Solar avança quer resposta da Prefeitura sobre o asfaltamento e manutenção das ruas
Reunião da Associação de Moradores do Solar de Campinas foi realizada no dia 31 de janeiro às 19h30.
A participação dos moradores foi bastante expressiva. Os moradores mais antigos, os pioneiros puderam contar suas experiências de luta aos novos que estão chegando com muita vontade de ver o bairro avançar nas melhorias, principalmente no asfalto.
Contamos com a presença dos seguintes representantes: dos vereadores Gustavo Petta e Rossini. O subprefeito de Barão, Sr. Kaize e o advogado Carlos Artioli (Carlinhos). Eles acompanham as reuniões do Solar desde 2013, intermediando audiências na prefeitura e cobrando informações do Prefeito.
Resumindo
A luta pela pavimentação do Solar vem desde 2009 com o pedido protocolado na Prefeitura n. 09/10/12441 e atualizado em 2017. O prefeito da época dizia que faria o asfalto depois que tivesse implantado a rede de esgoto.
Lutamos e conquistamos a rede de esgoto em 2015 e que foi inaugurada em novembro de 2016. De lá para cá não paramos de cobrar o asfalto, entra prefeito, sai prefeito e nossa luta ora avança ora retrocede.
Em 2021 depois de várias reuniões na prefeitura, o asfalto do Solar seria feito com o empréstimo da Prefeitura com o Banco do Brasil.
A Câmara Municipal aprovou uma lei (Lei Complementar de n. 337 – 29/12/2021) autorizando o prefeito a contrair este empréstimo, mas a prefeitura não contratou o empréstimo alegando juros altos demais.
Nessa última reunião, o vereador Rossini disse que a prefeitura está tentando um financiamento junto ao BNDS do governo Federal (Finisa 2) e o asfalto do Solar está incluso nas prioridades. Além disso, o Banco do Brasil voltou a conversar com a Prefeitura com uma proposta de juros menor.
Outra questão pendente é a conclusão do Projeto Executivo da pavimentação do Solar. Para que o asfalto seja feito, este projeto tem que estar finalizado. E a Secretaria de Infraestrutura pediu um prazo de 3 meses para a conclusão, visto que a sua equipe teve que atender outras demandas emergenciais na cidade.
Por isso, na reunião solicitamos ao vereador Rossini, que agendasse uma reunião com o secretário de infraestrutura da prefeitura, Engº Carlos José Barreiro o quanto antes, para pressionarmos sobre o andamento do Projeto Executivo de pavimentação do Solar e para saber de onde sairá o recurso.
Queremos saber se estamos mesmo na fila de prioridades.
Os moradores também cobraram do subprefeito Osvaldo Kaize a manutenção das ruas. Ele falou que até sexta-feira ( 03/02/2021) mandaria máquinas para tapar os buracos das ruas.
Os moradores também citaram outras reivindicações de grande importância para a qualidade de vida no bairro: como iluminação na praça Baobá (R. Manacá da Serra). limpeza na praça Pau Brasil; construção de um espaço comunitário para realização de oficinas, cultos ecumênicos e outras atividades integrativas, ônibus no bairro e redutor de velocidade na rua Antonio Marascalchi (que liga o Solar ao Jardim do Sol).
A Associação de Moradores deverá encaminhar essas demandas aos órgãos competentes.


Publicar comentário