O DPJ – Departamento de Parques e Jardins começa hoje, 21 de agosto, a poda da figueira (Ficus elastica) da Estrada da Rhodia plantada por Manuel Antunes Novo (ou “Manecão” – em frente à sua casa, por volta de 1930) por prevenção para não cair em carros. A casa fica no número 1600 da avenida Albino José Barbosa de Oliveira, início da Estrada da Rhodia. A previsão é de que a poda será executada em três dias. O local será sinalizado.
Segundo o DPJ a árvore precisará ser podada porque, de acordo com avaliação do DPJ, a figueira apresenta sintomas de declínio como perda constante de folhas, secamento, apodrecimento e quedas de galhos e pode começar a cair sobre carros na via. O diretor do Departamento, Luís Cláudio Mollo, explica que a medida é necessária por segurança. “Na região onde a árvore está, há um grande fluxo de pessoas e veículos. A figueira passará por podas para recuperar a arquitetura da copa; retirada de galhos secos, quebrados e podres e/ou que estejam causando interferências em contato com fiação ou edificações.” – declarou.
Segundo Luis Claudio as quedas de diversas árvores em Barão nas semanas passadas chamaram a atenção do DPJ que vai realizar um estudo das árvores mais antigas
AB