O Centro de Saúde de Barão Geraldo está com um novo canal de atendimento para os usuários da unidade. Pelo WhatsApp, os pacientes recebem orientações sobre agendamento de consultas, exames laboratoriais e eletrocardiogramas, além de informações sobre encaminhamentos para especialistas e atendimento em saúde mental.
Os usuários também conseguem, pelo novo canal, renovar receitas prescritas por profissionais do Centro de Saúde. Neste caso, é preciso mandar uma foto da receita vencida e é agendado um horário para a retirada do documento renovado.
Por enquanto, o projeto está apenas no CS de Barão Geraldo, mas a Secretaria de Saúde já estuda implantar o serviço em outras unidades como uma forma alternativa de aproximação das unidades com os seus usuários.
“Hoje, todas as unidades de saúde têm algum tipo de informatização e 80% delas são totalmente informatizadas. Além disso, os agentes comunitários de saúde utilizam tablets, que possibilitam esse tipo de atendimento”, disse o prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo, nesta segunda-feira, 26 de outubro.
O secretário de Saúde, Carmino de Souza, parabenizou a equipe do Centro de Saúde, na pessoa da coordenadora da unidade, Thaís Leitão.
O serviço de atendimento pelo WhatsApp foi planejado e desenvolvido pela equipe da unidade, que tem uma área de abrangência que atende entre 50 e 60 mil pessoas.
Essa forma de atendimento virtual facilita a vida do usuário, uma vez que evita deslocamentos desnecessários por questões que podem ser resolvidas a distância. Além, é lógico, de proteger os pacientes de grupos de risco de se exporem a contaminação ou de ficarem sem acompanhamento.