MORADORES DE BARÃO ESTÃO REVOLTADOS COM ABANDONO DE ENTULHO NAS RUAS

Em meio à atual pagamento de IPTU  alto (com reajuste acima da inflação oficial)  os moradores de vários bairros de Barão estão revoltados com a quantidade de entulho  deixados em várias partes da cidade. Alguns acusam até agentes da própria prefeitura. Mês passado (janeiro) nós divulgamos a reclamação do morador Jorge Rodrigues do Jardim América sobre a enorme quantidade de entulhos (restos de móveis , colchões, arvores e de construção ) deixados em diversos pontos do bairro. O pessoal  do cata treco passou mas novamente o Jardim América tem vários pontos de descarte de material , normalmente nas praças  , sobretudo a praça atrás da igreja Frei Galvão  onde estão 2 colchões e outros entulhos

Também na Vila Independência e na Vila Santa Isabel encontramos restos de material e vários colchões nas ruas. Só nos bairros jardim América  Vila Independência e Vila Santa Isabel encontramos 9 colchões abandonados E todos esses bairros ficam ao lado do Ecoponto de descarte de material reciclado. Mas que não aceita esse tipo de material.

Em meio à Campanha contra a Dengue, iniciada dia 23 , é contraditório que a limpeza das ruas,  aplicação de multas e  as prioridades fiquem SEMPRE no Campo grande e Ouro Verde – e o Lazer só no Taquaral

A Subprefeitura de Barão Geraldo  respondeu que o descarte irregular de materiais, como móveis, restos de construção e outros tipos de resíduos, é retirado com frequência pela equipe da Subprefeitura de Barão Geraldo e os moradores que observarem entulho descartado, podem apontar os endereços para que essa coleta seja feita. Importante esclarecer, no entanto, que essa é uma prática que traz inúmeros males à sociedade, ao meio ambiente e à saúde. Fundamental que a população tenha consciência de não descartar de forma inadequada. Para isso Campinas tem 14 ecopontos nos quais a população pode descartar, gratuitamente, esses materiais. Em Barão Geraldo, há um ecoponto na Av. Santa Isabel, s/nº, das 7h às 18h, todos os dias, exceto feriados.

A população pode colaborar e denunciar infratores que estejam descartando de forma irregular, pelo telefone 156 e pelo 153, da Guarda Municipal, para flagrantes. O infrator pode ser multado. O serviço do cata-treco também pode ser acionado diretamente pelo 156, para atender à demanda ou via Subprefeitura de Barão Geraldo. O telefone da Subprefeitura é 3289-1153.

 

MORADORES DO VILLAGE REVOLTADOS COM O EXCESSO DE ENTULHOS E MÁ CONSERVAÇÃO DAS RUAS

No Village Campinas também os moradores estão reclamando que uma empresa vem jogando entulhos nas ruas que estão esburacadas   e mal conservadas e vários moradores reclamaram que não há um trabalho bem feito que está deixando as ruas intransitáveis e o bairro está abandonado E por isso muitos motoristas vão lá jogar entulho  nos cantos de ruas  “Os carnês chegam e nada é feito . Pagamos alto e nada de melhorias” Uma vergonha total

50866852_10205127024772756_5659733380967694336_n (1)
rua Prof. Emílio  Coelho

 

A moradora -e cuidadora – Cristiane Liveraro postou fotos da rua Prof. Emílio Coelho  cheia de enormes buracos e com muito entulho reclamando  que  tentar nivelar a rua com “toneladas de entulho” não resolvia  e não podiam culpar as chuvas e que era resultado de um péssimo trabalho. ” Mais um mês e o onibus não conseguirá descer a rua” . Cristiane disse que ela mesma viu vários caminhões jogando entulho  no bairro E que uma pedra desse entulho  furou o tanque de combustível de seu carro .

