E hoje é o Bloco das Caixeirosas que faz sua apresentação no Carnaval de Barão. O desflie será no mesmo lugar – Praça Durval Páttaro às 16h (que ja esta conhecida como “Praça das Caixeirosas” ou do Ip~e devido ao desconhecimento de quem foi Durval Pattaro).
Embora só exista ha 14 anos – esse é o 14º carnaval – as Caixeirosas se auto denominam de bloco “tradicional”, segundo elas, porque tenta reproduzir o estilo e os aspectos dos antigos Carnavais das cidades : a rua e o salão: o primeiro é um cortejo com os foliões em volta da praça e o segundo é o baile de Carnaval num salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas bonecas e a Banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas “tradicionais” do Rio qeu acabou se espalhando pelo pais posteriormente. Segundo a criadora e lider do bloco, a artista Cristina Bueno, o objetivo é proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais.
O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova, acompanhada de uma marchinha criada especialmente para ela. A boneca deste ano é a “ Troirinha Encantada!, que é uma lagartixa que ajuda os barcos perdidos a se encantarem”. disse ela