Desde o ano passado, o mato vem crescendo nas praças, beiras de rios e ruas de Barão . No caso, especificamente na praça Tenente Getúlio Justino de Oliveira no bairro Jd Independência que está faltando manutenção. A praça é o único local de lazer e brincadeiras do bairro. Onde os moradores pretendiam passar e realizar as festas de final e passagem de ano (em meio às chuvas, claro ) e levar as crianças. Mas o mato ja começa a cobrir os brinquedos e impedir até caminhadas. “Quanto descaso com os moradores! Brinquedos quebrados, enferrujados, bandidos se escondem aqui observando para assaltarem , motel a noite… Enfim não podemos ficar so reclamando sem nada fazer” -disse a moradora Dinah Baptista.
O pedido e a responsabilidade sempre é dirigida à Subprefeitura Porém conforme disse o subprefeito Osvaldo Kaize , a responsabilidade é do DPJ – Departamento de Parques e Jardins – a quem ele mesmo já solicitou o serviço de “acero” (que seria a limpeza ou poda do mato, já que não se considera mato como “sujeira”) “A execução desse serviço depende do planejamento do DPJ e não é so essa praça pois ha centenas de praças em Campinas que estão precisando de melhoramento e revitalização tambem . Aqui em Barão posso citar outras 10 praças E eu to brigando para que sejam cuidadas. Mesmo com apoio de vereadores , isso depende do tempo e planejamento do DPJ, não da subprefeitura” – disse Kaise. “A ultima foi realizada na praça 30 de dezembro central na semana passsada” Antes, esse serviço era feito pelas equipes de “reeducandos” , presidiários que realizam serviços braçais nas cidades (sob acompanhamento , claro) que ajudam a reduzir a pena. Porém, desde março passado esse serviço foi cancelado devido à epidemia de Covid 19 e ate o momento continua cancelado. Dario informou hoje que novamente solicitou a liberação do serviço ao Governo do Estado. Por isso, o unico jeito por enquanto serão contratos temporários com empresas…
Capinagem (“limpeza”) deverá ser feita por empresa que será contratada
Kaise informou que solictou a revitalização desta e várias praças no PLano de 100 dias do governo Dário. Porém no anúncio de hoje a tarde do Plano, apenas que interessa a Barão, foi anunciado que a prefeitura fará licitação para contratação de empresas com 300 pessoas para realizar aceros EM TODA A CIDADE . (imagine o tamanho da cidade para somente 300 braços que não se sabe quando estarão disponíveis para realizar os aceros aqui. Porém nesse plano, nenhuma das praças de Barão foram selecionadas para a “Revitalização” nesses 100 dias. “quanto às outras praças , áreas publicas , nós vamos batalhar por isso nos próximos 4 anos. Não tenham duvida que não darei sossego para o DPJ ” – disse Kaise. Moradores procuraram os vereadores Filipe Marchesi e Luis Rossini para ajudar na cobrança e conseguir o serviço pela bela praça do bairro para que os moradores possam ter acesso fotos Dinah Batista