Mata S. Genebra suspende algumas atividades devido ao clima e risco de incêndio

A FJPO – Fundação José Pedro de Oliveira- administradora da Mata de Santa Genebra, suspendeu, até 14 de setembro, algumas atividades como as visitas autoguiadas e os passeios em roteiros mais distantes da sede (como a Trilha dos Canxins (5km) e o contorno da Floresta (8km) em virtude da previsão de altas temperaturas e baixa umidade, que aumentam os riscos de incêndios florestais e coloca em perigo tanto os visitantes quanto a unidade de preservação. O clima extremo também torna contraindicada a realização de atividades físicas intensas. A medida foi solicitada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente à Seclimas – Prefeitura de Campinas

Porém os funcionários técnicos continuarão comparecendo. Serão mantidas as visitas monitoradas nos percursos menores, próximos à sede da Fundação, como a Trilha do Jatobá e as visitas ao Borboletário e ao Viveiro de Mudas. Os visitantes poderão percorrer, de forma segura e com conforto, apenas pequenas distâncias, em área sombreada e próxima a pontos de hidratação. A FJPO assegura, a disponibilidade da equipe de técnicos, biólogos e brigadistas para atuação em caso de ocorrências na Mata de Santa Genebra e sua Zona de Amortecimento. (A Mata possui uma brigada própria que trabalha na prevenção e combate a incêndio).

Feirata transferida para 9/11 (se não chover)

Também a data da FEIRATA – Feira da Mata de Santa Genebra – foi alterada devido à condição extrema do atual período de estiagem. A equipe da FJPO considerou a condição atual do alto risco de incêndios florestais e da baixa qualidade do ar e decidiu por alterar também a data da edição do evento, que passa a ser dia 9 de novembro, das 9h às 16h. Inicialmente seria em 21 de setembro, início da Primavera.

Campinas em estado de alerta


Campinas entrou em estado de alerta na terça, 3 de setembro, às 15h20. A umidade relativa do ar atingiu o índice de 19,5%. A Defesa Civil recomenda umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; beber bastante água; evitar aglomerações em locais fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas. Nas horas mais quentes do dia, entre 10 e 16h, deve-se evitar fazer exercícios físicos e trabalhos ao ar livre.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!