POR DR. CLIMÉRIO VIEIRA
É assustador! Em pleno inverno estarmos vivendo um calor de quase 40 graus! E em meio a maior crise climática mundial, há incêndios por todo o país e não se sabe quem está por trás disso.
Incêndios naturais é que não são! Ao que parece. A ministra do meio ambiente diz que está investigando e caçando culpados, mas até agora nada. Só discurso.
A grande maioria das queimadas ocorre no estado de São Paulo. E aqui devemos parabenizar a rápida e forte ação do Governo Estadual junto com a Defesa Civil e as forças de segurança tanto no combate às chamas, como na busca e apreensão dos criminosos. Como sempre o governador Tarcísio demonstrando o que é um bom político.
Tem-se notícia que em Campinas aconteceram quase 300 incêndios! Os Bombeiros, por mais que trabalhem, não estão dando conta! Os próprios bombeiros e defesa civil apontam que muitos foram incêndios provocados! Crime ambiental! A Polícia Militar em Campinas conseguiu prender apenas um acusado. Em vários bairros foram vistos homens de moto colocando fogo no Village, Jardim do Sol e outros locais.
Também há poucos dias assistimos ao assassinato de um cão a tiros. Vê-se por todo lado animais abandonados ou presos, sem água ou comida.
Vamos assistir calados sem nada dizer ou fazer? Por que o descaso ao meio ambiente e aos animais? Será uma forma indireta de guerra? Uma forma de humanos agredirem uma massa de outros humanos destruindo a natureza e seus animais?
O resultado disso é a perda de vidas, humanas, de animais, e de seres arbóreos. Além da muita poluição com perda da qualidade do ar!
No entanto, o Prefeito e a Câmara dos vereadores postergam o tema. Ao que se vê só estão preocupados com a campanha eleitoral. Ora, a natureza não pára por conta das eleições!
Afora a ação de várias OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a Prefeitura pouco faz.
Pelo menos podemos parabenizar a Defesa Civil pelo ótimo trabalho em Campinas, que vem seguindo o mesmo programa anti queimadas do “Comitê de Crise” criado pelo Governo do Estado.
Ainda assim, uma quantidade devastadora de árvores e vegetação e animais é morta. Isso sem falar na biota (complexos de vida) da composição dos solos.
Tais crimes nessas proporções precisam ser urgentemente incluídos na Lei 13.260/16 (Lei do Terrorismo), além de se tornarem inafiançáveis, modificando-se a Lei 9.605/98 (Crimes Contra o Meio Ambiente), com a inclusão de multas pesadas.
Provocar criminosamente um incêndio é um atentado contra o artigo 225 da Constituição e uma ação terrorista contra a sociedade!
Há que se endurecer as leis, com os crimes de terror contra a natureza e os animais.
Todos nós somos vítimas! Mas os animais nem têm como se defender!
Devemos cobrar uma punição mais severa! Sem a saúde da natureza e o equilíbrio da vida ambiental a vida humana será cada vez mais impossível, e com certeza em algum momento isso provocará guerras por busca de recursos naturais.
É URGENTE (como preconiza a Agenda 2030 da ONU) que ações a nível local sejam tomadas em defesa do meio ambiente. É responsabilidade da Câmara Municipal agir no sentido de criar mecanismos locais para coibir ações de ataque e destruição da natureza. E também da Prefeitura, de sair dos gabinetes e ir atrás dos criminosos ambientais! Ambos, os Vereadores e o Prefeito, deveriam buscar os Deputados, para trabalhar juntos numa solução governamental contra o Terrorismo Ambiental.
Quando voce for votar, lembre-se também dos animais, do clima e do meio ambiente
Na Câmara Municipal, em 2025, é meu compromisso lutar contra ações criminosas ao meio ambiente, propondo medidas coercitivas, além de multas altíssimas, a quem cometer esses crimes, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas, que na busca desenfreada de lucro agredirem de diferentes modos o meio ambiente, denunciando-os ao Ministério Público para responderem ao devido processo penal. E no caso de comprovação da responsabilidade, sejam obrigados a trabalhar como voluntários na recuperação do meio ambiente que tenham contribuído para destruir. Além disso, irei propor a inclusão de uma disciplina de Educação Ambiental nas escolas municipais.
Climério Santos Vieira é engenheiro, advogado e candidato a vereador pelo Partido Novo