Novamente por causa de ações da torcida, o Village é punido na 31ª Copa Barão. Dessa vez com a eliminação. O fato ocorreu em 23 de julho, no jogo contra o Edel Loyal. Um torcedor do Village acendeu um “sinalizador” com uma fumaça azul na arquibancada. O que é proibido pelo inciso VIII do artigo 6º do regulamento da Copa, assim como pela Lei municipal contra fogos de artifício. O juiz da partida então anotou o fato na súmula, o que desencadeou a punição.
No dia 25 em reunião da ADBG com todos os times, a Coordenação do Village entregou sua defesa feita pela advogada Nayara Fidêncio. A defesa argumenta que a ação foi de um torcedor isolado e que o time não tem controle sobre os torcedores, além de ter sido muito rápido e não causado dano a ninguém. Além disso, o Village argumenta que nessa reunião os representantes dos times Atlético Real, Real Sport, Cearense, Edel Loyal, Jd. América também foram contra a penalização da equipe “por atos extra campo”. Porém o regulamento determina a eliminação, além da perda do cheque caução.
No dia 1º de Agosto três advogados – Dr. H. T. de Macedo, Dr. D. C. T. Oliveira e M. P.i M. da Costa – formaram uma Comissão Julgadora e reuniram-se para examinar o recurso solicitado pelo Village, porém negaram o pedido e mantiveram a penalidade de eliminação. Porém, propuseram que o time pagasse a multa de 10 salários mínimos no prazo de 48 horas e um desconto de 50% desse valor se o Village desistisse do prazo recursal. Também na reunião do dia 1º de Agosto foi declarada eliminação do time Cearense por não ter comparecido ao jogo contra o Village no dia 30 de julho. Também na reunião do dia 1º de Agosto foi declarada eliminação do time Cearense por não ter comparecido ao jogo contra o Village no dia 30 de julho
Mas os dirigentes do Village declararam não ter condições de bancar a multa e preferiram acatar a decisão.
10 Salários Mínimos em 48h?
Para os dirigentes do Village eles acham que foi bastante injusta a multa contra a eliminação do time da Copa. “A Coordenação da Copa nos pediu uma multa de 10 salários mínimos! Eu acho uma vergonha esse valor! Recorremos e eles pediram pelo menos 6 salários mínimos em 48 hs! É muito injusto num campeonato que não tem sequer premiação, que só nós dos times paga tudo, impor uma multa dessas!“
Maxwell disse que a Copa Barão é um campeonato que só tem regras, não tem equipamentos de primeiros socorros, não tem organização para o público, não tem um banheiro para as mulheres “… que pra irem no banheiro tem que passar na porta dos vestuários. Não tem uma ambulância, um policiamento e não pode acender uma fumaça? Tirando o direito de manifestação das pessoas que estão ali torcendo? Porque não proíbe fumo de cigarro de maconha então ne? ” – questionou Maxwell Fernandes “Não sei onde arruma um multa dessa. Nem o Futebol profissional tem isso um absurdo total esse pessoal da Copa Barão“.
Também Wesley Santos o “teteco” , treinador do Village, disse que se sentiram indignados: “Um campeonato bom, que muitos times querem jogar, chegar esse ponto? Ano que vem se não mudarem muitas coisas, o amador dificilmente vai ter 5 times! Onde já se viu um campeonato que não tem recurso nenhum , sem prêmios, ter uma multa de 10 salários mínimos! Tive conversando com alguns dirigentes dos times que estão jogando e eles estão bem chateados porque esse ano o campeonato deixou a desejar. Muitas coisas foram acobertadas. Teve várias brigas que nem na súmula não foi anotadas, teve jogador irregular que depois de 11 partidas foram descobrir
E assim hj oq o campeonato oferece prós times ? NADA Não tem um policiamento lá fora do campo, Não tem uma ambulância, Não tem um banheiro químico lá fora as mulheres e crianças tem que ir lá no vestiário passar por um monte de homem trocando de roupas. Isso não pode acontecer no ano que vem tem que rever tudo isso!” Wesley disse que não discorda da eliminação Mas da multa. Quis lembrar que essa multa não está no regulamento e foi elaborada pelos advogados da ADBG. “Enfim aconteceu. Agora bola pra frente”.
O presidente da da ADBG, Edinho Faria disse que não há o que discutir: “A equipe do Village, descumpriu o regulamento e foi penalizada por isso. Teve todas as instancias para se defender e infelizmente foi eliminada”.- disse Edinho
A ADBG soltou uma nota dizendo que respeita as opiniões, mas não concorda.
“Quanto às reclamações, para todas as situações citadas (ambulância, banheiro, polícia) a ADBG envia oficios aos órgãos responsáveis e somente a Polícia Militar nos atende. Quanto a posição sobre a eliminação do Village na reunião, somente a equipe do Jardim América, se posicionou contrária à eliminação. Quanto à premiação, as equipes devem saber que os campeonatos que são realizados com verbas publicas (arbitragem), não podem ter premiação em dinheiro. Enfim, mais uma vez reforçamos que o principio democrático da defesa foi dado à equipe do Village em todas as instâncias. ADBG”
Campeão da 30ª Copa em 2022, o Village estava em segundo lugar e já classificado para as Quartas de final por pontos. Era o único time que estava invicto na Copa e provável bicampeão, caso vencesse o jogo final.
Em seu Facebook , o Village agradece seus torcedores “É com gratidão pelo apoio incondicional que informamos nossa retirada do campeonato 31° Copa Barão de Futebol. Seu apoio foi incrível e nos encheu de orgulho. Novos desafios nos aguardam, e levaremos cada um de vocês em nossos corações. Agradecemos do fundo dos nossos corações
Equipe Village F.C”
Com a eliminação do Village, já foram então definidos os 4 finalistas da Copa (apesar de ainda faltar alguns jogos): ECRM, Real Sport, Edel Loyal e Jd. América irão disputar entre si no início de Setembro, os 2 times que irão para a Final.
Real Sport 2 x Atlético Real 0
Após esse problema, No ultimo domingo 20 de agosto, só houve o jogo entre o Real Sport e o Atlético Real. O jogo foi bem duro mas o Real Sport se mostrava mais ágil em campo , chegando com mais frequência ao ataque e área do Atlético. E assim aos 20 minutos de jogo, Fabrício marca para Real Sport 1 a 0. O jogo continua com boas jogadas e ataques de ambos os times . Pareceu que Atlético se esforçava mais para empatar. Mas acabou que, aos 42 minutos , Richard fez o 2º do Real Sport (e o 6º gol dele na Copa.
Os outros 2 jogos foram suspensos pela eliminação de Cearense e do Village. Com a eliminação do Cearense a vitória foi atribuída ao adversário Edel Loyal (que passou a ter 16 pontos, empatando em 2º com o Real Sport) e também ao ECRM com a eliminação do Village, passando a ter 24 pontos.