C.M.P.D. elege novos conselheiros e delegados e projeta superar dificuldades atuais

por Maira Schiavinatto Massei

Na XIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas, realizada nos 20 e 21 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, foram definidas propostas e eleitos os conselheiros para o biênio de 2024 – 2025, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e os delegados que irão à Conferência Estadual.
No entanto o mandato, que no momento tem a presidência do poder público, deixou muito a desejar; pois desta vez não apresentou um relatório final, com indicadores da execução das propostas dos últimos dois anos.

O tema deste ano foi o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo“.

No primeiro dia da Conferência foi aprovado e regimento e no segundo dia, antes das eleições, as discussões se deram nos 5 eixos temáticos:
Eixo I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
Eixo II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
Eixo III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
Eixo IV – Cidadania e Acessibilidade;
Eixo V – Os desafios para a comunicação universal.

Cada eixo teve 5 propostas aprovadas para o município; 2 propostas para o Estado; e 1 para a União (isto é, para serem levadas a Conferencia Nacional).

NOVA COMPOSIÇÂO

Para o Conselho Municipal, por parte da sociedade civil, foram eleitos os titulares:

Ana Paula Scatolin e Silva, Marina Batista Francisco, Rodrigo Delacio Coelho, Maíra Schiavinato Massei, Janaina Carlin Leal, André Vicente Baccaglini Frineda, Kezia Teixeira Pinho, Marcos Paulo Dourado Salvadeo e Tiago Lima Soares.

Os suplentes eleitos foram: Thais Cavalcante Rodrigues, Antônio Roberto Macedo, Leandro Almeida Leite, Tatiana Cristina De Mello, Lucio William Terebeschi Maia, Fabricio Santana Gonçalves, Yuri Mateus Faria da Silva, Maria Auxiliadora da Silva Neves e Alexandre Cora Francisco.

Por parte das entidades, foram eleitos como conselheiros:

Marcia Helena Ramos Arias (pelo CAIS), Christian Carlos Nogueira (CEI), Wesley Roberto Schuenck da Silva (Pro Visão) e Diego Henrique de Assis da Conceição (Apascamp).

Já os suplentes escolhidos foram: Nathalia Mittestainer Bernardo de Andrade (Guardinha), Rosana Sanches Lara (Instituto Campineiros do Cegos Trabalhadores) e Regina Donizeti Batista Barbosa (Sorri).

ELEITOS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL

Os delegados da sociedade civil eleitos para representar Campinas na Conferência Estadual são: Cristiane Mendes de Oliveira, Marina Batista Francisco, Maíra Schiavinato Massei e Christian Carlos Nogueira. Os suplentes são: Lucas Carvalho Ré, Marcos Paulo Dourado Salvadeo, Leandro Almeida Leite e Lucio William Terebeschi Maia.

A Conferência contou com intérpretes de Libras e a audiodescrição de Bell Machado, trazendo uma leve mudança de ares e a esperança de um recomeço mais inclusivo.

No entanto, este último ano foi marcado por pouquíssimos avanços, para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, na cidade de Campinas. Devido à reestruturação de parte do quadro de comissionados, que tirou de cena pessoas importantes para a implementação de políticas públicas (como o ex-coordenador Paulo Guimarães e Roney Pessoa), muitos projetos ficaram estagnados.
Cabe agora aos novos conselheiros elegerem, na primeira reunião do ano que vem, a pessoa da sociedade civil que irá presidir o conselho pelos próximos dois anos; retomarem o Plano Municipal de Rotas Acessíveis; proporem uma revisão da lei vigente do conselho, para torná-lo deliberativo; criarem um fundo municipal da pessoa com deficiência; além da fiscalização e cobrança da execução das propostas desta conferência e das de 2021.

por Maíra Schiavinatto Massei

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!