A equipe TáOsso, de Barão (sediada na região do Jd Alto Cidade Universitária), foi a campeã da 3ª Copa Barão de Futebol amador Veterano após vencer o time do C.A. Barão Geraldo por 4 a 1 neste domingo 29/09 na Arena Barão (Pça de Esportes Orestes Quércia, ao lado do Terminal). O jogo teve 2 gols de Edisinho (que ficou com 8 gols como vice artilheiro) 1 de Douglas e 1 de Gustavo pelo Ta Osso e 1 de Everton Balotelli pelo Barão. O centro avante artilheiro foi Guará (Emerson) do TáOsso que terminou o campeonato com 11 gols e recebeu o troféu de artilheiro. No finalzinho do jogo um impedimento mal marcado (há controvérsia se realmente ocorreu) causou confusão, xingamentos e expulsões. Não sabemos se houve desdobramentos jurídicos.
Essa é a 2ª vez que o Ta Osso é campeão e dessa vez invicto (sem nenhuma derrota, com apenas 1 empate). A primeira foi em 2016 da Copa Barão normal (até 35 anos). A vitória no campeonato foi com maior saldo de gols com troféus do artilheiro (Guará 11 gols) e do Vice (Edisinho 8 gols) e também menor numero de gols recebidos (7 gols contra) (Deivid recebeu o troféu de menor numero de gols vazados (recebidos). .
Participaram dessa final o vereador Paulo Haddad, o coordenador da 1ª infância campineira Thiago Ferrari , o ex secretário e vereador Valdir Terrazan e o locutor Donizetti, que também é candidato, e não pode narrar a partida dessa vez.
COMO FOI O JOGO DA FINAL
A equipe do TaOsso começou o primeiro tempo indo direto ao ataque e já aos 5 minutos o atacante Edsinho conseguiu fazer o primeiro gol após invadir a área e bateu cruzado : 1 a 0. O C.A.B.G (Clube Atlético Barão Geraldo) que tinha alguns dos melhores jogadores dos últimos tempos – não se assustou com o gol e veio forte para o jogo. E logo começou a se destacar pela direita com o apoio do lateral, e muitas jogadas ofensivas E foi numa dessas jogadas que o lateral-direito do C.A Barão cruzou na medida achando o atacante Everton Balotelli que cabeceou no canto empatando a partida quase no fim do primeiro tempo 1 a 1 (33 min).
Mas no intervalo do jogo os treinadores mudaram um pouco os times. Mas mal recomeçou o jogo (por volta dos 7 minutos) mais uma vez o Taosso, numa jogada de escanteio, a bola caiu no pé do meia atacante “Guará” já dentro da área, que vira o corpo e dá um lançamento na medida para o zagueiro Douglas, que cabeceia fazendo 2 a 1 e o Taosso novamente pula à frente no placar.
Mas não ficou só nisso. Pouco tempo depois (18 minutos), num contra-ataque, a bola é lançada para o lateral Dé que invade a área e cruza a bola certinho no pé do volante Gustavinho que rebate fazendo 3 a 1 para o TaOsso…
O C.A. Barão até criou várias oportunidades, inclusive teve um pênalti a favor desperdiçado pelo meio-campista Rafael que sozinho chutou para o alto , bem acima do gol de William (do TaOsso).
E no final, quando o jogo parecia ficar só nisso já os 38 minutos, a primeira linha alta do C.A. Barão deu uma oportunidade para Biro do TáOsso fazer um lançamento preciso para o meio atacante Guará que, cara a cara com o goleiro, só rolou de lado para o atacante Edisinho fazer o 2º gol dele na partida e o 8º dele no campeonato.
