O Bloco Cultural União Altaneira espera receber hoje mais de 5000 pessoas para o seu “Baile Altaneiro” isto é do desfile que a União vai apresentar hoje 11.2 pela avenida Santa Isabel. A União decidiu o “Baile” como tema para que fosse possível abraçar a diversidade de músicas, ritmos fantasias, influências e distribuir alegria ressaltando a diversidade de ritmos como já é a proposta da Bateria Alcalina que é a base do bloco.
A proposta é inovadora porque presume o desfile como um “baile” onde se toca e se dança diversos ritmos desde samba, samba reggae, afoxé maculelê, “fazer passinho”, funk, Black, charme, etc “Pode tudo. A pista e a rua , a batucada o dj, acompanhada por uma orquestra de cavacos, violões e vozes.” diz o site da União que também incentiva a diversidade no traje e na fantasia, seja mascarado, de gala ou a rigor: “venha a vontade e com vontade de ser feliz, porque aqui celebramos a vida com alegria e amor, sem intolerância, preconceito seja qual for” – diz a União em seu site.
SEIS NOVAS MUSICAS!
Além disso a Altaneira vai apresentar 6 novas composições de seus integrantes! Desde seu Hino ALcalina, mas tambem o “SAMBA ENREDO 2018 ((Carla Vizeu, Daniel Bueno e Samuel Bussunda), o “Baile do Asfalto” um samba- reggae composto por Magué e Maíra Guedes);o “Côco Altaneiro Descendo a Ladeira”, de Daniel Carezzato; “Fé” – Um samba de Franco Glavão e Alberto dos Santos para a mestre Marina Tenório) e “Acho é poco!” de autoria de Sheilinha Pimentinha & Leandrão Safadão
Quanto à tradicional mensagem politica que a Altaneira tras todos os anos, em 2018 parece ter ficado em segundo plano pra ressaltar a alegria. Segundo um dos ritmistas, Daniel Carezzato, o Baile Altaneiro, do ponto de vista temático, não tem uma inspiração política direta – “é um tema pensado para alargar a diversão, pra romper com potência triste do dia-a-dia. “Baile Altaneiro” não é um tema, é um baile na cidade! E esse convite pra vir dançar na cidade, pra ocupar a cidade de outra forma, pra tocar e dançar carnaval, esse, sim, é político.” – disse ele.