Neste final de semana 3 e 4 de fevereiro começa o “Festival da Primavera para comemorar a chegada do Novo Ano Chinês. Para os chineses é o ano 4.722 é dessa vez é o Ano do Dragão de Madeira.
Segundo o advogado Tak Chang Wu, presidente da Aliança Brasil China Campinas e RMC o Ano do Dragão é um período de prosperidade, coisas boas e sucesso. Tak Wu também é diretor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e inovação da IBRACHIMA, na Unicamp,
Entre os destaques do palco principal do Festival da Primavera estão a apresentação de música instrumental chinesa e de canto chinês, a performance das formas de Kung Fu e o espetáculo da Dança do Dragão. O evento também vai receber food trucks de alimentos da gastronomia da China, mas também algumas opções de comidas brasileiras.
INTERCÂMBIO CULTURAL
“A cultura chinesa é bem diferente da brasileira, mas ao conhecer outra cultura, você também começa a respeitá-la“, explica Tak. Chinês, nascido em Hong Kong, ele mora em Campinas há 45 anos e se considera campineiro de coração. “O Ano Novo é nossa principal festa. Por 10 dias, tudo para, ninguém trabalha, é só uma grande celebração. As famílias se reúnem para compartilhar alimentos tradicionais servidos em banquete e os mais velhos presenteiam os mais jovens com o Hongbao, um envelope vermelho com dinheiro que representa votos de boa sorte e prosperidade. É uma tradição nossa muito antiga.” Segundo o presidente da Aliança Brasil-China, a população campineira vai ter um gostinho do que é essa comemoração com o Festival da Primavera.
DOMINGO – 04/2 ´ESTAÇÃO CULTURA
PALCO
11h – Abertura das portas
12h – Dança do Leão
13h – Dança do Dragão
14h – Dança tradicional chinesa
15h – Música instrumental chinesa
16h – Dança do Dragão
17h – Canto Chinês
19h – Encerramento
OFICINAS PARA ADULTOS
11h – Abertura das portas
12h – Oficina de Escrita chinesa
13h – Oficina de Lanterna Chinesa
15h – Oficina Dobradura de Papel
16h – Oficina de Escrita Chinesa
17h – Oficina de Laço Chinês
19h – Encerramento
ÁREA KIDS
11h – Abertura das portas
12h – Oficina Dobradura de Papel
13h – Oficina de Sopro de Tinta
14h – Oficina de Dança do Dragão
15h – Oficina do Tambor Chinês
16h – Oficina de Dança do Dragão
17h – Oficina de Sopro de Tinta
19h – Encerramento