No último dia 4.4.23 , o CONSEG (Conselho de Segurança de Barão e região de São Marcos) reuniu-se no Salão Paroquial Comunitário da igreja Santa Isabel para apurar a nova diretoria do Conselho para o biênio até 2025 e que assumirá a partir de Maio. Como só houve uma chapa inscrita – a da atual diretoria – , o capitão PM Lançoni propôs que a chapa fosse eleita por aclamação e ninguém discordou.
Embora a presidente continuará sendo a engenheira e empresária Neusa Monteiro Fernandes, houve mudanças no restante da diretoria. O ex secretário Dionício Rodrigues da Silva agora será o vice presidente e a nova secretária será a administradora de condomínios Renê Tavares Gattegno e Samuel Ribeiro o 2º secretário. O empresário Ricardo Bertucci como Diretor Social, o comerciante Roberto Soares como diretor de Ética. E como membros colaboradores a doutoranda da Unicamp Paola, além de outros diretores que já estavam: como a advogada Elisangela Nalon, Mariana Bonatto e o Padre Antônio, Pastor Jonathas e Pastor Daniel .
A reunião foi presidida e conduzida pelo comandante da 3ª Cia da PM, capitão Rodrigo Lançoni que fez um balanço dos recursos e condições e dificuldades da PM em geral e da 3ª Cia com déficit no efetivo. Falou da importância de retomar o projeto Vizinhança Solidária que hoje existe em apenas 19 bairros. E com essa deficiência no efetivo, dificuldade de implementar todos os programas como o Rádio patrulhamento, programas da Força Tática, de Ronda Escolar, de Proteção às mulheres, “uma série de programas que às vezes precisamos sangrar de um lado pra poder atender outros“.
Apesar disso, o capitão Lançoni informou que o índice de crimes e ocorrências na região ainda são indicadores muito baixos em relação às outras regiões de Campinas e regiões metropolitanas. Segundo ele, os principais crimes e ocorrências são de “pequenos furtos” e que são muito cometidos nos finais de semana. Principalmente de celulares, de objetos deixados dentro de veículos, bicicletas e outros objetos de valor (como câmeras, aparelhos eletrônicos. Também são registrados furtos à residências e de “catalizadores” retirados de veículos. principalmente da marca Renaut”. E que nunca geram registros de B.O.s
Segundo ele, a PMSP acredita que isso seja efeito de fechamento de algumas montadoras e isso tem incentivado algumas pessoas a buscarem em veículos nas ruas pois são peças difíceis de se achar no mercado. E as regiões principais são na Cidade Universitária Parte 1 e no Centro de Barão Para onde são enviadas a maior parte das equipes.
Houve furtos em condomínios , foi registrado o furto de um motor de portão no Piracambaia, informou que ha poucos dias foram presos dois menores de idade que estavam furtando celulares no centro de Barão
Outros desafios – apontados pelo c GM. Wallace – são os crescentes moradores de rua que, se a maior parte não são criminosos, há também muitos que cometem pequenos furtos para sanarem vícios. Moradores esses que são atendidos pelos profissionais do COP Rua e que não podem obrigar a tira-los, porém são orientados pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social. Além desse ha também o projeto Monitora e o Projeto “Vem com a gente” para arrumar estadia e acolhimento para essa população.