Depois disso, houve uma reclamação de impedimento pelo capitão do C.A. Barão , Edimilson contra a bandeira Renata que continuou insistindo que não houve o impedimento. A reclamação acabou em xingamentos e agressões e o juiz acabou expulsando Edimilson. Como o técnico do C.A. Barão Antônio Pimenta foi reclamar também pelo impedimento, também recebeu cartão vermelho. E assim houve uma discussão que se estendeu, mas não impediu o final do jogo. Pois a partida ja estava ganha. Mas ainda houve 7 minutos de acréscimo por causa disso;
DEPOIMENTOS
O Capitão do TaOsso, “Biro” (Edilson Cesar), disse que o time estava bem qualificado e teve uma campanha vitoriosa por ter sempre sequencia dos jogadores, que ao inves de preferirem outros campeonatos deram preferência para a Copa Barão. “Nosso time tinha jogadores de alto nível até no banco de reservas! Isso deixa o grupo muito forte . E por isso nós fizemos essa sequencia otima, campeão invicto por mérito nosso. Sempre com apoio do nosso treinador, sempre ligando no particular e conseguimos implantar essa qualidade dentro de campo, ne“. Biro elogiou a Copa Barão Veteranos e parabenizou também o time vice campeão C.A. Barão e os outros times pelo “nivel elevado com os melhores jogadores da região, bem organizado e com uma estrutura excelente“. Segundo ele, a maioria dos jogadores Veteranos ainda continuam jogando nos times amador de mais novos. Biro agradece também aos apoiadores patrocinadores do Ta Osso.
O artilheiro da Copa , Guará , (Emerson) do TaOsso também deixou seu depoimento de que foi graças a todos os companheiros de seu time que ele conseguiu ser o artilheiro. “Mas o mais importante foi levantar o caneco que é o objetivo principal, Graças ao Birinha que é o meia, que joga comigo sempre. A gente se conhece muito dentro de campo, um ajuda o outro. Isso foi muito satisfatório . Só tenho a agradecer a todos!” – disse Guará.
O Treinador do Ta Osso Xandinho , que ja foi campeão várias vezes , disse que acertou ao ver que o C.A. Barão entrou com o mesmo time que jogou nas eliminatórias contra o Flamengo do S. Monica, com tres atacantes, mas foi surpreendido pelas excelentes jogadas do lateral do C.A.Barão que jogava para o centro avante nas costas do lateral e que, segundo ele , foi dessa forma que fizeram o gol. “Se eles tivessem jogado com uma estratégia diferenciada das formas que jogaram antes, poderia sim complicar para nós. Mas eu consegui enxergar as situações e mudanças em campo e quando o placar estava 2 a 1 pra nós, vi que poderia ser surpreendido e coloquei o Gustavo que logo depois fez o 3º gol e depois o Guará e o Edisinho, que fizeram o 4º gol. E isso deu tranquilidade pra irmos ate o final do jogo” . – Xandinho também elogiou o C.A. Barão pelo nivel dos atletas e agradeceu a ótima organização da Copa Barão.
O tecnico do C.A. Barão, Antônio Pimenta também parabenizou o time do Ta Osso que segundo ele estava com altíssimo nível na Copa e que ja era esperado que iria disputar a final. Pimenta disse que apesar das dificuldades buscaram várias oportunidades perdidas (como o pênalti marcado contra o TaOsso, mas que nao conseguiram marcar). Além de outras oportunidades perdidas devido à erros da arbitragem, que segundo ele foi bastante parcial no jogo. “Tinhamos condições de ter um placar mais equilibrado e talvez até empatar. Mas futebol é isso. O TaOsso teve mérito e conseguiu vencer. bem ” Pimenta também elogiou a organização da Copa. agradeceu a dedicação de seu time e disse que pretende armar um time com um nivel mais alto para tentar o campeonato em 2025. (No ano que vem o C.A. Barão fará 90 anos de criação).
O presidente da ADBG (Associação Desportiva Barão Geraldo) Edson Faria divulgou uma nota dizendo que “Encerramos mais uma! Agradecemos a participação de todas as equipes e parabenizamos o campe]ao TáOsso e o vice C.A.Barão. E também à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas e as equipes Total ESportes da arbitragem, Carol Faria e DB SOm pela divulgação.”
Ao final houve a entrega dos troféus.
O