Moradores de vários bairros de Barão Geraldo estão reclamando que suas áreas de lazer estão sendo depredadas por desconhecidos. A principal reclamação é de que destruíram portões e alambrados colocados ao redor de campos do Jd. ALto da Cidade Universitaria, e do Jardim América. Também há reclamação de quebra de balanços, brinquedos e de bancos nas praças dos bairros Vitoria Ropole e Cidade Universitaria 2.
Segundo a moradora Joana Darc do Jd. ALto Cidade Universitaria , disseram no bairro que homens subiram no portão do alambrado e “ficaram pulando até o portão quebrar” Mas ela não sabe quem foram. “Crianças não foram” Também ja quebraram balanços e outros brinquedos na praça “O povo luta tanto para conseguir coisas para o bairro, vem um bando de filho tudo sem mãe sem pai e quebra todo o portão do campo do bairro. Depois reclamam que a prefeitura não faz nada!! Fazer pra que né? Pra alguns poucos destruirem?“
Também houve reclamações de quebras no campo do Jardim América e outros bairros. ALguns moradores passaram a fechar o campo e arrebentaram. E o morador Rodrigo Vasconcelos disse que já soldou a trava que foi quebrada. Além de reclamações na praça da Cidade Universitaria 2, e no Jd Santa Genebra. Renato Moraes disse que a Prefeitura colocou vários bancos na praça bem arrumados mas que “malfeitores quebraram todos”
As reclamações foram encaminhadas para a Subprefeitura que prometeram vistoriar as praças ou encaminhar para o DPJ (departamento de Parques e Jardins) que cuida das praças.
EM nota , a SMSP (Secretaria de Serviços Públicos – a que o DPJ está subordinada) lamenta esse tipo de ocorrência e informa que encaminhará à Subprefeitura de Barão Geraldo solicitação para vistoria das praças e programação de reparos dos danos.
” Vale ressaltar que vandalismo e depredação do patrimônio público são crimes e causam prejuízos para toda a comunidade. Infelizmente, 90% das avarias em equipamentos públicos de praças e parques verificados pela secretaria são resultados de atos de vandalismo.“
A SSP Secretaria SSP solicita a quem observar ato de vandalismo a um equipamento público deve acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.