Nesta quinta 23/2/23 a noite o MIS – Campinas apresenta o documentário sobre a vida de dona Cida , antiga líder do Jd América e uma das fundadoras da Sociedade Pró Menor. Trata-se do filme “ Memoria, Escuta Resistência: ” produzido pelo professor Benedito Olavo da Cunha. que fez um Mestrado sobre a vida dela Junto à UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) concluído em 2021. O MIS fica na rua Regente Feijó 859 centro Entrada Franca
O documentário tem duração de 37min e 50seg feito a partir de sua dissertação de mestrado sobre a educadora social, em conjunto com o videojornalista Mikael Rodrigues que gravou ou filmou todas as cenas junto com Jorge de Oliveira. E foi jorge quem fez a edição (seleção e montagem das cenas) e sonorização de Wagner Portella e Leandro Feller. ganhou um selo da Cátedra Unesco de Educação, juventude e sociedade. ambos de 2021. Você pode ver o trailer no youtube:
O documentário conta a história de vida da educadora social e líder comunitária Maria Aparecida da Silva nascida no município Boa Esperança-MG e que viveu e atuou por mais de 50 anos como educadora social em Barão Geraldo e Campinas. E ficou mais famosa por ser uma das fundadoras da Sociedade Pró Menor. Além disso, ela foi antes professora do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 15 anos na escola Bento Nascimento do bairro Guará e também presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jd América, participando ativamente da criação do Plano Diretor de Barão Geraldo que ainda está em vigor. (hoje a Sociedade Pró-menor Barão Geraldo abriga em torno de 100 crianças e está em funcionamento há quatro décadas.).o documentário tem duração de 37min e 50seg a partir de sua dissertação de mestrado sobre a educadora social, em conjunto com o videojornalista mikael rodrigues que gravou ou filmou todas as cenas junto com jorge de oliveira. e foi jorge quem fez a edição (seleção e montagem das cenas) e sonorização de wagner portella e leandro feller. ganhou um selo da cátedra unesco de educação, juventude e sociedade. ambos de 2021. voce pode ver o trailer no youtube:
“Essa pesquisa me fez refletir sobre algo que ainda não havia descoberto – a paixão pela História Oral –sobre os trabalhos desenvolvidos por pessoas que carregam consigo a grandeza das suas histórias de vida, de luta e que muitas vezes, nem mesmo elas têm noção dessa grandeza. Isso acontece pela humildade, que cada um leva naquele seu embornal cheio de histórias, memórias, recordações, vitórias, derrotas que quase sempre é algo nato desses seres iluminados. Tais memórias florescem como Ipês amarelos na primavera, esses seres iluminados nos contemplam ao discorrerem sobre seus passados, remexendo suas memórias, virando e revirando seu precioso embornal pelo avesso, esmiuçando momentos preciosos de suas memórias que o pesquisador se apropria para poder recontá-las ao mundo em forma de histórias, eternizando-as por gerações futuras.”
Maravilha. Dona Cida é uma dessas pessoas que fazem a gente ter fé na humanidade. A conheci e sempre a admirei. Faz muita falta.