A Defesa Civil decidiu colocar a Região Metropolitana de Campinas em ESTADO DE EMERGÊNCIA nesta quarta-feira após registrar URA em 11,7%. A sigla representa o percentual de água na forma de vapor na atmosfera e considera o máximo que pode existir considerando-se determinada temperatura. De acordo com a OMS (Organização Mundial dA Saúde), o ideal para a saúde é o índice superior a 60%. E a temperatura máxima chegou a 35ºC às 12h40.
A previsão do tempo indica que pelo menos até domingo, 8/9, as temperaturas devem oscilar de 15º C a 35º C durante o dia, e a URA continue a ter índices inferiores a 30% no período da tarde.
Há ainda possibilidade de rajadas de vento de até 50 km/h, que podem favorecer o início espontâneo, propagação e intensificação dos incêndios.
A recomendação é redobrar a atenção em áreas de vegetação seca. Colocar fogo no mato é um crime ambiental e causa danos irreparáveis. Ao avistar uma queimada, as pessoas devem ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em caso de soltura de balões, por ser crime, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.