UNICAMP É HEXACAMPEÃ NACIONAL DA FORMULA SAE BRASIL

A Equipe Unicamp E-Racing foi a campeã absoluta na categoria Elétrico da 15ª  Competição Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS realizada desde quarta passada  no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba e venceu  todas as provas da competição:  1ºLugar  em Aceleração, em SkidPad, em AutoCross, em Desing e na prova fical realizada hoje domingo 2/12 , o Enduro . Com isso a Unicamp E-Racing conseguiu seu sexto título nacional , classificando-se para o mundial em Lincoln nos EUA em 2019, em que ja foi bi campeã. 

Na Categoria “Elétrico” em 2º lugar ficou a equipe Formula Tesla da Universidade Federal de Minas Gerais ; em terceiro a Formula FEI Eletrico (Centro Universitário da FEI), em 4º a Ampera Racing  da Universidade Federal de Santa Catarina e em 5º a Equipe da EESC USP

A Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS é dividida em 2 categorias: Carros elétricos e a Carros a combustão 

Na categoria combustão  a campeã foi a equipe Fórmula CEFAST – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (3a em 2017)  Em segundo ficou a equipe Mauá Racing do Instituto Mauá de Tecnologia; Em 3º ficou a campeã de 2017, a V8 Racing da  FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba); em 4º a Formula UFSM (federal de Santa Catarina) e em 5º também a EESC USP  (trocaram colocações com a de 2017)

NUMERO RECORDE DE INSCRITOS – 4 FACULDADES ESTRANGEIRAS

A Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS esse ano teve número recorde de inscritos esse ano. Foram 72 equipes inscritas com projetos de carros de alto desempenho de 11 Estados e o DF. 68 brasileiras  e 4 estrangeiras (Colômbia, Peru, Venezuela e México). Sendo 54 carros movidos à combustão e 18 de propulsão elétrica, projetados e construídos por estudantes de engenharia.  As equipes passam por inspeção técnica (frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios), feitas por juízes, engenheiros da indústria automobilística, e no domingo disputam o Enduro em pista com obstáculos.

Aquelas que obtiverem a melhor pontuação na soma geral das provas na competição brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, nos Estados Unidos, em 2019, realizada pela SAE International. A vencedora na categoria Combustão poderá disputar a Fórmula SAE Michigan (de 8 a 11 de maio), enquanto a campeã da categoria Elétrica e a vice-campeã da Combustão poderão participar da Fórmula SAE Lincoln (de 19 a 22 de junho).

Vindas de 11 Estados e Distrito Federal as equipes brasileiras representam 57 instituições de ensino superior e concorrerão nas categorias Combustão e Elétrica. As quatro estrangeiras disputam na categoria Combustão. São Paulo lidera em volume de inscrições com 20 equipes, seguido por Minas Gerais com 14, Paraná com sete, Rio de Janeiro com seis e Santa Catarina com cinco. Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal contarão com três cada um, e Bahia com duas equipes. Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão uma equipe cada, assim como as equipes estrangeiras – México, Colômbia, Venezuela e Peru.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão.

O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes na disputada competição da categoria nos Estados Unidos.

As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou nessa categoria da prova em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

(foto André Mafei – divulgação E Racing)

f3e886dc-b879-4447-920b-2aa350244eff

acd121d7-7d7b-4da1-b4dd-0983db65e08d

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!