Como fazia todos os anos ate 2019, o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), vai estar de portas abertas neste sábado, 17 de Junho, para receber quem quiser conhecer de perto o Sirius, um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo e único na América Latina. Também será uma oportunidade de levar toda a família a participar de atividades programadas por todos os laboratórios que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de Biociências, Nanotecnologia e Biorrenováveis. O evento contará ainda com atividades do time de engenharia e tecnologia, assim como da ILUM -o curso superior em ciência e tecnologia do CNPEM.
O CIENCIA ABERTA será na sede do CNPEM na rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 –(rua que vai pra Guarda na estrada pra Jaguariuna) das 9 às 16h
Estacionamento: Vagas gratuitas em área vizinha ao CNPEM, disponibilizada pela Sabis International School
Organização social do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), o CNPEM se empenha em compartilhar o entusiasmo pela ciência e está sempre de portas abertas para a pesquisa e para o diálogo com a sociedade, e anualmente promove o “Ciência Aberta”, um evento gratuito (contribuição voluntária de 1 quilo de alimento não perecível), que busca promover a ciência de forma ainda mais ampla e inclusiva, incentivando a divulgação científica e a participação ativa do público na exploração do conhecimento.
O evento – que deixou de ser realizado há três anos por causa da pandemia – gera oportunidades para conhecer de perto cientistas que trabalham em projetos nos mais diversos campos da ciência. A programação foi pensada para facilitar o entendimento sobre como são feitos experimentos e como a infraestrutura de ponta é usada para avançar no conhecimento que move o desenvolvimento de novas tecnologias e busca soluções para problemas em praticamente todas as áreas, como saúde, energia, produção de alimentos, meio ambiente e desenvolvimento de novos materiais.
Sirius
A programação do “Ciência Aberta 2023” inclui visitação ao Sirius, o acelerador de partículas de última geração, projetado e construído no CNPEM. Esse enorme instrumento de pesquisa usa um tipo muito especial de radiação, chamada luz síncrotron, para investigar a composição e estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos na escala dos átomos e moléculas com condições especiais e resolução que equipamentos de microscopia convencionais não alcançam.
O Sirius é o maior e mais complexo projeto científico já realizado no País e, bem como as demais estruturas dos laboratórios nacionais que integram o CNPEM, atende cientistas de universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil e do exterior.
Dinâmica das atividades
O Ciência Aberta 2023 contará com 85 atividades interativas, projetadas para envolver e inspirar públicos de todas as idades. Desde experiências práticas, que demonstram alguns dos conceitos presentes nas atividades realizadas em laboratórios de pesquisa até demonstrações tecnológicas de última geração, onde os participantes terão a oportunidade de mergulhar no mundo da ciência e explorar suas diversas áreas, como física, química, biologia, materiais avançados e muito mais.
Além de praça de alimentação, com diversas opções gastronômicas, haverá espaços onde os visitantes poderão desfrutar de uma pausa para recarregar as energias. O estacionamento, com número limitado de vagas, será disponibilizado gratuitamente na Sabis International School, parceira do evento.
A programação completa das atividades está disponível no site, mas confira algumas das propostas:
VISITE O SIRIUS!
Conheça por dentro a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil!
O enorme acelerador de partículas de última geração, projetado e construído com tecnologia nacional para gerar um tipo muito especial de luz, a luz síncrotron, muito útil para experimentos em praticamente todos os campos da ciência. Essa extraordinária ferramenta permite investigar a composição e estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos na escala dos átomos e moléculas com condições especiais
e resolução que equipamentos de microscopia convencional não alcançam. O hall experimental do Sirius estará repleto de atividades, como “O incrível mundo da levitação supercondutora”, que demonstrará princípios físicos relacionados com as propriedades supercondutoras de alguns materiais, ou ainda “DETETIVES DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA”, que vai trazer trazer fatos intrigantes da natureza e como experimentos feitos no Sirius podem ajudar a desvendar alguns mistérios.
QUEM QUER VER O DNA?
ARMADURA DA PLANTA
A VIDA É NANO
Convidamos você a ficar na escala das nanopartículas. Veja como organismos e estruturas muito pequenas podem ser os grandes desafios da ciência atual.
Aproveite para ver também imagens em escala nanométrica de amostras do cotidiano com efeito 3D.
CAÇA AOS TARDÍGRADOS E MOLÉCULAS
Em nosso micro-zoológico conheça os tardígrados, animaizinhos minúsculos mas capazes de sobreviver em ambientes de condições extremas, muito quentes, muito frios e até no espaço! Também aprenda sobre proteínas e máquinas moleculares com modelos impressos em 3D.
TIRO AO ALVO COM ELÉTRONS
Você sabia que o feixe de elétrons do Sirius é controlado com ajuda de ímãs e campos eletromagnéticos? Descubra, de forma bem divertida, como tudo isso funciona!