Mata distribui folheto com orientações sobre Estiagem nos bairros da Região da Mata

Moradores do Bosque de Barão e Real Parque – no entorno da Mata Santa Genebra, receberam nesse sábado, 13/5, um folheto e orientações sobre a Operação Estiagem em Campinas, cuidados com a saúde e para evitar incêndios e queimadas. A operação foi realizada neste sábado, 13 de maio, a partir das 9h. CLIQUE E VEJA UMA CÓPIA DO FOLHETO DISTRIBUÍDO .
O trabalho foi promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, e pelo Comitê Gestor da Operação Estiagem, coordenado pela Defesa Civil de Campinas. A expectativa é que sejam entregues 1.500 folhetos explicativos à população.
Diversos bairros serão contemplados na atividade. O objetivo é informar e preparar a população para se proteger durante o período da estiagem, entre maio e setembro, quando aumentam os riscos de focos de incêndio, doenças respiratórias e crises hídricas. Iniciada em 1º de maio, a Operação Estiagem em Campinas intensifica as ações de prevenção e monitoramento de incêndios. A região da Mata de Santa Genebra, que é uma unidade de conservação, é uma das prioridades.
Segundo o presidente da FJPO, Cidão Santos, realizar essa conversa de orientação com os vizinhos da Mata também é uma forma de proteger a floresta. “Dentro das nossas atividades de educação ambiental, precisamos também olhar para os nossos vizinhos, os moradores do entorno da Mata para que sejam vigilantes, evitem jogar cigarros ou fósforos acesos às margens da Mata; fazer qualquer tipo de queimada, inclusive fogueira; e acionar as autoridades competentes se avistar incêndios“, afirma Santos.
Para o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, poder realizar essa atividade interativa é muito importante para a efetividade das ações. “A participação comunitária na prevenção de incêndios no entorno da Mata de Santa Genebra é fundamental tanto para os moradores quanto para a proteção desse fragmento florestal”, disse.
A Mata tem desenvolvido ações integradas aos demais órgãos da Prefeitura para se preparar para o combate de incêndios florestais que possam ocorrer neste período. Nesta época do ano, a Fundação realiza esquema de plantão com rondas preventivas no território da Mata, mantém equipe de sobreaviso para acionamentos 24 horas por dia nos sete dias da semana e também amplia treinamentos e reciclagens dos profissionais da unidade. Equipe local participou, por exemplo, de treinamento prático com o Corpo de Bombeiros no dia 3 de maio no Parque Ecológico. A Mata também recebeu reforço de equipamentos. Leia mais aqui.
Moradores que flagrem algum tipo de incêndio podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199. Atividades criminosas de incêndio também podem ser avisadas à Guarda Municipal pelo 153.
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!