Secretaria do Verde abre hoje às 9h Campanha de Prevenção de incêndios em áreas verdes

Com o objetivo de prevenir incêndios nas áreas verdes de Campinas neste período de estiagem, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realiza nesta sexta-feira, 11 de junho, às 9 horas, uma campanha de sensibilização voltada para os incêndios florestais, principalmente nas Áreas de Proteção Ambiental – APA Campinas e APA do Campo Grande. A ação integra as atividades da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2021. 

A campanha será lançada com a realização de uma live na sede do 7º Grupamento de Bombeiros, em Campinas, com a presença do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, e do 1°Tenente Leonardo Henrique Simões Matos. Em um bate papo descontraído, os dois irão esclarecer pontos importantes relativos a incêndios florestais como, por exemplo, causas de início, formas, prejuízos à saúde humana e meio ambiente, prevenção e combate, entre outros.  O lançamento da campanha será transmitido ao vivo no Facebook do Corpo de Bombeiros, às 9h, com a participação de integrantes da corporação. O link para acesso ao evento é https://m.facebook.com/setimogb . 

A campanha de prevenção a incêndios florestais contará, ainda, com a afixação de cartazes informativos em pontos estratégicos das APAs. Uma licitação será aberta para a produção do material. 

Estiagem A Operação Estiagem 2021 teve início dia 1º de Maio e vigora até 30 de setembro. Esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. A coordenação da Operação Estiagem é da Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação é constituído por várias secretarias e autarquias municipais, entre elas, a SVDS. 

Legislação 

Em Campinas, a lei nº 10.024 de 2020 proíbe provocar incêndios intencionais para preparar terreno ou limpeza de mato e lixo orgânico com multa de a partir de 19 mil reais para os infratores. “As pessoas não devem fazer queima de lixo ou resíduo em residência ou terreno. Devemos salientar também que a soltura de balões é crime ambiental e os responsáveis podem ser denunciados pelo número 181”, reforça o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. As secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Públicos ficam responsáveis pela aplicação de penalidade para quem deliberadamente provocar um incêndio. Em 2020, de maio a setembro, foram 268 focos de queimadas durante a Operação Estiagem no município e a Defesa Civil fez 579 vistorias preventivas de locais de risco de incêndio em vegetação.

O link para acesso ao evento é https://m.facebook.com/setimogb . 

APA CAMPINAS
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!