O TáOsso F.C. sagrou-se campeão da 26ª Copa Barão nos pênaltis após empatar com o E.C. Brasil em 1 a 1 com gols de Biel (Tá Osso) e Mimá (Brasil) e vencer na disputa de pênaltis por 5×4. Mas o Brasil está contestando o resultado. Segundo o presidente Paulo Rogério o “Zoreia”, o resultado poderia ter sido outro caso o juiz Clodoaldo Oliveira tivesse marcado um pênalti em Mimá autor do gol. O lance aconteceu aos 18m do 2º tempo quando Gabriel saiu do gol e foi para a marca de tiro de meta enquanto o zagueiro Edson do TaOsso recebeu a bola na pequena área e foi perseguido por Mimá (11 do Brasil). E quando Mimá chutou a bola que estava nos pés de Edson (em direção ao goleiro Gabriel) o zagueiro acertou o braço com força no rosto de Mimá que caiu machucado na pequena área. (veja video da TV Boa Vista que gravou todo o jogo).
Na hora o juiz apenas paralisou o jogo e ao receber a reclamação do capitão do Brasil, o goleiro Hudson, deu cartão amarelo para ele e mandou prosseguir o jogo. Mas após a disputa de pênaltis na hora da entrega dos troféus vários membros do E.C. Brasil foram na cabine da direção do jogo e agrediram verbalmente o juiz Clodoaldo , o presidente e os diretores da A.D.B.G. (Associação Desportiva Barão Geraldo) ainda antes da entrega de troféus e medalhas. O presidente do Brasil, Paulo Rogério chegou a dar um soco no juiz Clodoaldo que na hora da briga gritou que “Foi um lance comum de jogo. o zagueiro ao chutar jogou o braço para trás e acertou o jogador. Isso sempre acontece” Mas depois do jogo, procurado pela reportagem , o juiz disse ter “nada a declarar”.
Mateus Mimá ficou sem condições e foi substituído. Houve também uma hora em que um zagueiro do Brasil derrubou Biel na área e o TáOsso também pediu pênalti. Durante o jogo o Brasil foi o que mais atacou e finalizou jogadas sem sucesso enquanto o TaOsso ficou mais na marcação e retranca. Por três vezes perderam gols praticamente feitos em chutes que não acertaram o gol. O TaOsso também perdeu gols fáceis em finalizações. E não havia outra senão a disputa de Pênaltis que ficou no 4 a 4 nas 5 penaltis iniciais (ambos os times perderam um gol) Na continuação o jogador do Brasil foi o primeiro a errar , o que deu o titulo ao TaOsso. O Brasil estava invicto no campeonato.
O presidente do Brasil, Paulo Rogério “Zoreia” contestou a não marcação do pênalti como “roubo”: “Isso foi uma vergonha! Tudo o que ADBG queria! Fomos roubados na cara dura!. Todo mundo precisa ver a vergonha que a ADBG fez esse ano. O vídeo ficou nítido ! Foi uma agressão!” Segundo “Zoreia” esse roubo acabou com o planejamento de um ano em apenas um lance. E confessou ter agredido o juiz e a ADBG.
Já Xandinho, presidente do TáOsso, não quis se manifestar sobre arbitragem porque considera que também foram prejudicados no campeonato – disse Xandinho que completou: “Agora nós só queremos comemorar. Parabenizo ambas as equipes e em especial os atletas do Táosso pelo empenho e o título” – disse Xandinho
Chamados, soldados da PM só chegaram ao local após a entrega dos prêmios. Depois disso ficou um clima tenso, mas bonito em campo com vários integrantes da torcida do Brasil confraternizando, fotografando e parabenizando os jogadores do Ta Osso muitos que levaram seus filhos e esposas para o campo. (vejam fotos). A ADBG se resumiu apenas em agradecer a todos e declarar o TáOsso campeão e não apresentou nenhuma declaração. Essa reportagem demorou esperando a resposta deles.
ANTES: HINO E HOMENAGEM À CHAPECOENSE
e a jogadores de Barão falecidos
Antes do início do jogo houve uma bela homenagem. Primeiro um dos primeiros baronenses, Seu Toninho Moda hasteou a bandeira brasileira ao som do Hino Nacional Brasileiro e todos acompanharam. Depois, apos a entrada das equipes foi feito 1 minuto de silêncio em homenagem ao time da Chapecoense mortos em acidente e também a alguns jogadores de times falecidos durante essa 26a Copa. O minuto de silêncio foi emocionante. Cerca de 800 pessoas presentes dentro e fora do campo ficaram silentes Só se ouvia o canto dos pássaros.
PREMIAÇÃO:
Depois de acalmada a confusão, Teobaldo iniciou a entrega dos prêmios: a equipe dos Los Gralhas recebeu troféu de “Equipe mais disciplinada“, o troféu de Artilheiro para o atacante do Jardim, Ninico foi entregue para um representante, (pois Ninico não pode comparecer); o goleiro do Brasil, Hudson recebeu troféu de “goleiro menos vazado” a equipe do Jardim recebeu o troféu de terceiro colocado , Hudson recebeu o troféu de vice campeão pelo Brasil das mãos de Almir Caselato e os jogadores do TaOsso (Diego Trassi e Claudiney Luiz receberam o trofeu de campeão das mãos de Gustavo Souza, representante do vereador Thiago Ferrari.
Apensar de anunciadas nem Valdir Terrazan nem nenhuma autoridade compareceu à Final. Apenas o assessor de Thiago Ferrari , Gustavo Souza e um dos decanos de Barão Geraldo seu Toninho Moda , que entregou as medalhas para os jogadores.
TaOsso 1Gabriel 2- Paulo, 3- Teteco, 4 – Eduardo 5 – Côco 6 Ramon 7 Arian, 8 – Serginho 9 Biel 10 – Diogo Trassi 11 Ninja Tecnico Marcelo Inacio
E C Brasil 1 – Hudson, 2 Tiago 4 Marcos 6 Leo 7 Alan 17 – Rogerio 10 Danilo 11 – Mateus 21 – Nicola, 10 Jorge técnicos Cássius e Maciel
Nossa filmagem com celular ficou escura e com muitos erros
Warney Smith
FOTOS DE ADBG (Silvia Moda) , Katiane e Jornal de Barão