No dia 14/3 o presidente da EMDEC veio novamente apresentar e debater a proposta de criação de uma “falsa rotatória” no centro de Barão. Dessa vez, solicitado pelos próprios comerciantes do Centro que são contra a proposta. O objetivo era informar a ele isso e debater os prós e os contras do projeto.
A proposta se baseia em que o tráfego vindo da Rhodia será obrigatoriamente jogado para a entrada à direita, em frente ao Mc Donalds, até a avenida Santa Isabel (podendo a pessoa prosseguir, se quisesse, até a rua Ângelo Vicentin). E na Santa Isabel continuaria o tráfego para a saída para Campinas, mas o retorno continuaria pela rua Horácio Leonardi (ruazinha do Bco do Brasil, Estação Barão, galerias e Lojas Cem), tendo porém um retorno para Av Albino (estr. da Rhodia em frente ao Bco do Brasil e Empório do Nono).
Os comerciantes não concordam com a proposta e um deles solicitou que a EMDEC realize um teste de retorno na praça (em frente ao Banco do Brasil, para a avenida Albino) antes de tornar a “falsa rotatória” definitiva pois não acredito que vá ser melhor. E que irão trazer especialistas da EMDEC para avaliar o trânsito no local presencialmente. Pois disseram que o problema da acumulação naquele entroncamento ocorre apenas em horários específicos (bem de manhã e no final da tarde) e muito por causa da sincronização dos semáforos que não é “inteligente” (mudança conforme a percepção da máquina) como ja existe em vários lugares.
Um deles disse não entender porque criar um retorno em frente ao Banco do Brasil se já existe um retorno ao lado do posto Shell mais à frente. Vinicius disse que é pra dar oportunidade de entrar na rua que vai para o Rio Branco (rua Cecília Feres Zogbi).
Outro argumentou que dessa forma também iria acabar passando ônibus e caminhões na rua Horácio Leonardi (rua das Lojas Cem)
Riverete não deu uma resposta definitiva e ficou de estudar o assunto. Se dispôs a manter como está mas ressaltou que “hoje há vontade politica de ser feito, da subprefeitura e e pelos técnicos da EMDEC em manterem a viabilidade. O que pode não ser mais possível no futuro, dado que o cargo dele é de confiança e será ocupado por outra pessoa.
Participaram da reunião o subprefeito Osvaldo Kaise e os vereadores Luis Rossini e Major Jaime
Sobre as vagas em 45º
Outro ponto da pauta é o pedido dos comerciantes para a EMDEC fazer estacionamentos em 45 º ampliando na Avenida Santa Isabel até na esquina antes da escola Barão Geraldo de Resende. Assim como já existe na rua Benedito Alves Aranha , porém só de um lado. Cogitaram também fazer um recuo dentro da Praça 30 (em frente o Estação Barão) para por estacionamento em 45 graus. Porém o subprefeito Osvaldo Kaise disse que a praça não comporta mais intervenções, por já haver a ciclovia e vários containers comerciais.
Kaise e os técnicos da EMDEC disseram que o numero de vagas gerado seria mínimo em relação ao enorme dispêndio de trabalho para realizar essa mudança
Uma das argumentações é que as vagas seriam usadas por usuários e motoristas de ônibus fretados no centro ou somente pelos donos de loja e seus funcionários descendo a avenida Santa Isabel.
Riverete informou que os fretados e os permissionarios de refeição (empresa “Soluções, por exemplo) serão realocados para outras ruas além da falsa “rotatoria”, caso ela aconteça.
Com o esvaziamento da reunião o presidente da EMDEC disse que as questões e propostas serão levadas para análises e estudos e que entraria em contato posteriormente
AB