TERRORISMO AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O que se pode fazer

POR DR. CLIMÉRIO VIEIRA

É assustador! Em pleno inverno estarmos vivendo um calor de quase 40 graus! E em meio a maior crise climática mundial, há incêndios por todo o país e não se sabe quem está por trás disso.

Incêndios naturais é que não são! Ao que parece. A ministra do meio ambiente diz que está investigando e caçando culpados, mas até agora nada. Só discurso.
A grande maioria das queimadas ocorre no estado de São Paulo. E aqui devemos parabenizar a rápida e forte ação do Governo Estadual junto com a Defesa Civil e as forças de segurança tanto no combate às chamas, como na busca e apreensão dos criminosos. Como sempre o governador Tarcísio demonstrando o que é um bom político.

Tem-se notícia que em Campinas aconteceram quase 300 incêndios! Os Bombeiros, por mais que trabalhem, não estão dando conta! Os próprios bombeiros e defesa civil apontam que muitos foram incêndios provocados! Crime ambiental! A Polícia Militar em Campinas conseguiu prender apenas um acusado. Em vários bairros foram vistos homens de moto colocando fogo no Village, Jardim do Sol e outros locais.
Também há poucos dias assistimos ao assassinato de um cão a tiros. Vê-se por todo lado animais abandonados ou presos, sem água ou comida.

Vamos assistir calados sem nada dizer ou fazer? Por que o descaso ao meio ambiente e aos animais? Será uma forma indireta de guerra? Uma forma de humanos agredirem uma massa de outros humanos destruindo a natureza e seus animais?
O resultado disso é a perda de vidas, humanas, de animais, e de seres arbóreos. Além da muita poluição com perda da qualidade do ar!

No entanto, o Prefeito e a Câmara dos vereadores postergam o tema. Ao que se vê só estão preocupados com a campanha eleitoral. Ora, a natureza não pára por conta das eleições!
Afora a ação de várias OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a Prefeitura pouco faz.
Pelo menos podemos parabenizar a Defesa Civil pelo ótimo trabalho em Campinas, que vem seguindo o mesmo programa anti queimadas do “Comitê de Crise” criado pelo Governo do Estado.
Ainda assim, uma quantidade devastadora de árvores e vegetação e animais é morta. Isso sem falar na biota (complexos de vida) da composição dos solos.

Tais crimes nessas proporções precisam ser urgentemente incluídos na Lei 13.260/16 (Lei do Terrorismo), além de se tornarem inafiançáveis, modificando-se a Lei 9.605/98 (Crimes Contra o Meio Ambiente), com a inclusão de multas pesadas.
Provocar criminosamente um incêndio é um atentado contra o artigo 225 da Constituição e uma ação terrorista contra a sociedade!
Há que se endurecer as leis, com os crimes de terror contra a natureza e os animais.

Todos nós somos vítimas! Mas os animais nem têm como se defender!
Devemos cobrar uma punição mais severa! Sem a saúde da natureza e o equilíbrio da vida ambiental a vida humana será cada vez mais impossível, e com certeza em algum momento isso provocará guerras por busca de recursos naturais.
É URGENTE (como preconiza a Agenda 2030 da ONU) que ações a nível local sejam tomadas em defesa do meio ambiente. É responsabilidade da Câmara Municipal agir no sentido de criar mecanismos locais para coibir ações de ataque e destruição da natureza. E também da Prefeitura, de sair dos gabinetes e ir atrás dos criminosos ambientais! Ambos, os Vereadores e o Prefeito, deveriam buscar os Deputados, para trabalhar juntos numa solução governamental contra o Terrorismo Ambiental.

Quando voce for votar, lembre-se também dos animais, do clima e do meio ambiente

Na Câmara Municipal, em 2025, é meu compromisso lutar contra ações criminosas ao meio ambiente, propondo medidas coercitivas, além de multas altíssimas, a quem cometer esses crimes, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas, que na busca desenfreada de lucro agredirem de diferentes modos o meio ambiente, denunciando-os ao Ministério Público para responderem ao devido processo penal. E no caso de comprovação da responsabilidade, sejam obrigados a trabalhar como voluntários na recuperação do meio ambiente que tenham contribuído para destruir. Além disso, irei propor a inclusão de uma disciplina de Educação Ambiental nas escolas municipais.

Climério Santos Vieira é engenheiro, advogado e candidato a vereador pelo Partido Novo

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!