Assalto em casa na Vila São João deixa clara a fragilidade de Barão

Um assalto ocorrido domingo às 23:15 na rua Raul de Souza na Vila São João deixou clara a enorme fragilidade da segurança não apenas naquele bairro, como em todo Barão Geraldo. Um  grupo de três assaltantes encapuzados e armados chegaram a pé e renderam todos os moradores de uma republica onde estavam cinco estudantes da Unicamp e um desempregado de 26 anos . Os criminosos ficaram no imóvel por cerca de 40 minutos e roubaram joias, (correntes, anéis de ouro), seis aparelhos celulares, tênis usados, bebidas  eletroeletrônicos e um carro.

Segundo parentes das vítimas, uma das estudantes conversava com uma pessoa no portão quando foi atacada pelos criminosos . Além de encapuzados, estavam vestidos com roupas pretas (uma delas com simbolo do São Paulo)  Os assaltantes amarraram todos e obrigaram a entrar na casa dos fundos.

As vítimas apresentaram a ocorrência na 4ª delegacia (do Taquaral). onde , segundo uma delas , foram muito mal atendidos pela atendente de plantão  mas reclamaram que não houve o comparecimento de nenhuma viatura nem da PM e nem da Pericia da Policia Civil. Ninguém ficou ferido e todos só estão assustados.

Pedido por mais policiamento em Barão é constante e crescente

Ao jornal Correio Popular a 4ª DP informou que essa foi a primeira vez que assaltaram “republicas” O que é um dado falso Pois até o momento 16 republicas , a maioria na Cidade Universitária, sendo 3 na Vila São João foram assaltadas esse ano, conforme os dados dos grupos de republicas e de moradores de Barão. Os moradores da Vila São João disseram que já entraram em 3 casas no bairro só esse ano e outras em anos anteriores mesmo tendo uma base da Guarda Municipal próxima ao bairro. Eles acreditam  que desde que a vigilância do bairro foi encerrada, grupos de marginais estão sondando a vila,  Pois um dos moradores disse que um dos assaltantes sabia que o seu vizinho tinha alarme.

Proxima reunião do CONSEG será dia 1/9

As reclamações dos moradores de Barão Geraldo pelo policiamento, (que é praticamente inexistente). são constantes  nas reuniões do Conselho de Segurança local – notadamente da Cidade Universitária. A delegacia não funciona a noite e a falta de policiamento se dá justificando que ha seguranças e vigilantes particulares em praticamente todos os bairros de Barão. Mas a situação é alarmante pois  existem contradições que precisam ser resolvidas. Segundo um membro do CONSEG Antonio da SIlva Ramos as principais reclamações são de moradores contra repúblicas fazendo festas  e contra assédio sexual e estupros, além das solicitações contra o policiamento na Unicamp e no Carnaval e mais no centro.  Além disso, em novembro de 2014, o Governo Alckmin reduziu a composição dos Conselhos de Segurança quando a Secretaria de Segurança Pública aprovou uma resolução que modifica as regras para a composição dos Consegs. Segundo o novo regulamento, um cidadão só pode integrar o conselho localizado na região onde mora.
A ultima reunião do Conselho de Segurança foi dia 4/8 na Subprefeitura e a proxima deverá ser dia 1º/9 no mesmo local
Mais informações serão adendadas a esta 10369066_10152519223334201_6906973115357637341_o
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Ônibus será gratuito e com horarios de dias uteis neste domingo em Campinas e Paulínia

    Read more

    One thought on “Assalto em casa na Vila São João deixa clara a fragilidade de Barão

      1. Camilla não é so na Vila e sim em todas as partes abertas de Barão. Raras – como parte da Cidade Universitaria tem. ALém disso a vigilancia na Vila ja esta sendo acertada a partir do próximo mes pelos moradores. O Conselho de Segurança tambem ja solicitou apoio temporario da GM e PM

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!