ESTE É O 8º BAIRRO DE BARÃO A IMPLANTAR O PROGRAMA
O Bosque de Barão Geraldo iniciou, no dia 17 de Junho de 2018, a instalação das primeiras placas do Programa Vizinhança Solidária que vem sendo proposto e oferecido pela Polícia Militar em todo o Estado. O objetivo é incentivar os vizinhos a cooperarem entre si, adotando medidas preventivas para melhorar a segurança local. O Programa é gratuito e conta com o apoio logístico do comando da Polícia Militar e do Conselho de Segurança (ConSeg Barão). No final de 2016, o Village foi a primeira comunidade a implantar o Vizinhança Solidária no distrito, que agora conta com a participação de 8 bairros.
A implantação do Vizinhança Solidária no Bosque de Barão é uma iniciativa da Comissão de moradores do bairro, a CRAMBosque, que se reúne mensalmente desde novembro de 2016. A finalidade do grupo é buscar soluções para problemas enfrentados pela comunidade, entre eles a segurança, que conta também com um grupo de whatsapp dedicado exclusivo ao tema. O próximo passo é intensificar a divulgação do Programa, a fim de ampliar o número de adesões.
Atualmente a Comissão conta com 172 moradores cadastrados, 4 Grupos de Trabalho e 5 Canais de Comunicação (2 grupos de whatsapp, 1 blog, 1 perfil no Facebook e 1 lista de e-mails). Além da segurança local, trata questões como a revitalização da Praça Peroba-Poca, manutenção e drenagem do bairro e participa da Câmara Técnica do Conselho Consultivo da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da Mata de Santa Genebra.
Para cadastrar-se no Programa Vizinhança Solidária ou nos grupos de comunicação do Bosque de Barão, basta ser morador do bairro e enviar um e-mail para o endereço crambosque@gmail.com. Os interessados poderão obter mais informações no Face (https://www.facebook.com/BosqueDeBarao/)