Hoje é o ultimo dia para que a população possa fazer propostas, negar e apresentar “contribuições” às discussões do Plano Diretor de Campinas , via internet que e foi o modelo restritíssimo escolhido e ofertado pela Prefeitura para seguir as determinações Constitucionais e regulamentações do Estatuto das Cidades de participação popular. O sistema é amplamente limitador e totalmente antiparticipativo.
INSTRUÇÕES
Para participar , a pessoa deve acessar o Site https://planodiretor.campinas.sp.gov.br/, criar uma conta e se inscrever e depois acessar https://planodiretor.campinas.sp.gov.br/participacao-popula… e depois de criar nova conta, preencha usuário, endereço de e-mail, confirme o endereço de e-mail, coloque uma senha. Você receberá uma mensagem para entrar no seu e-mail, mas não é necessário. Clique no logo do Plano Diretor para voltar a página principal
A seguir clique no link “Participação Popular – Discussão da Proposta”
Aparecerá um texto e logo abaixo alguns campos já estarão preenchidos.
Selecione no campo Entidade a opção pessoa física e seu bairro.
Um video explica como acessar VEJA https://www.youtube.com/watch?v=GenQkM1UDcw&feature=youtu.be&app=desktop
O grupo de moradores e intelectuais que tem entre seus organizadores a professora da Unicamp Adriana Koyama e a sociologa Aline Tana Rick, própoem que na Minuta do Plano Diretor acima acessada, se acesse o numero de refeerncia (em vermelho) numero 48 e no campo “Quanto ao item acima identificado você quer:” escolha ‘Excluir Item’. E na contribuição escreva: Remover a criação da Macrozona de Desenvolvimento Ordenado.” colocando na justificativa escreva uma das opções abaixo ou crie uma própria de igual sentido: “Campinas já possui um perímetro urbano suficiente para o seu crescimento. Não precisamos de mais urbanização acabando com as áreas rurais. ou “Campinas não precisa aumentar seu perímetro urbano. Precisamos antes disso dar finalidade aos vazios urbanos.”
GRUPO REALIZA ATO SÁBADO CONTRA O PLANO
O grupo de moradores contra as mudanças de área rural, liberação para novos empreendimentos e zoneamento de Barão Geral e contra a atual forma do Plano Diretor realizou uma panfletagem e abaixo assinado na Praça do Côco neste final de semana, coletando mais de 1000 assinaturas contra o Plano Diretor e está organizando um grande Ato Público no centro de Barão (praça 30 de dezembro) no próximo Sabado contra o Plano com a participação do grupo de maracatu Maracatucá e do cantor João Arruda.