ENTRE O LIBERALISMO BUSCADO E O CONSERVADORISMO IMPOSTO
A maioria dos países Ocidentais (europeus) consideram o seu NASCIMENTO ou aniversário no dia de sua independência de outro governo. É a sua DATA NACIONAL. Normalmente, a data de alguma revolução, mudança da ordem e do estatuto jurídico, independência ou golpe. Portugal considera o ano de 1139. A Grã Bretanha dia 11/5/1707. Os EUA em 4 /7/1774 e a França no dia da Bastilha 14/7/1789
ANTES DESSAS DATAS NÃO HAVIA UM PAIS CHAMADO BRASIL.
A primeira idéia de tornar o Brasil uma Nação, surgiu no Contexto do questionamento das altas taxas de mineração a serem levadas para Portugal mercantilista a partir de 1780 Esse questionamento era de empresários e grupos de profissionais letrados na Europa, que conheciam o LIBERALISMO e sua ascensão popular na Europa – a partir do Iluminismo – junto com o crescente fortalecimento da burguesia (comerciantes) -seus principais líderes – que lutavam contra o Mercantilismo e o “Antigo Regime (reis)” que não mais conseguiam se sustentar. Mas esse grupo foi descoberto e criminalizado.
Após a revolução Francesa, Napoleão militar e defensor do liberalismo, tornou-se imperador e conseguiu realizar um acordo entre aristocratas e grandes burgueses e tinha o objetivo de levar a necessidade de combater os governos imperiais que queriam acabar com a Revolução Liberal francesa. E conquistou muitos seguidores na Espanha e Portugal. Os liberais fizeram uma revolução em Portugal e com isso o rei D João 6º veio para o Brasil em 1808. Em 1815 Napoleão foi derrotado e os reis e imperadores remontaram o mapa da Europa e o embaixador ingles pediu para que o Brasil se tornasse um Reino ligado à Portugal, o que foi aceito por D João. E também a abolir os escravos. Na pratica, foi a primeira fez que o Brasil passou a existir como um pais. E teríamos 204 anos.
Em 1820-21 os governantes liberais de Portugal promulgaram uma Constituição e exigiam que o Rei D João a aceitasse e prometesse cumpri-la sob pena de perder o trono Então D. João decidiu retornar e assumir ANTES PORÉM preparou os principais lideres políticos ligados ao império -e a seu filho D. Pedro – a NÃO DEIXAREM os liberais chegarem ao poder no Brasil. E assim o “príncipe regente” – bastante influenciado pela imagem napoleônica – resolveu tomar o poder do Reino para MANTER O ANTIGO REGIME. Para impedir qualquer influencia liberal e criar um pais Conservador. E no dia 2 de setembro de 1822 a Imperatriz Leopoldina no palácio que pegou fogo, assinou o decreto declarando que não mais seguia as ordens de Portugal. D. Pedro só ficou sabendo 5 dias depois quando retornava da casa de sua amante.
Durante todos os anos seguintes ATÉ 1945 O Brasil se tornou um pais CONSERVADOR com a necessidade de uma aristocracia que comandasse tudo, e um povo que deveria apenas trabalhar e rezar sem se intrometer.
E È POR ISSO que A DATA DE FUNDAÇÃO DO BRASIL COMO PAIS COMO NAÇÃO É 1822 E HOJE FAZEMOS 197 ANOS COMO UM PAIS
Foi somente após a 2ª Guerra , por imposição dos EUA, que o Brasil decretou uma Constituição LIBERAL em 1946 e entrou num período de ‘PROGRESSO” acelerado com fortes investimentos do capital internacional, nova capital, inumeras industrias de base, criação e construção de milhares de municípios, escolas, universidades, hospitais, milhares de estradas e automoveis, televisão telefones etc.
Mas não durou muito! Os “CONSERVADORES” (militares e católicos) retomaram o poder em 1964. E os motivos não foram reais. Havia um avanço e progresso LIBERAL E assim como nos EUA , França Inglaterra eram necessarias as “reformas de base” CAPITALISTAS! Mas o motivo mesmo era esse: IMPEDIR o desenvolvimento do liberalismo E que é MUITO diferente do que se apregoa hoje.
E na verdade é o que propõem os partidos que se auto intitulam de “esquerda” Os Liberais chegaram ao governo com Collor e deu no que deu. Retornaram com Fernando Henrique e Lula. Se envolveram com corrupção. Resolveram mudar o governo. E COLOCAR UM GOVERNO CONSERVADOR NA APARÊNCIA E LIBERAL NA ECONOMIA.
E ate agora ainda NADA fizeram e dizem depender da Reforma da Previdência…
E – AO NOSSO VER NAO VAI DAR CERTO POIS NÃO E POSSIVEL SER LIBERAL E CONSERVADOR AO MESMO TEMPO! Por isso o Brasil continua e RETROCEDEU VOLTOU a ser o “pais do atraso”! Ao na pratica fortalecer uma aristocracia.
Enfim o Brasil foi construído para IMPEDIR o progresso liberal – como nos EUA, na Europa , na Russia, Japão, Australia, tigres asiaticos, Canadá Africa do Sul e como atualmente prolifera até na China. No nosso entender – e é o que defendemos – para que o pais cresça como um pais milionario É URGENTE ABANDONAR O CONSERVADORISMO, IMPOR UM FORTE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, CIENCIA OS DIREITOS HUMANOS COMO UNICA POSSIBILIDADE DE GARANTIR O PROGRESSO LIBERAL CAPITALISTA!
NÃO É DESTRUINDO TODAS AS RIQUEZAS NATURAIS (como fazem a Vale, a Monsanto e INUMERAS OUTRAS EMPRESAS e empresarios da região – e com todo apoio do atual governo) que nos tornaremos um grande pais Muito ao contrario , nossa decadência começou!
Se nos principais paises do mundo a revolução Liberal garantiu a ” Liberdade” e hoje luta por igualdade e fraternidade, no Brasil nem mesmo a liberdade ainda foi garantida.
Esperamos que a partir de seus 200 anos (2022) O Brasil ENTERRE O CONSERVADORISMO E decida-se DE UMA VEZ POR TODAS PELO PROGRESSO LIBERAL como descrevemos acima. E a viabilizar como realmente