O CONSEG – Conselho de Segurança de Barão Geraldo e Região do São Marcos – irá realizar sua segunda reunião do ano 2024 nesta terça feira, 2 de Abril às 18:30h PORÈM somente de forma ON LINE como funcionou durante a pandemia de COVID-19. Segundo o vice presidente do CONSEG, Dionício Rodrigues da SIlva, serão realizadas on line justamente para facilitar a vida de muita gente que queira participar da reunião e não consegue devido ao trabalho, trânsito e outros motivos.
Nessa reunião de 2 de abril devem debater os problemas e soluções para a Segurança Publica na região
CONSEG da região homenageia mulheres solidárias e policiais
Na última reunião do CONSEG de Barão e região de São Marcos, realizada no Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel dia 5/3, nenhum balanço das estatísticas policiais e da Guarda Municipal foram apresentadas, por ser uma apresentação festiva em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Praticamente nada foi discutido dos crimes e problemas da região. Mas sim falado da Rede de Proteção ás mulheres criada pela Prefeitura para a Guarda Municipal e pela articulação e cooperação com o 8º BPMI (8º Batalhão da Policia Militar do Interior). A reunião foi comandada pela presidente Neusa Fernandes e pela diretoria do CONSEG e teve a presença da Secretaria Municipal de Assistência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, do delegado da 7ª DP Dr Luiz Mitta. Cerca de 80 pessoas participaram da reunião .
Várias mulheres foram homenageadas. mas sendo a grande maioria de policiais .
A primeira a ser homenageada foi a comandante da Guarda Municipal – a comandante Lourdes – que recebeu o titulo de Cidadã Campineira mês passado. Ela contou sobre a recepção do prêmio e falou que ficou muito emocionada porque ama muito Campinas e a tem como sua cidade natal. Comandante Lourdes homenageou as mulheres dizendo que todas são fortes e batalhadoras – sendo raras as que ainda nao se descobriram – e que compartilham entre si e com sua corporação e disse que Campinas não teria a pujança que tem sem a força das mulheres.
o “botão de pânico” SOS Mulher
Outros policiais se apresentaram como o Superintendente da Guarda Municipal Wallace responsável pela Guarda Escolar em Campinas, capitão Lupino que informou que as equipes da 3ª Cia estão treinadas para oferecerem um atendimento mais eficiente e profissional à todas as mulheres vitimas de violência E informou a criação do aplicativo SOS MULHER que é tipo um “botão de pânico” difundida pela “Patrulha Maria da Penha” que tem um atendimento especializado e uma orientação mais especifica e a acompanha vítima de violência por várias meses. Só a vítima que tem a “medida protetiva” dada por um juiz recebe e faz o cadastro no aplicativo e toda a polícia já é avisada automaticamente quando acionado. E a GM é obrigada a sempre fazer “visitas solidarias” às vítimas. Segundo Wallace, as visitas solidárias conseguiram reduzir em mais de 70% – quase 75% – as ocorrências de violências a mulheres que ja tinham medida protetiva. na área da 3ª Cia. “Antes tínhamos 80% de reincidência de casos de violência dos mesmos agressores já com medida protetiva às mesmas vítimas. Só que com todas as medidas criadas pela Secretaria de Segurança (visitas, botão SOS mulher, etc ) a reincidência caiu para 20% dos casos. Por isso eu acredito que as “visitas solidárias” às vitimas , dando orientações de direitos e apoios, pegando informações, quase fazendo como uma Assistente Social, funciona bem“. – disse Wallace.
Programa Gama (Guarda Amiga da Mulher)
Comandante Lourdes apresentou o Programa da Guarda Municipal . Primeiro dizendo da importância e necessidade de divulgar o programa para que justamente quem conheça possa informar quem nao conheça. Segundo ela o programa foi criado em 2016 a partir da ação da Guarda em apoio à mulheres vitimas de violencia por meio de ação preventiva e comunitária. E tem como objetivos: monitorar o cumprimento de medidas protetivas, , com visitas de fiscalização ; acolher as ,mulheres vitimas , geralmente as “Salas Lilás” ; e por fim as atividades de prevenção e combate aos diversos tipos de violência
(AB)