Também a moradora Luciana Segantini  disse que já perdeu dois pneus  que foram rasgados com parafusos que estavam nos entulhos. e Mari Oliveira também que ja teve pneu rasgado. Brenda Dorneles  disse que ao lado do Via Roça tinha até camisetas, entulhos e pedaços de sofá que jogam naquele maldito triângulo que a prefeitura só junta sujeira e montes de terra. Quem sofre somos nós pra sair de casa depois!” – declarou.

Há porém desconfiança em relação a quem joga os entulhos. Houve moradores que disseram que os entulhos vem de muito longe , ou contaminados e  do Delta. Outros disseram que eram da SOS Entulhos. Mas não ha confirmação. (comprovação)

A moradora Andrea Sousa disse que trabalha no Village com transporte escolar há anos, mas que de uns anos pra cá a manutenção das ruas está cada vez pior, “Po muitas vezes fiz reclamações, protocolei pedidos e nada foi feito, lamentável pelo preço que pagamos” – declarou]

A moradora Ana Claudia  diretora da AMPROVIC (Associação dos moradores e proprietários do Village Campinas)  disse que o Village vem enfrentando há anos vários problemas em relação à condição das ruas do bairro. e que a Associação tem até uma ação junto ao MP (Ministério Público) questionando a prefeitura de várias reivindicações sendo uma delas a situação das ruas, que envolve desde a manutenção feita pela subprefeitura até a necessidade de pavimentação (o que inclui o assunto drenagem e saneamento básico). Segundo Ana Claudia “pra variar, tivemos uma resposta totalmente insatisfatória e retornamos o processo ao MP sugerindo algumas soluções viáveis e agora estamos aguardando a resposta.”  Ela também informou que no dia 24/02 a Amprovic realizará uma reunião com os moradores, no espaço da sede da associação, na praça da escola Dora Kanso, às 9:30. Precisamos nos organizar e quem sabe formar um grupo para cuidar desse assunto específico. Precisamos de voluntários! Quem tiver interesse, por favor entre em contato através dos nossos meios de comunicação (WhatsApp e Facebook) ou compareça à reunião”.

Na terça  fomos  na subprefeitura pedir alguma informação e disseram que o coordenador da COAR , Alberto Guimarães ja havia sido  comunicado e que provavelmente ele iria mandar alguma maquina para arrumar a rua. Mas  não houve retorno.  Segundo a Subprefeitura de Barão Geraldo  informou em nota,  eles sempre  fazem manutenção das vias de terra com máquinas e aplicação de material como fresa , periodicamente. Porém, em época de chuvas fortes, o trabalho precisa ser refeito.

A manutenção e o nivelamento das ruas não é feito com entulho mas de URM, isto é, feito da (Usina Recicladora Municipal ) que fica no Campo Grande e que  não é contaminado que foi proposto  pelo próprio MP e  órgãos ambientais. E como vem do Campo Grande  a prefeitura primeiro armazena o material perto do posto de saúde para depois colocar nas vias do bairro. Mas é um trabalho paliativo porque  como todos sabem com as chuvas esse material desce. Normalmente, como já constatamos, por outras denuncias,o motorista da motoniveladora, fica parado nos intervalos,enquanto o material é baldeado para o local ou no seu horário de almoço, as vezes ainda, a mesma maquina tem que ir ao deposito carregar o caminhão e depois se deslocar para o local do trabalho.

JARDIM ALTO DA CIDADE SE QUEIXA DE ABANDONO

O moradores do jardim Alto da Cidade Universitaria   estão reclamando  de abandono do bairro. Além da praça – que fica na beira do rio Anhumas – estar com mato alto e caindo por cima dos fios e nas ruas,  moradores de la (ou não) estão descartando todo o lixo no meio da mata ao lado da praça. Além disso as ruas ao lado da praça estão sem iluminação adequada ou apagada pelas arvores e as ruas sujas.

“De que adianta pagar um imposto tão alto pra não ter  serviço nenhum aqui ? È  por isso que cada vez menos gente que paga” – disse a moradora Joana Darc , que ja fez parte da Associação dos Moradores e  divulgou fotos da situação.

