A(s) lagoa(s) ficam na Parte 2 da Cidade Universitária, junto e parte do atual Parque Ecológico Hermógenes Leitão Filho. Elas são formadas pelo açude e riacho Palmeirinha que nasce onde era a antiga Fazenda Palmeirinha, onde é hoje o CNPEM, ao lado do Laboratório Sirius.
Antes tudo pertencia à Fazenda Rio das Pedras. Mas a partir da doação para a Unicamp e da formação do loteamento em 1966, esse riacho foi parcialmente coberto e formou as lagoas da Cidade Universitária ao lado do Centro Médio e da Unicamp e que hoje, uma delas – por exigência de ambientalistas e da Associação de Moradores da Cidade Universitária – faz parte e é protegida pelo Parque Ecológico Hermógenes Leitão Filho que já foi tombado pelo CONDEPACC. Porém não por nenhum motivo histórico ou de patrimônio imaterial. Uma lei deu o nome à lagoa de “Chico Mendes” porem queremos REVOGAR essa
lei e dar-lhe o nome original :PALMEIRINHA
A lagoa da Palmeirinha foi local de Lazer , banhos e pescaria dos baronenses até o final dos anos 1980 com muitas historias e memorias locais e fotos guardadas.
IMPORTANTE DIZER :ELA NUNCA FOI “LAGOA DA UNICAMP“! como a maioria das pessoas erroneamente dizem! A Lagoa da Unicamp fica proximo ao HC e sede do Banco do Brasil da Unicamp e Laboratorios! Precisamos parar de falar errado!
Seria importantíssimo que o Parque Ecológico e a Prefeitura realizasse a memória dessa antiga ponto de lazer, pesca, passeios e paqueras por antigos baronenses. Incluindo a luta pela sua transformação em Parque Ecológico.
(texto de Warney Smith