No último sábado, 15 de abril, aconteceu a tradicional “Caminhada Saudável” em comemoração ao marco de 160 anos do Colégio Rio Branco Campinas. Apesar da previsão de chuva, o tempo seguiu firme e o sol brilhando, enquanto cerca de 2.000 pessoas (entre famílias, amigos, alunos, funcionários e professores), encheram as ruas de Barão Geraldo em um percurso de aproximadamente 3 km.
A Emdec ficou responsável pelo gerenciamento do trânsito. A empresa Iron, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Campinas foram responsáveis pela segurança em todo o percurso. O trajeto também contou com uma parada para água, para que todos se hidratassem e continuassem firmes até à chegada. E na volta ao Colégio, havia frutas e mais água para todos recarregarem as energias e curtirem o show da banda Folksons. Formada por ex-alunos do RB, a banda agitou a galera com versões folk de vários sucessos.
“Passado notável, Futuro brilhante“
Em discurso, o diretor pedagógico Prof. Admir Moreli relembrou os marcos históricos que o Colégio vivenciou desde sua fundação, em 1863, e reforçou o compromisso do RB com sua missão e valores. Prof. Admir também convidou Heinz Soboll ao palco para homenageá-lo. (o professor Soboll fez parte da gestão responsável por trazer o Colégio para Barão Geraldo em 1975).
E para encerrar a festa com chave de ouro, a banda Folksons e todos os presentes cantaram, a plenos pulmões, parabéns ao Colégio. E claro, teve distribuição de bolo para todos os presentes. Quem compareceu ao evento ainda levou de presente uma mochila e um squeeze personalizados com o slogan do aniversário: “Passado notável, Futuro brilhante“.
Mas se engana quem pensa que as comemorações começaram apenas no sábado. Ao longo de toda a semana que antecedeu a Caminhada, foram oferecidas diversas atividades durante a Semana Saudável: aulas abertas para pais, alunos e funcionários como yoga, vôlei e treino funcional. Destaque para o debate Saúde em Pauta, com o tema “movimento e hábitos saudáveis para cuidar da saúde física e mental das novas gerações”, com a participação dos pais e profissionais de saúde Ana Maria Paccola (Ortopedista Pediátrica), Gunther Loffler (Fisioterapeuta), Marcelo Aoki (Nutricionista) e Queila Pierre (Psicóloga). De maneira didática, os profissionais esclareceram muitas questões sobre o tema, como o excesso de exposição às redes sociais e jogos com viés de violência, ressaltando o impacto na saúde e no bem-estar das crianças; a importância da alimentação saudável e atividades física na infância; a educação pelo exemplo e os atuais riscos às crianças em decorrência do sedentarismo, alimentação desbalanceada e dos vícios posturais. Além disso, apresentaram, também, um projeto de conscientização sobre a escoliose que será realizado com os alunos na faixa etária de 11 a 14 anos