Nota de falecimento : Darcy Vicentin

Informamos o falecimento de Darcy Vicentin aos 86 anos em seu quarto neste 12 de dezembro de 2023. Ainda não sabemos a causa mortis, porém ele faleceu dormindo e pelo jeito, de forma inesperada. Seu velório foi em 13/12 às 7h no Cemitério da Saudade e o sepultamento às 10h do mesmo dia

Darcy foi o ultimo filho de Luiz Vicentin e Catharina Signori. Nasceu em 3 de Maio de 1937 na casa de seu pai com uma parteira de Barão (provavelmente dona Cristina). Sua infância se deu a partir de muitas brincadeiras com irmãos e primos no sítio do pai e do tio Modesto, que hoje é o atual centro de Barão. Porém – como todos da época – começou a trabalhar na infância nos anos 1940, ajudando o pai que era Leiteiro, em várias coisas como: tratar do gado, alimentando, conduzindo e tirando o leite, e também a colher lenha para a venda e para o fogão e vários outros serviços . (Seu pai Luiz no início ia de carroça em Campinas 3 vezes por semana. vender leite e lenha de casa em casa).

Quando fez 7 anos seu pai o matriculou na escolinha mista de Dona Alzira onde fez os 3 anos primários; e depois cursou o ginásio na escola Castorina Cavalheiro, da VIla Nova.

Desde criança Darcy amava jogar futebol e era elogiado por jogar bem pelos parentes, tios e primos. Na adolescência , começou como amador em vários times de várzea e conseguiu entrar no time juvenil do Guarani F.C. e depois contratado como profissional pelo clube da Mogiana. Em 1958, foi contratado pela Rhodia como Ajudante Geral de Mecânica onde foi convidado a fazer o curso técnico de Desenho Mecanico industrial e também a ser titular durante muitos anos dos times da Rhodia ( depois Club da Rhodia). “Tinha muito orgulho de fazer parte da #”FAMILIA ” RODHIA …vestiu a camisa da firma!”

CLICUE NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS

No final dos anos 1950 o ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana, Sebastião Olivério foi transferido para Barão Geraldo e alugou uma casa no sítio de Luiz Vicentin. E foi assim que Darcy conheceu dona Neide Olivério e começaram a namorar. Segundo sua filha Dèbora, namoraram por cerca de 10 anos . Seu Darcy esperou se estabilizar na empresa e se casaram em 14 de Janeiro de 1967.

Luiz e Catarina Signori e Darcy e Neide em seu casamento em 14/1/1967

Porém esperaram por cerca de 10 anos para se estabilizar na empresa , para se casarem, em 14 de janeiro de 1967; Com Neide, seu Darcy teve apenas sua filha Débora e se aposentou em 1993. Segundo sua filha Débora seu Darcy tinha muito orgulho de fazer parte da “FAMILIA RODHIA” onde viveu por 34 anos, gostava de trabalhar na oficina, cresceu e prosperou. “Ele vestiu a camisa da firma!

Segundo Débora, após se aposentar em 1993 Darcy nunca parou de fazer trabalhos particulares ou a pedidos. Estava sempre inventando coisas para fazer: reparos em casa, construía rancho, galinheiro, gostava de passarinhos e gostava de exercícios físicos e ler os jornais todos os dias. E sua paixão eram as bicicletas antigas “reinava dias e dias com elas, pedalava bastante, era conhecido por muitos aqui em Barão com sua bicicleta” Essas atividades se intensificaram ainda mais após o falecimento de dona Neide em 2013. Sobreviveu à COVID e vez por outra continuava seus passeios de bicicleta. “Ele gostava muito da vida . Era boêmio , gostava de uma cerveja, de Carnaval, de bailes e samba. E foi uma pessoa muito feliz, aproveitou muito a vida. E vai deixar saudades!” Darcy foi várias vezes rei Momo dos carnavais no Salão Paroquial de Barão.

Além disso, Darcy Vicentin sempre contribuiu com doações para o Boldrini e para a Casa de Repouso Bom Pastor. Além de sua filha Débora , Darcy Vicentin deixou sua neta Manoella Ripamonte.

(escrito por Warney Smith Silva)

Darcy Vicentin em frente a sua casa 1992 (FUndo Jornal de Barão – CMU-UNICAMP)
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Read more

    Cassação de candidatura em Campinas

    Read more

    One thought on “Nota de falecimento : Darcy Vicentin

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!