Debate do PIDS já começa com surpresas e elege Comissão

Cerca de 200 pessoas participaram da 1ª reunião de apresentação do PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável) a região que engloba a Unicamp e Puccamp e vai até o Bosque das Palmeiras, incluindo a Estancia Eudóxia) e grande parte dos presentes ficou surpresa com a legislação atual para a área que já está liberada para a construção de prédios até 14 pavimentos desde 2018. A informação foi dada pela secretária de Planejamento e Urbanismo Carolina Baracat Lazinho que abriu a reunião explicando em linhas gerais, o objetivo e a programação das reuniões. (Para o movimento de oposição ao PIDS, foram pelo menos 250 pessoas. para a secretária, foram 300). Participaram também os vereadores Luiz Rossini, Paola Miguel, Guida Calixto e Mariana Conti.
Conforme a secretária, a reunião tinha como objetivo reabrir as discussões do projeto do PIDS em Barão Geraldo a partir dos pedidos feitos (até na Justiça) pela Comissão de moradores contrários à ocupação da Zona Rural por prédios. Como o grupo solicitava mais discussões, inclusive nos bairros mais afetados e mais transparência, a SEPLURB (Secretaria de Planejamento e Urbanismo) juntamente com o CEUCI da Unicamp (Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação), da Unicamp elaboraram essa “metodologia” de debates em duas rodadas, antes da Audiência final. Conforme Baracat a área do PIDS já faz parte da Zona de Expansão Urbana desde 2018 (conforme a LC 208 aprovada na Câmara) que permite a construção de prédios e já possui várias propostas e projetos em vista. Porém ela informou que essa reunião – conforme acordado com a Comissão – não era para debater o projeto e sim apresentar o processo e eleger uma comissão de representantes de acompanhamento do processo.
Após sua fala, a secretária solicitou ao professor Wagner Romão para explicar a solicitação. Ele também fez um histórico desde a 1ª reunião (de 11/11/22) e disse que esse era um momento histórico para a população baronense que conquistou, com a ajuda do Ministério Público, um processo Participativo para rediscussão de um projeto que afeta a qualidade de vida de todo o distrito e falou da importância da participação de todos para conquistas como essa.

Sobre o HIDS

Também solicitado, o professor Mariano Laplanne, coordenador do HIDS – Unicamp também fez um rápido histórico de criação do “Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável” a partir de como a Unicamp, junto com outras empresas do entorno, ocuparia o espaço incluindo a Prefeitura de Campinas. Segundo o professor, o HIDS foi ampliado e está sendo solicitado a todos os Institutos e Faculdades que queiram contribuir com a discussão e ocupação do espaço da Fazenda Argentina comprada pela universidade.

Debates serão em 2 rodadas de discussões antes da Audiência

Logo depois a arquiteta Érica Pacheco apresentou o processo de discussão do PIDS. Segundo ela, a área do PIDS foi escolhida para ser uma das 3 áreas de desenvolvimento de Campinas: além de Barão, tem o Centro e a área de Viracopos. Também disse que a área já está liberada para ser urbanizada e que o PIDS já existe , só sendo necessário a discussão do Uso e Ocupação do Solo – que é esse PLC (Projeto de Lei Complementar) para defini-la.
Érica então apresentou em slide a sistemática: serão duas rodadas de discussões em cada região. Esse mês a 1ª rodada para explicação do projeto e tirar dúvidas e a 2ª rodada até maio para levantar propostas .
 A metodologia para os trabalhos foi apresentada pelos técnicos da Seplurb e do CEUCI Unicamp. A ata da reunião e a composição da comissão serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias.
a arquiteta Érica Pacheco apresenta como será o processo de discussão do PIDS

As proximas reuniões da 1ª etapa serão:

7/03 – Oficina Regional 1 – 18h30, no salão da Paróquia Frei Galvão (Avenida Angelino Gregório, nº 46, no Jardim Independência).
9/03 – Oficina Regional 2 – 18h30, na Associação Pró Bairro (Rua Márcia Mendes, nº 702, na Cidade Universitária).
13/03 – Oficina Regional 3 – 18h30, no salão da Igreja Santa Izabel (Rua Ângelo Vicentim, nº 601, na região central de Barão Geraldo).
15/03 – Oficina Regional 4 – 18h30, no salão da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida (Rua Guerino Bristotti, nº 273, no Jardim Myriam).
21/03 – Oficina Regional 5 – 18h30, no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rua João Lugdero Ferreira, nº 270, no Bosque Palmeiras).
23/03 – Oficina Regional 6 – 18h30, na Escola Municipal “Dulce Bento Nascimento” (Rua Aldo Grigol, nº 356, no Guará). 
foto de Wagner Romão

Audiência elege uma

“Comissão de Acompanhamento”

Depois disso foi definida a questão central da reunião: a eleição de uma comissão de voluntários para acompanhar quase diariamente os trabalhos de debates da Comissão. A SEPLURB apresentou a proposta de uma comissão até 5 pessoas voluntários. Mas como vários moradores reclamaram, foi proposto ser votado uma comissão com 10 acompanhantes. Assim aprovada, foram eleitos 9 voluntários acompanhantes: Climerio, Wagner, Gabriela, Elizabeth, Marcela, Tércia, Ernestina, Marcos e Marta.
Posteriormente foi aberta a palavra para perguntas rápidas dos presentes. Porém ficaram muitas sem respostas. A maioria sobre o Projeto do PIDS que ela disse serão apresentadas no site e respondidas nas próximas reuniões.
Ao final, Marcela Moreira e Daniela leram um texto que chamaram de “Dossiê” sobre a falta de infraestrutura e as necessidades e problemas já enfrentados em Barão e a ausência da melhorias no Distrito. E fez a plateia ficar falando em conjunto “PIDS não!, PIDS não!” ….

(AB)

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    One thought on “Debate do PIDS já começa com surpresas e elege Comissão

    1. Bom dia à todas e a todos que iniciaram este trabalho para o bem de Barão Geraldo e a todos os participantes

      Parabenizo à todos e peço a Deus que os abençoem e ajudem nessa caminhada do bem ao próximo!

      Não podendo participar mas…posso ir repassando aos meus Contatos as msgs. que recebo de amiga no whatsapp !
      ABS. Fraterno.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!