Joana – e varias outras moradoras disseram que é muito relaxo e falta de consideração com os vizinhos é que atrai não só baratas e escorpiões como pode proliferar dengue, chicungunya e outras doenças nesse período de muita chuva e forte calor

E ela ainda avisou:  “As pessoas retiram da porta da sua casa e coloca na do vizinho, se este sofá é seu, dê um jeito, fazer pelo modo mais fácil, vai sempre estar prejudicando o próximo. Parem de jogar lixo aí, porque está tudo registrado, tudo fotografado e isto vái gerar multas mais cedo ou mais tarde .

“Cadê a nossa academia de ginástica, cadê as luzes da praça e de uma parte do bairro que está no escuro, isto foi prometido pelo atual prefeito a quatro anos atrás ou até mais ” perguntou Joana

Outra moradora Rose Costa disse que sempre deixa limpa a frente de sua casa  e aí vem uns folgados jogar árvores e galhos! E quando tá matagal nem joga Ela disse que ta muito dificl lidar com as pessoas.  A moradora Mary Aguiar disse que assim ninguém pode reclamar de doenças ou da prefeitura e o que falta é respeito “Nosso bairro é nossa casa, não adianta pedir iluminação , limpeza de praça, melhores brinquedos pra nós mesmos destruir tudo depois. …Se cada um fizer um pouco não fica pesado pra ninguem Nosso bairro pode ficar super gracinha , e voces vão deixando parecido com favela…. Parece que tem gente devia morar num curral de porcos e ainda assim era capaz de ser expulso….não sejam povinho lixo”

A moradora Jucelia Moraes disse que é Triste em ver que os próprios moradores são relaxados e não cuida dos seuS próprio bens. Aí chove e inunda tudo fala que a culpa é das autoridades que não fez nada , mas as autoridades não veio jogar lixo aí foram os próprios moradores que fizeram isso.”

Quanto ao descarte irregular de materiais, como móveis, restos de construção e outros tipos de resíduos, a Subprefeitura informa que é retirado com frequência pela equipe deles e pede que os moradores que observarem entulho descartado, podem apontar os endereços para que essa coleta seja feita.

“Importante esclarecer, no entanto, que essa é uma prática que traz inúmeros males à sociedade, ao meio ambiente e à saúde. Fundamental que a população tenha consciência de não descartar de forma inadequada. Para isso Campinas tem 14 ecopontos nos quais a população pode descartar, gratuitamente, esses materiais.” Em Barão Geraldo, há um ecoponto na Av. Santa Isabel, s/nº, das 7h às 18h, todos os dias, exceto feriados.

“A população pode colaborar e denunciar infratores que estejam descartando de forma irregular, pelo telefone 156 e pelo 153, da Guarda Municipal, para flagrantes. O infrator pode ser multado. O serviço do cata-treco também pode ser acionado diretamente pelo 156, para atender à demanda ou via Subprefeitura de Barão Geraldo.” . O telefone da Subprefeitura é 3289-1153.

Quanto ao descarte irregular de materiais, como móveis, restos de construção e outros tipos de resíduos, a Subprefeitura informa que é retirado com frequência pela equipe deles e pede que os moradores que observarem entulho descartado, podem apontar os endereços para que essa coleta seja feita.

“Importante esclarecer, no entanto, que essa é uma prática que traz inúmeros males à sociedade, ao meio ambiente e à saúde. Fundamental que a população tenha consciência de não descartar de forma inadequada. Para isso Campinas tem 14 ecopontos nos quais a população pode descartar, gratuitamente, esses materiais.” Em Barão Geraldo, há um ecoponto na Av. Santa Isabel, s/nº, das 7h às 18h, todos os dias, exceto feriados.

“A população pode colaborar e denunciar infratores que estejam descartando de forma irregular, pelo telefone 156 e pelo 153, da Guarda Municipal, para flagrantes. O infrator pode ser multado. O serviço do cata-treco também pode ser acionado diretamente pelo 156, para atender à demanda ou via Subprefeitura de Barão Geraldo.” . O telefone da Subprefeitura é 3289-1153.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!