Conselho Local de Saúde, realizada dia 4/1 no Centro, os conselheiros discutiram o resultado da reforma que mais uma vez deixou muito a desejar na qualidade e resolução definitiva do problema do telhado. Os conselheiros querem saber da Secretaria de Obras o detalhamento dos gastos com a reforma com base na Lei de Transparência orçamentária detalhando o gasto com a reforma. E querem esclarecimentos quanto à garantia dos serviços recem feitos, mesmo que o contrato da empresa com a prefeitura esteja vencido.

OUTROS ASSUNTOS

Além da reforma, foi discutido outros assuntos como: indicação de representante do Conselho para a Pré Conferencia Norte da Saúde (que será realizada no próximo dia 14/1), a realocação da “Medida Impositiva” (verbas) que o vereador Luis Carlos Rossini mandou para o Centro de Saúde. Os Conselheiros querem que a verba seja destinada para a readequação do espaço cedido pela Subprefeitura para abrigar 2 equipes do Postinho

Os Conselheiros também falaram da falta de reposição de técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários e irão solicitar à Secretaria de Saúde a reposição urgente das equipes de técnicos de enfermagem e os Agentes Comunitários de Saúde que estão defasadas no Postinho e na região.

CENTRO DE SAÚDE ESCOLA NO HIDS

Também debateram a questão do PIDS e do HIDS. e os impactos na saúde e na falta de estrutura. Os Conselheiros irão solicitar à Reitoria da Unicamp uma “contrapartida” em saúde devido à implantação do HIDS, dando como sugestão um “CS escola, ou uma “UPA escola” ou um “equipamento em saúde misto”.

Ontem na Reunião Ordinaria do CLS-BG, foi discutido amplamente o resultado da reforma q mais uma vez deixou muito a desejar no quesito qualidade e resolução definitiva do problema do telhado. Além da reforma, foi discutido outros assuntos como: indicação de representante do conselho na pré conferencia norte de saúde, a realocação da MI q o vereador Carlos Rossini deu para CS-BG, a falta de reposição de técnicos de enfermagem e ACSs, e a questão PIDS e HIDS.

Os conselheiros de Saude local que se reuniram em 4/1
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!