Rota entrega duplicação da Zeferino até Conchal por 84 milhões

A Concessionária Rota das Bandeiras concluiu nesta quinta-feira, 22 de abril, a duplicação da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), no trecho entre Engenheiro Coelho e Conchal. Com investimentos de R$ 84,3 milhões, a via passa a ter mais 11,6 quilômetros de pistas duplas.

A melhoria atende a uma antiga demanda da comunidade local e irá beneficiar cinco mil motoristas que trafegam diariamente pela rodovia, contribuindo para a ampliação do escoamento da produção agrícola da região. Haverá, também, ampliação da fluidez do tráfego e maior segurança, sobretudo com a redução de colisões frontais, comuns em ultrapassagens irregulares em rodovias de pistas simples.


Além da duplicação, foram implantados três novos retornos em nível (no km 165+500m, em Engenheiro Coelho, e no km 169 e no km 173+500m, em Conchal), além de um viaduto com duas rotatórias no km 171. A Rota das Bandeiras também fez acessos a estradas rurais e instalou pontos seguros para embarque e desembarque de passageiros de ônibus.

O pavimento da antiga pista foi requalificado e houve um trabalho de drenagem para ampliar a capacidade de absorção da chuva. As pistas foram divididas com a implantação de defensas metálicas e barreiras rígidas. A obra teve início em junho de 2020 e gerou 850 empregos.

“Mesmo em um período crítico por conta da pandemia, a Concessionária manteve seus investimentos, mantendo o compromisso de oferecer mais segurança e conforto aos seus usuários, além de contribuir para a geração de empregos”, destacou o diretor-presidente da Rota das Bandeiras, Douglas Longhi.

Em março de 2019, a Concessionária já havia concluído a duplicação da SP-332 entre os km 175+300 e km 180+160, em Conchal. Neste trecho, dois  dispositivos de retorno foram construídos, nos Km 176 e 177, num investimento de R$ 30,8 milhões.

Investimentos no Corredor Dom Pedro

Desde o início da Concessão, em abril de 2009, a Rota das Bandeiras já investiu R$ 2,8 bilhões em obras de manutenção, conservação e modernização do Corredor Dom Pedro. Entre as principais intervenções estão a duplicação das rodovias Eng. Constâncio Cintra (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí, e dos Agricultores (SPA 122/065), em Valinhos; a implantação das novas vias marginais da rodovia D. Pedro I (SP-065) e prolongamento do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), ambas em Campinas.

Com 297 km de extensão, o Corredor Dom Pedro é formado pelas rodovias D. Pedro I e Magalhães Teixeira, além de trechos das rodovias Romildo Prado, entre Itatiba e Louveira; Prof. Zeferino Vaz, entre Campinas e Mogi Guaçu; e Eng. Constâncio Cintra, entre Itatiba e Jundiaí.

foto de divulgação da Rota – rod SP332 em Engenheiro Coelho
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!