Há algumas semanas atrás o secretário de transportes Vinícius Riverette anunciou os novos abrigos de ônibus de Campinas , chamado de “andorinha”. Riverete anunciou que serão instalados em Barão também alguns desses abrigos. Porém nem ele, nem ninguém informou exatamente ONDE serão instalados. Segundo informou Angela Cândida da EMDEC, neste momento, a Setransp e a Emdec definem quais serão as ruas contempladas, com base na demanda de usuários do transporte público e proximidade de polos geradores de tráfego, como escolas e postos de saúde.
O nome dado ao abrigo representa bem os novos abrigos devido ao tamanho bem pequeno como as andorinhas são – e é importante lembrar que estão sendo colocados exatamente quando irão começar as chuvas fortes… (Nas fotos abaixo o novo “andorinha” . Logo depois os pontos da Av Albino atrás do Santander e Burguer King e o ponto duplo da Moradia da Unicamp com os números das linhas que não existem … E o ultimo, o novo ponto da av. Andrade Neves.)
Segundo a prefeitura , os abrigos “andorinha”, serão implantados substituindo pontos de embarque sem cobertura (!!!!) em 9 regiões fora do centro incluindo Barão Geraldo. E a implantação se dá por meio de CONTRAPARTIDA! (TAC) para compensar um novo empreendimento no município que agride alguma determinação legal como do Plano Diretor E aí é liberado por “compensação”. “Adotado por ser um mobiliário de fácil implantação e manutenção, o equipamento possui estrutura metálica, bancos de concreto e identificação visual das linhas que atendem ao ponto. A acessibilidade é garantida pela sinalização tátil, piso direcional e espaço delimitado para cadeirantes” -diz a nota da SETRANSP.
SUBSTITUIRÃO OS QUE JA FORAM SUBSTITUÍDOS?
Importante lembrar que há 2 anos atrás 2 abrigos do centro de Campinas foram substituídos por novos bem maiores e os velhos do centro foram trazidos e colocados SOMENTE na Av Albino (fotos abaixo) em frente ao Burguer King e da IURD, substituindo os de cimento que pareciam ser bem maiores.
Esses novos abrigos irão substituí-los? Ou serão colocados onde não tem nenhum (como na Estrada da Rhodia, e alguns pontos na Av. Santa Isabel, nas 3 grandes avenidas da C. Universitária, na Eduardo P Almeida, na Luis de Tella, no Guará, na estrada até o Village ou ate o Bosque e na entrada de Barão).
Segundo a nota, no total são 1,5 mil pontos de embarque que apresentam maior demanda de usuários e sem abrigos. E desses, 1.100 estão localizados em vias pavimentadas e terão a implantação de abrigos priorizada.
SOMOS OS ULTIMOS SEMPRE?
Nesse sistema de concessão desde 2018, a empresa Verssat já trocou 298 novos abrigos dos 894 contratados SOMENTE ATE 5KM DO CENTRO (e os antigos vão sendo levados para as periferias). Além desses, Campinas também recebe novos abrigos por meio de contrapartidas relacionadas à instalação de novos empreendimentos ( por TAC, como dissemos acima), o que é preocupante. Segundo a nota da SETRANSP em 2021, já foram 42 abrigos implantados por “polos geradores de tráfego”. Mas ainda não em Barão
(AB)
ABAIXO OS NOVOS PONTOS “ANDORINHA” (compare com os que ja estão implantados)