Mata está reflorestando várias áreas da cidade através do “Projeto Genesis”

A Fundação José Pedro de Oliveira FJPO, que administra a Mata Santa Genebra, criou o “Projeto Genesis” que está reflorestando várias áreas de Campinas que sofreram perda de cobertura vegetal nativa. Serão agora mais 3.500 novas árvores. Desde o início do ano já foram plantadas 5 mil mudas pela FJPO em Campinas.

O Projeto Genesis “Construtores de Florestas nos bairros” tem como objetivo recuperar trechos das áreas verdes do município de Campinas com o apoio da população, empresas e instituições e incentivar o contato com essas áreas como forma de promover a saúde e bem-estar humano e a conservação da
biodiversidade regional.

“Este projeto tem como objetivo recuperar trechos das áreas verdes do município de Campinas com o apoio da população, empresas e instituições, e incentivar o contato com essas áreas como forma de promover a saúde e bem-estar humano e a conservação da biodiversidade regional”, explicou o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos.


Para a fazer isso, a Fundação conta com a parceria de órgãos da prefeitura – como a SMSP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), SME (Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – além de outras instituições privadas, organizações não governamentais e o envolvimento da sociedade.

Segundo informou a bióloga Sabrina nos próximos meses estarão sendo realizados vários plantios.

No próximo sábado às 9:30h o projeto será no “Parque das Águas, no bairro Parque Jambeiro (a pedido do vereador Permínio Monteiro)

Por solicitação do 28º Batalhão de Infantaria Leve, do Exército, a Mata de Santa Genebra também irá fazer um reflorestamento numa área da Fazenda Chapadão de Campinas no próximo dia 27/10.

Em Novembro é que haverá a maioria dos reflorestamentos .

A pedido do vereador Filipe Marchesi, no dia 6/11, será feito reflorestamento na praça João Thomaz e numa área próxima ao campo de futebol do bairro Parque das Camélias (próximo ao SESI Santos Dumont)

E no dia 20/11 será feito um replantio na praça João Valério Pinheiro Neto, ao lado do aeroporto de Viracopos, (cidade Singer) tamb´ém a pedido do vereador Marchesi.

Em novembro também será feito replantio na área de Preservação Permanente do Córrego do Guará (córrego atrás do Real Parque que vai até a Lagoa da Vila Santa Isabel).

As mudas são oriundas do viveiro da Mata de Santa Genebra, do viveiro municipal, de cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e de doações de terceiros e ONGs. As espécies de árvores serão selecionadas de acordo com a região onde será realizado o plantio.



Praça João Valério Pinheiro Neto , ao lado da cabeceira da pista de Viracopos

Nessas áreas serão realizadas as seguintes atividades:

1) manejo de espécies – problemas;

2) revolvimento do solo;

3) abertura das linhas de plantio e berço;

4) plantio de espécies nativas;

5) tutoramento e irrigação das mudas.


As mudas serão oriundas do viveiro da Mata de Santa Genebra, do viveiro Municipal, de doações de terceiros e ONGs, de cumprimento de TAC (os Termos de Ajustamento de Conduta), entre
outros. As espécies de árvores serão selecionadas de acordo com a região onde será realizado o
plantio

AB

AB

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!