A área de abrangência do Centro de Saúde Barão Geraldo registrou até o momento 59 casos positivos de COVID-19 (a doença causada pela contaminação do virus SARS-COV2) entre mais de 200 casos suspeitos. Desses, 132 descartados e 9 estão aguardando exame/encerramento do IAL (Instituto Adolpho Lutz) . Já na área de abrangência do CS Village são apenas 2 casos positivos entre os 8 registrados sendo 5 descartados e um caso aguardando exame/encerramento.
Os dados , divulgados pela coordenadoria da Vigilância em Saúde Norte (VISA Norte) fazem parte do Boletim atualizado de 26 de maio
Importante ressaltar que não houve nenhum óbito registrado por COVID 19 e que houve 46 casos de recuperados da doença.
O Boletim Epidemiológico do COVID-19 trata do avanço da epidemia de forma geral Porém apresenta um histórico de casos em mapas e gráficos.
.
No boletim do dia 30 de Março foram registrados apenas 2 casos confirmados na área do CS Barão (estrada da RHodia, provavelmente Condomínio Rio das Pedras) e mais de 20 casos nas zonas centro e sul da cidade. Tres desses casos estavam na área dos bairros Mansões e Taquaral.
No boletim do dia 13 de Abril aparecem mais 4 casos sendo um no Bosque de Barão, um no centro de Barão e outro na área dos Condomínios . Além disso mais de 10 casos na região do Mansões Santo Antônio e Taquaral e a disseminação de mais de 30 casos da região central (Centro de Saúde do Centro ) para as regiões Sul Sudoeste e Oeste.
No Boletim de 6 de Maio aparecem vários casos sendo mais um na Região da Mata ( provavelmente São Gonçalo), 2 na área do Jd. Independência, 2 na região central de Barão e mais 2 na região da Estrada da Rhodia ( area de Condomínios . Além do primeiro caso no Bosque das Palmeiras.
E no ultimo Boletim, de 19 de Maio mais 1 caso no Bosque de Barão, mais 1 na área do São Gonçalo, mais 4 casos nas áreas de Jd America Independência, Moradia e V Santa Isabel, mais 3 casos no centro e mais de 30 casos no eixo Estrada da Rhodia, sendo mais de 10 casos na Cidade Universitária ( partes I e II) e mais de 15 casos entre Guará, Jd do Sol e Terras do Barão. Além do segundo caso no Bosque das Palmeiras .
Os números ora divulgados ainda serão publicados no próximo boletim.
VEJA ABAIXO
A Chefe do setor de VISA -NORTE (Vigilância em Saude Regional Norte) Priscilla Pegoraro acredita que a baixa disseminação da doença em Barão Geraldo foi devido à população estar muito bem informada e tomando as precauções necessárias para o controle da doença. Segundo a doutora , durante os primeiros casos (em março) quando havia um crescimento exponencial em São Paulo, a Vigilância Norte e o setor de saúde da prefeitura esperava uma evolução da doença no território mais rápida do que houve: “Mas isso não ocorreu pois a população provavelmente aderiu às orientações de prevenção e isso é muito importante: que todas as medidas continuem sendo seguidas para minimizar os impactos dessa doença em toda a população.” – disse a médica Ela ressalta que a manutençaõ do distanciamento e da higienização radical ( através do uso de mascaras, luvas, limpeza constante das mãos, roupas e compras) é fundamental pois , a COVID-19 tem dados muito dinâmicos e o virus SARS COV2 esta em constante adaptação às condições ambientais e defesas humanas.