Desde o dia 10 de julho o DLU (departamento de Limpeza Urbana ) começou a realizar a coleta mecanizada de lixo com as caçambas de plástico nos bairros Parque das Universidades, Jardim Baronesa, Fazenda Rural Santa Cândida e Parque dos Jacarandás, que ficam no entorno do Campus 1 da Puccamp, além de mais 10 bairros na região do Taquaral.
Segundo o órgão, foram instalados mais 850 conteineres em 13 bairros da região. ALém da região da Puccamp, foram instalados também nos bairros Vila Itapura, Vila Lemos, Jardim Bela Vista, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque Taquaral, Vila Nova e continuação do Guanabara, do Cambuí e do Jardim Proença.
Na coleta mecanizada, os contêineres, que têm rodinhas, tampa e trava e permanecem em pontos pré-determinados das ruas. Os moradores devem colocar os sacos de lixo domiciliar e orgânico, no recipiente. E quando passa o caminhão de lixo, o contêiner é acoplado ao veículo e os resíduos são despejados lá dentro. Cada cacamba/ conteiner de plástico tem capacidade de cerca de 1 mil litros (um metro cúbico) de lixo. Com estes novos, a cidade chega a 5.100 unidades.
O secretário complementa que, por isso, a coleta mecanizada é mais moderna. Ele lembra que, com a coleta mecanizada, os moradores podem colocar o lixo a qualquer hora nos novos coletores. A expansão de mais pontos de coleta mecanizada já faz parte do contrato com a Campi Ambiental. “Este método também evita que o lixo se espalhe pela rua, que seja remexido por animais ou molhado pela chuva.”
O secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella disse que a data prevista para iniciar a ampliação da coleta com os conteineres de plástico seria essa semana, 18/7. Porém a Campi Ambiental já havia iniciado em vários bairros na região da Puccamp e do Taquaral.
Paulella lembra que o sistema de coleta mecanizada foi implantado na cidade em agosto de 2014 e traz vantagens como otimizar a coleta, que é mais rápida e há menos contato humano com os resíduos. “Em Campinas, já havia coleta mecanizada nos bairros Cambuí, Centro, Chácara Primavera, Taquaral, Jardim Proença e Ponte Preta e nos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio. É fundamental que a população não vandalize, furte ou mude o equipamento de lugar. “Se alguém verificar algum contêiner danificado, deve avisar a Prefeitura pelo telefone 156.” – declarou Paulella
(AB)