A nova gestão do Conselho de Segurança de Barão Geraldo vem se descentralizando e tentando fortalecer as principais necessidades dos bairros, que são encaminhadas pelos moradores, e vem cobrando da Prefeitura soluções para esses principais problemas. Principalmente os que são ou influenciam diretamente na segurança como iluminação, poda de matagal, falta de sinalização, problemas de trânsito e até as questões da falta d´água e saúde. É o que resultou das reuniões anteriores em que o CONSEG encaminhou solicitações diretamente à Prefeitura e empresas municipais (como SANASA, EMDEC, etc) .
Na última reunião de 4 de junho, além das noticias de segurança e policiamento e noticias do próprio CONSEG foram também abordados problemas sérios e constantes em vários bairros de Barão.
Um deles foi sobre o trânsito na rua Eduardo Pereira de Almeida (que vem da Região da Mata e passa por baixo da Zeferino) que é um caos entre as 6 e as 9 da manhã e não conta com nenhuma fiscalização por tratar-se de área de divisa entre a atuação da EMDEC e da Rota (e, no caso de segurança, da Policia Militar Rodoviária) . Outra questão abordada também foi sobre a falta de semáforos e de carretas que às vezes fecham toda a passagem que é um “trevo” sob o pontilhão” em todos os sentidos. E também foi falado que o transito está perigoso na rua Uirapuru, do Jardim São Gonçalo e que é necessário a cobrança de maior fiscalização da Policia , EMDEC etc.
Outra questão apresentada pelos policiais militares que receberam denúncias de casas abandonadas no Jardim Independência e outros bairros do distrito que estavam sendo ocupadas E que , quando eram descobertos , cobravam algum valor em dinheiro para saírem dos imóveis. Políciais e alguns presentes questionaram qual seria a melhor solução dessa questão de segurança e o que a Prefeitura ou PM poderia fazer nesses casos.
Falou-se também de um caso de muitos ônibus da (transurc) que estão sendo estacionados na rua Ângelo Vicentim o que atrapalhava o trânsito e tornava mais complicado o estacionamento de moradores e trabalhadores locais. Tambem abordou-se um boato sobre o uso de drogas por parte dos reeducandos que prestam serviços à Prefeitura, Um morador do Solar de Campinas informou que o bairro esta `sa escuras e cobrou para que a Prefeitura agilize a iluminação pública na praça do bairro Solar de Campinas
E também sobre a constante falta de água em vários bairros de Barão e o desprezo e pessimo tratamento dado pela SANASA ao contribuinte.
Devido a isso, no dia 11 de junho o CONSEG protocolou vários oficios apontando alguns problemas: solicitando que a prefeitura faça um estudo “para resolver o problema de transito lento na rua Eduardo Pereira de Almeida por baixo da no cruzamento com a rodovia Zeferino Vaz” que afeta os moradores da Região da Mata S. Genebra.
Um deles solicitou que a SANASA inicie a substituição dos canos antigos para novos em todo o distrito para evitar os constantes problemas nas redes de abastecimento; outro para a Secretaria de Serviços Públicos solicitando que seja melhorado (nivelado) as ruas dos bairros Bosque das Palmeiras e Jd Santa Cãndida para facilitar o trafego de pessoas e veículos. E que isso seja feito de forma coordenada e informada aos moradores com previa, para que os problemas disso recorrentes sejam evitados.
Outro oficio, solicitava também podas e limpeza do mato na Estrada Weimar Morandi e Vizinal Anara e também a iluminação da Weimar Morandi que ficam entre o Village e o Bosque das Palmeiras (como ja divulgamos antes).
