A Fundação José Pedro de Oliveira contratou com mais três brigadistas para atuar na Mata de Santa Genebra. As admissões fazem parte das ações de diversos órgãos que compõem um Comitê Intersetorial, que visa aprimorar a Operação Estiagem realizada durante o período de seca e baixa umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de incêndio em área de cobertura vegetal, baixa a vazão dos mananciais e a umidade relativa do ar, e que tem reflexo direto na questão da saúde pública.
Os três brigadistas, que trabalham em esquema de plantão, atuam desde 23 de abril e já participaram de três combates de princípios de incêndios na Mata. Sempre dois brigadistas estão de plantão enquanto o terceiro, está de folga. Eles trabalham após o expediente dos funcionários que também atuam como brigadistas voluntários. Caso ocorra algum incêndio, o combate começa imediatamente.
Os brigadistas participam das rondas da zona de amortecimento na prevenção e no combate de incêndio da Mata de Santa Genebra, em uma área de 2.517.759 m² (ou seja, 250 hectares). Também fazem a manutenção dos locais da Mata que são mais perigosos em caso de incêndio.
Eles estão passando por um treinamento com membros do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) para aprimorar das técnicas de combate ao fogo em florestas.
A Reserva Conservacionista Piracema LTDA ganhou a licitação e começou os trabalhos nas brigadas de incêndio. A empresa é responsável por uma reserva natural no estado de Tocantins e todo o lucro que a empresa tem (tanto em órgãos estaduais e municipais quanto em empresas em condomínios terceirizados) é revertido para a manutenção e conservação desta reserva.