Cerca de 200 pessoas participaram da 1ª reunião de apresentação do PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável) a região que engloba a Unicamp e Puccamp e vai até o Bosque das Palmeiras, incluindo a Estancia Eudóxia) e grande parte dos presentes ficou surpresa com a legislação atual para a área que já está liberada para a construção de prédios até 14 pavimentos desde 2018. A informação foi dada pela secretária de Planejamento e Urbanismo Carolina Baracat Lazinho que abriu a reunião explicando em linhas gerais, o objetivo e a programação das reuniões. (Para o movimento de oposição ao PIDS, foram pelo menos 250 pessoas. para a secretária, foram 300). Participaram também os vereadores Luiz Rossini, Paola Miguel, Guida Calixto e Mariana Conti.
Conforme a secretária, a reunião tinha como objetivo reabrir as discussões do projeto do PIDS em Barão Geraldo a partir dos pedidos feitos (até na Justiça) pela Comissão de moradores contrários à ocupação da Zona Rural por prédios. Como o grupo solicitava mais discussões, inclusive nos bairros mais afetados e mais transparência, a SEPLURB (Secretaria de Planejamento e Urbanismo) juntamente com o CEUCI da Unicamp (Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação), da Unicamp elaboraram essa “metodologia” de debates em duas rodadas, antes da Audiência final. Conforme Baracat a área do PIDS já faz parte da Zona de Expansão Urbana desde 2018 (conforme a LC 208 aprovada na Câmara) que permite a construção de prédios e já possui várias propostas e projetos em vista. Porém ela informou que essa reunião – conforme acordado com a Comissão – não era para debater o projeto e sim apresentar o processo e eleger uma comissão de representantes de acompanhamento do processo.
Após sua fala, a secretária solicitou ao professor Wagner Romão para explicar a solicitação. Ele também fez um histórico desde a 1ª reunião (de 11/11/22) e disse que esse era um momento histórico para a população baronense que conquistou, com a ajuda do Ministério Público, um processo Participativo para rediscussão de um projeto que afeta a qualidade de vida de todo o distrito e falou da importância da participação de todos para conquistas como essa.
Sobre o HIDS
Também solicitado, o professor Mariano Laplanne, coordenador do HIDS – Unicamp também fez um rápido histórico de criação do “Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável” a partir de como a Unicamp, junto com outras empresas do entorno, ocuparia o espaço incluindo a Prefeitura de Campinas. Segundo o professor, o HIDS foi ampliado e está sendo solicitado a todos os Institutos e Faculdades que queiram contribuir com a discussão e ocupação do espaço da Fazenda Argentina comprada pela universidade.
Debates serão em 2 rodadas de discussões antes da Audiência
Logo depois a arquiteta Érica Pacheco apresentou o processo de discussão do PIDS. Segundo ela, a área do PIDS foi escolhida para ser uma das 3 áreas de desenvolvimento de Campinas: além de Barão, tem o Centro e a área de Viracopos. Também disse que a área já está liberada para ser urbanizada e que o PIDS já existe , só sendo necessário a discussão do Uso e Ocupação do Solo – que é esse PLC (Projeto de Lei Complementar) para defini-la.
Érica então apresentou em slide a sistemática: serão duas rodadas de discussões em cada região. Esse mês a 1ª rodada para explicação do projeto e tirar dúvidas e a 2ª rodada até maio para levantar propostas .
A metodologia para os trabalhos foi apresentada pelos técnicos da Seplurb e do CEUCI Unicamp. A ata da reunião e a composição da comissão serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias.
As proximas reuniões da 1ª etapa serão:
7/03 – Oficina Regional 1 – 18h30, no salão da Paróquia Frei Galvão (Avenida Angelino Gregório, nº 46, no Jardim Independência).
9/03 – Oficina Regional 2 – 18h30, na Associação Pró Bairro (Rua Márcia Mendes, nº 702, na Cidade Universitária).
13/03 – Oficina Regional 3 – 18h30, no salão da Igreja Santa Izabel (Rua Ângelo Vicentim, nº 601, na região central de Barão Geraldo).
15/03 – Oficina Regional 4 – 18h30, no salão da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida (Rua Guerino Bristotti, nº 273, no Jardim Myriam).
21/03 – Oficina Regional 5 – 18h30, no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rua João Lugdero Ferreira, nº 270, no Bosque Palmeiras).
23/03 – Oficina Regional 6 – 18h30, na Escola Municipal “Dulce Bento Nascimento” (Rua Aldo Grigol, nº 356, no Guará).
Audiência elege uma
“Comissão de Acompanhamento”
Depois disso foi definida a questão central da reunião: a eleição de uma comissão de voluntários para acompanhar quase diariamente os trabalhos de debates da Comissão. A SEPLURB apresentou a proposta de uma comissão até 5 pessoas voluntários. Mas como vários moradores reclamaram, foi proposto ser votado uma comissão com 10 acompanhantes. Assim aprovada, foram eleitos 9 voluntários acompanhantes: Climerio, Wagner, Gabriela, Elizabeth, Marcela, Tércia, Ernestina, Marcos e Marta.
Posteriormente foi aberta a palavra para perguntas rápidas dos presentes. Porém ficaram muitas sem respostas. A maioria sobre o Projeto do PIDS que ela disse serão apresentadas no site e respondidas nas próximas reuniões.
Ao final, Marcela Moreira e Daniela leram um texto que chamaram de “Dossiê” sobre a falta de infraestrutura e as necessidades e problemas já enfrentados em Barão e a ausência da melhorias no Distrito. E fez a plateia ficar falando em conjunto “PIDS não!, PIDS não!” ….
(AB)
Bom dia à todas e a todos que iniciaram este trabalho para o bem de Barão Geraldo e a todos os participantes
Parabenizo à todos e peço a Deus que os abençoem e ajudem nessa caminhada do bem ao próximo!
Não podendo participar mas…posso ir repassando aos meus Contatos as msgs. que recebo de amiga no whatsapp !
ABS. Fraterno.