Imigrantes chineses da cidade de Fuzhou que vivem em Campinas celebraram a enrtada no ano 4721 na Prefeitura nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, em cerimônia na Sala Azul do Paço. A solenidade incluiu também a renovação da assinatura do termo de cooperação estratégica do escritório da Prefeitura de Campinas na cidade chinesa de Fuzhou. A cerimônia teve a participação do prefeito Dário Saadi e foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio da Diretoria de Cooperação Internacional, Consulado da China e Aliança Brasil-China.
No calendário chinês, 2023 é o ano 4721 e será regido pelo Gato ou Coelho, animal símbolo da sorte, paz, intelecto descrição e cautela para os orientais. O calendário chinês é distinto do ocidental, baseado nas fases da Lua e por isso o ano novo é celebrado em datas diferentes. Oficialmente, começou no dia 22 de janeiro de 2023. A China é um dos mais importantes parceiros comerciais de Campinas. Grandes empresas chinesas estão sediadas na cidade como a State Grid (controladora da CPFL) e a BYD (montadora de veículos elétricos e soluções sustentáveis).
Para este novo ano, o prefeito Dário Saadi desejou prosperidade e humanidade para enfrentar os desafios e enfatizou a alegria com que a população e a Prefeitura comemoram esta data. “Também é muito importante poder renovar o termo de cooperação com Fuzhou. Temos grandes corporações chinesas em Campinas, o que nos orgulha muito. Por isso, estreitar as relações, não só comerciais, mas culturais e de amizade com a China, é fundamental”.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, reforçou o significado do evento em que se renovou mais uma vez a cooperação com a cidade de Fuzhou e com a qual se somou a celebração da data importante para o povo chinês. “Um ano maravilhoso a todos nós”, desejou.
Em sua fala, o presidente da Aliança Brasil-China, Zheng Jie Bo, lembrou a instituição do Dia do Imigrante Chinês em Campinas, em 2021, e o quanto isso mostrou a consideração da metrópole para com o povo chinês. Sobre o Ano Novo, disse que é um evento internacional que simboliza um “novo começo para todos, repleto de alegria e boa sorte”. Já o diretor comercial de Fuzhou, Sun Xiaoqin, desejou que a relação entre as duas cidades progrida ainda mais. “Que possamos ter um desenvolvimento muito grande na economia de Fuzhou e de Campinas.”
Durante a cerimônia, houve ainda troca de regalos comemorativos à data entre os representantes de Campinas, da Aliança Brasil-China e de Fuzhou.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Gestão e Controle, André von Zuben; o presidente honorário da Aliança Brasil-China, dr Lili Min; o diretor do Instituto Confúcio da Unicamp, Quin Xian Gao; o diretor comercial da Cohab, Luis Yabiku; além de membros da comunidade chinesa em Campinas.
Todas as reações:
33