Em comemoração ao dia da árvore, a Mata de Santa Genebra anuncia que vai plantar 10.000 mudas de árvores nativas no município de Campinas até dezembro de 2022. A ação Construtores de Florestas Urbanas faz parte do Projeto Genesis da Mata de Santa Genebra e tem como objetivo a formação de florestas urbanas em trechos de parques e praças, assim como a recuperação de áreas de preservação permanente, formação de corredores ecológicos, com o envolvimento de escolas e população em geral.
Até o momento a Mata de Santa Genebra já plantou entre 2021 e 2022 um total de 16.000 mudas de árvores nativas no município.
Os plantios serão realizados nas áreas: Mata de Santa Genebra,
* Trecho de APP Rio Atibaia (Recantos dos Dourados);
* Trecho APP Rio das Pedras (Jd. Santa Genebra e bairros de Barão);
* Trecho de APP Córrego do Guará (Real Parque);
* Praça Recanto das Águas (Jardim Carlos Lourenço);
* Praça Odirley Silva Neto (Jardim Tamoio);
* CEI Benemérita Sylvia Miranda da Cruz Paschoal (Vila Palmeiras);
* CEI Nave Mãe Prof. Elenice Ap. Moraes Ferrari (Jardim Bassoli);
* Praça José Giesbrechtem (Jd Nova Europa);
* Trecho de APP rio Anhumas (Vila Guararapes);
* Borda de Fragmento Florestal na R. Isilda Lourenço Santos (Bosque das Palmeiras);
As mudas que serão plantadas são de espécies nativas e frutíferas nativas da Mata Atlântica como pitangueira, uvaia, jequitibá-rosa, jatobá, guaritá, pau-d’alho, peroba, guanandi, mutamba, paineira, canelinha, araticum, entre outras. A maioria das mudas utilizadas são produzidas no viveiro de mudas da Mata de Santa Genebra e também de doações realizadas pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o presidente da Mata de Santa Genebra, Cidão Santos, estes plantios são importantes pois ajudam na recuperação dos nossos ecossistemas, no combate ao aquecimento global captando CO2, a evitar enchentes através da absorção de água da superfície, regulam a temperatura do ambiente, melhorando a nossa qualidade de vida.
A população poderá ajudar a equipe da Mata Santa Genebra na realização dos plantios. As datas dos plantios serão divulgadas no site da Fundação José Pedro de Oliveira e nas redes sociais.