Projeto é modelo para reestruturação dos terminais urbanos; obras estão sendo finalizadas
Sinalização viária reforçada, acessibilidade garantida, manutenção predial, novo bicicletário e mais comunicação visual aos usuários. Como parte da política pública da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para melhorar a qualidade e o conforto do sistema de transporte público coletivo, todas essas melhorias estão em andamento no Terminal Barão Geraldo. As obras em geral custarão mais de R$ 100.000 reais.
As ações integram um projeto piloto de Zeladoria e Conservação, que será expandido para os demais terminais urbanos. A previsão é que os serviços no Terminal Barão Geraldo sejam concluídos até o final do primeiro semestre.
O secretário de Transportes, Vinícius Riverete, destaca que “a Administração está empenhada em melhorar o serviço prestado aos usuários do transporte público coletivo e isso inclui a ampliação do conforto durante a espera pelos ônibus nos terminais”.
“A recuperação dos terminais urbanos é uma das nossas prioridades e já vem sendo praticada. Nosso intuito é fazer dos terminais ambientes mais seguros, confortáveis e eficientes, ampliando a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público coletivo”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
A reforma inclui pintura de muros e gradis, limpeza de calhas, substituição de vidros e instalação de mais de 30 lixeiras. Toda a iluminação do terminal vem sendo revitalizada, com a instalação de lâmpadas LED, mais econômicas e sustentáveis.
PLANTAS LATERAIS COBRIRÃO VISÃO EXTERNA
Foram ampliadas as áreas gramadas no espaço interno e os serviços de jardinagem estão em fase de finalização (poda e novo paisagismo). As rampas de acessibilidade existentes foram refeitas. As plantas colocadas no gradil foram escolhidas porque elas quando crescerem irão cobrir e fechar toda a visão externa do terminal
A sinalização horizontal (solo) na área interna foi revitalizada, incluindo pintura de faixas de pedestres e indicação da velocidade máxima permitida. A sinalização também foi refeita na Rua Alzira de Aguiar Aranha, que fica no entorno do terminal. O abrigo de ônibus localizado nesta via passou por reforma (limpeza e pintura).
Todo o projeto de zeladoria é resultado de um trabalho que integrou e aproximou as secretarias municipais. As lixeiras que serão instaladas no terminal foram doadas pela Secretaria de Serviços Públicos; e o Departamento de Parque e Jardins foi responsável pelas melhorias no paisagismo. Os serviços realizados pela Emdec foram executados com mão de obra própria.
COMUNICAÇÃO VISUAL
A Emdec também aprimorou a comunicação visual do Terminal Barão Geraldo. Novas placas de identificação foram instaladas na entrada e saída do terminal, bilheterias interna e externa, sanitários e plataformas de embarque / desembarque. Como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, faixas de segurança foram demarcadas para sinalizar o distanciamento mínimo necessário para a espera dos ônibus nas plataformas.
Outro ponto de destaque foi a implantação de faixas de segurança na borda da plataforma de embarque, que delimitam a distância para a espera do ônibus. “É fundamental que essa sinalização seja respeitada pelos usuários, como forma de prevenir acidentes”, reforça o presidente da Emdec.
A comunicação aos usuários sobre as linhas de ônibus que atendem ao terminal ganhou destaque. O quadro de informações que relaciona as linhas e itinerários foi revitalizado e exibe campanhas educativas e as plataformas foram sinalizadas com novas placas.
NOVIDADE
De forma experimental, a Emdec oferecerá aos usuários a possibilidade de carregar os aparelhos celulares, instalando tomadas nas plataformas. A medida atende a uma demanda da população.
NOVO BICICLETÁRIO
Implantado em área de 45 metros quadrados, o bicicletário instalado no Terminal Barão Geraldo conta com nove paraciclos, com capacidade para 17 bicicletas, armazenadas simultaneamente. A capacidade diária é ainda maior, considerando os diferentes tempos de parada de cada ciclista.
O espaço recebeu sinalização vertical (placa indicativa). O investimento foi estimado em R$ 20 mil, com recursos municipais.
Para completar a integração entre a bicicleta e o transporte público coletivo, a Emdec trabalha, neste momento, nas obras de extensão da ciclovia existente até o bicicletário. A ideia é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público, ampliando a mobilidade urbana no município.
Inaugurado em 1985, o Terminal Barão Geraldo é atendido pelas linhas 134, 210, 269, 300, 314, 319, 320, 321, 322, 323, 324, 325, 328, 329, 331, 333, 336 e 338. Juntas, elas transportam mais de 16 mil passageiros por dia.