O Jornal de Barão (e região) deseja a todos um Natal e o 2024 maravilhosos que tenham muitas conquistas e felicidades em suas vidas e que as ações e palavras de Jesus Cristo substituam as propostas e ações de partidários políticos em prol de uma maior responsabilidade social por todos as pessoas que compõem nossa sociedades. (Não apenas em Barão Geraldo, Campinas e Paulínia como inclusive no exterior).
30 DE DEZEMBRO – BARÃO 70 ANOS!!
Entretanto, temos uma data que a nosso ver deveria ser de festa, como se fosse feriado. No dia 30 de Dezembro, está inscrito no Calendário OFICIAL de Campinas , o “Dia de Barão Geraldo” decretado pela Câmara e sancionada pelo prefeito Edivaldo Orsi em 1996. Pois em 30 de dezembro de 1953 – ha 70 anos atrás – no prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo, Hélio Leonardi recebeu das mãos do governador o titulo determinando “Barão DE Geraldo” como distrito de Campinas.
A proposta de se tornar distrito (defendida por Hélio e pelo vereador Guido Camargo Penteado Sobrinho e um grupo de cerca de 20 moradores) não era consensual em Barão. Houve disputa em Campinas! Durante todo o ano de 1953 um grupo de proprietários – liderado pelo alemão Max Wünsche (ex taxidermista do Bosque dos Jequitibás e produtor de Orquídeas em Barão) – era contra que Barão se tornasse distrito , porque os sitiantes teriam que começar a pagar IPTU e várias outras taxas, tarifas e processos urbanos , que até então não eram cobradas em Barão e Paulínia (e outros atuais municípios que eram rurais na época) por serem rurais e ainda estavam em processo de mapeamento pelas prefeituras e pelo Estado. Por fim , em junho de 1953, a Câmara de Campinas votou e aprovou uma nota concordando e defendendo que Barão Geraldo se tornasse distrito com o nome da antiga estação que era o mais conhecido. A solicitação do vereador Guido com a nota da Câmara foi votada e aprovada na Assembleia do Estado de São Paulo em outubro de 1953. E assim, o governador Lucas Garcêz decidiu marcar a audiência para sancionar a lei 2.456 que criava 66 municípios e 116 distritos no Estado de Sâo Paulo em , em 30/12/1953.
A criação do distrito foi muito mal vista nos primeiros anos e o vereador Guido nem conseguiu se reeleger. Entratnto, a forte melhoria da qualidade de vida nos anos posteriores ( com calçamento, iluminação, transporte, posto de saude, escolas etc) foi mudando a opinião e hoje a maioria passou a considerar positiva a criação do distrito. Que valorizou muito as terras e aumentou muito as rendas de quem morava em Barão.
A nosso ver, todos os meses de Dezembro deveria haver uma apresentação de banda, de SInfônica, com passeios de trenzinhos ( já que Barão Geraldo surgiu e foi criada para ser uma vila em torno da Estação que lhe deu o nome) e distribuição de bolo em homenagem a sua criação. Seja por Subprefeitura, Prefeitura, secretarias, empresarios locais (Dificil entender porque não existe iniciativa nesse sentido….