Estrada Weimar Morandi ,, não iluminada, que serve de atalho alternativo entre a o Village e o Bosque das Palmeiras como outra saida para a estrada e que , conforme a PM e local de connstantes assaltos, roubos estupro e esconderijo de drogas
2 ) Abrangência do CONSEG e o projeto “Vizinhança Solidária”
Outro assunto importante que foi bastante discutido era sobre a necessidade de -reflexão e rediscussão sobre abrangência do CONSEG Barão que hoje representa cerca de 63 bairros do distrito e fora dele (na área do Montagner, TIC (Terminal Intermodal de Cargas) Pe. Anchieta, São Marcos Parque Cidade S Monica etc) e o COnselho tem poucas informações e discussões dessas áreas . O mais viável para muitas pessoas seria a criação de um novo CONSEG para discussão daquela área muito distante de Barão (em termos de segurança e com várias rotas de fuga).
Por causa disso, houve uma cobrança de uma solução para o “Vizinhança Solidária” por parte do representante do bairro Campo Florido, Samuel Ribeiro da Silva , morador que faz parte do Vizinhança do bairro (que fica região do T.I.C.s na divisa com Aparecida) Segundo Samuel, os bairros dessa área não tem nenhum respaldo do CONSEG e – conforme o regulamento
3) OUTROS ASSUNTOS
Durante a reunião foram informados ou discutidos outros assuntos como: A reunião foi iniciada com uma exposição do Programa PROERD pelo cabo Conde (com aulas de prevenção às drogas , dadas por PM´s geralmente, nas escolas num programa da Secretaria de Segurança do Estado . (O jornal tambem divulgou a formatura da turma do PROERD. Posteriormente foi dado o informe da retorno do patrulhamento de motocicletas ; Sobre a necessidade de Ronda Escolar na escola Hilton Federici, o sr Douglas que trabalha na escola, informou que a direção ja havia solicitado reforço na ronda por ofício à 3ª companhia PM no inicio do ano nos horários noturnos de entrada e saída e segundo ele foram sempre atendidos Mas nos últimos meses nenhuma viatura tem aparecido com mais frequência.
Também houve uma palestra de apresentação da Dra Regina do departamento de Saude Publica do Centro de Saude de Barão(que ja divulgamos antes), sobre a preocupação da Secretaria com a epidemia de dengue que se alastrou praticamente só na Zona sul da cidade , mas que também fez milhares de casos na Zona Norte em que Barão se encontra (e onde uma jovem faleceu de Dengue (no Pe Anchieta). Dra Regina apresentou varios dados da luta contra a dengue não so em Campinas , como em todo o Estado e pais e apresentou varios cuidados e recomendações para seu combate como não deixar acumular água de chuva em recipientes abandonados; fazer a a limpeza e acero em terrenos e imóveis, inclusive os vazios temporariamente. Inclusive que ha um decreto municipal que autoriza a prefeitura a notificar e multar o proprietário e até solicitar sanções na justiça em casos reicindentes.
Também foi falado sobre a participação da diretoria na Reunião do CMSP – Conselho Municipal de Segurança Publica em maio. Este mes porém, atraves de sua pagina, o CONSEG anunciou que também participou da 100ª reunião ordinária do CMSP, cujo tema principal discutido foi sobre “Fake news” ou melhor noticias falsas. e os aspectos criminais e consequencias na segurança publica . E conforme a PM quem compartilha informação falsa sem averiguar a autenticidade dela pode responder por crimes como calunia injuria e difamação e outras.
Necessidades do CONSEG
O Conselho discutiu e pretende criar algumas coisas como: a criação de crachás para os membros diretores, a criação de formulários para cadastramento de demandas e necessidades do distrito apresentadas, assim como outra para sugestçoes de melhorias em Barão Além da criação de uma pagina de divulgação no Face que ja apresentamos
PRÓXIMA REUNIÃO NA TERÇA DIA 2 DE JULHO
A proxima reunião ordinária do CONSEG Barão Geraldo será realizada na próxima terça, dia 2. E para essa reunião o Conselho programou duas palestras relacionadas á Segurança. Uma palestra será com o major Jaime da Polícia Militar e a outra palestra será com o estudante Cauã do Instituto de Geociências da Unicamp. As reuniões sçao realizadas na sede social da Paróquia Frei Galvão que fica na rua Angelino Gregório 46 no Jardim América e convida a todos os que querem contribuir com as melhorias em Barão Geraldo a participarem