Volta do Fecha Corpo e o Boi Falô na Sexta Santa
A Festa do “Fecha Corpo” vai voltar a ser realizada na próxima sexta feira da paixão, 7 de abril, e já começa a se tornar tradicional (a primeira foi realizada em 2002 e está em sua segunda geração). Essa festa será a 19ª e continua a ser realizada no bar “Toca do Tatu”, em frente ao Salão Paroquial Santa Isabel, com a celebração da cachaça preparada e benzida para “fechar o corpo contra mau olhado, inveja, doenças etc“, acompanhada de patê de sardinha e muita comida e bebida e música sertaneja.
A Festa foi paralisada desde 2019 devido à pandemia de COVID 19 e há 3 anos não acontecia. Porém, segundo Edenilson Grilo, o “Tatu”, ela já é um folclore e “tradição” de Barão e já faz parte do circuito cultural de Campinas e tem um público especializado. “E até em respeito aos moradores e público, não tem nem como eu deixar de fazer.”
Esse ano a festa teve o apoio do vereador Antônio Salvetti que solicitou o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura para o apoio na realização: o fechamento da ruazinha Jacobe Martins Filho (rua em frente ao Salão), onde será colocado um palco, equipamentos de som e banheiros químicos e será estendida uma lona na rua para caso de chuva.
A festa começará às 10h com shows do violeiro Paulo Silva, a dupla Pamela Paz e Denilson e o cantor de country Bruno Valente, além do grupo “Raízes de Barão”

Uma nova tradição
A festa do Fecha Corpo já é realizada em Barão Geraldo desde 2003 iniciada pelo senhor Antônio Sacavassa no bar do antigo depósito “Real Bebidas”. Devido à crise ela foi paralisada e quando Tatu comprou o Real Bebidas em 2004 já não faziam mais. Porém em 2005 seu Antônio Scavassa o procurou e voltaram a promover a Festa. “Nessa primeira festa após retomada, fizemos apenas 1,5 litro de cachaça e veio pouca gente. Mas a partir de 2006 já veio muita gente até de fora de Campinas e depois foi todo ano e não parou mais de crescer” – disse Tatu. Segundo ele, para esse 20º ano, foram produzidos 100 litros de cachaça com as ervas, porque esperam um público de 3000 pessoas.
A cachaça do Fecha Corpo, conforme a tradição natural de Monte Alegre do Sul, é misturada com 7 ervas – carqueja, guiné, arruda, alecrim, alho, cravo e canela num tonel de carvalho – e benzida na quarta feira de cinzas sob reza, lacrada e amarrada com “sete nós” e um ritual para pedir benção e proteção de quem a beber. Depois ela fica descansando e sendo curtida por toda a Quaresma para ser oferecida, gratuitamente, somente na sexta feira da paixão. A cachaça é acompanhada de um pãozinho com patê de sardinha e oferecida a todos que vão à festa que já começa às 10 da manhã da Sexta Feira da paixão. A pequena rua lateral Jacobe Martins Filho é fechada para a realização do show e da festa.


Festa do Boi Falô terá mais estética sertaneja
E a Festa do Boi Falô, que também é realizada na sexta feira da Paixão, 7 de Abril, será realizada como no ano passado junto à Feira de Barão e Praça do Coco. Porém dessa vez deve intensificar a tradição sertaneja e a influência italiana com a distribuição de macarronada com refrigerante.
Segundo Neusinha Aguiar a festa terá um show de viola caipira, encenações teatrais da nova versão do boi falô com Camaleoa Produções, Grupo Savuru, e contação de histórias com o ator Ulisses Junior e Daniele Hernandez e apresentação do grupo de marchinha Caixeiras das Nascentes. Também haverá a apresentação de trabalhos de alunos da Escola Municipal Dulce Bento Nascimento e CEI Agostinho Páttaro.
Ainda não temos a programação completa da Festa (AB)

Publicar comentário