Mais uma vez uma empresa contratada pela CPFL para fazer podas de árvores em suas redes faz uma “lambança” em Barão Geraldo. Dessa vez, além de podas abusivas, a empresa atingiu com serras elétricas até cabos de internet do bairro!
Um trabalho de podas feitas para a CPFL, tidas como “emergenciais”, danificou vários cabos de fibra ótica do serviço de internet Kyatera, no bairro Village. O fato ocorreu domingo passado, 19/6, por empresa contratada pela CPFL e prosseguiu causando a paralisação do serviço por toda semana até pelo menos esta quinta 23/6.
Segundo Marcelo Corradini, diretor da Kyatera, o problema já começou antes da troca dos postes na sexta 17/6 quando a equipe desacoplou o cabo de fibra ótica de todos os postes a serem trocados para que não houvesse rompimento da fibra. E quando nosso funcionário foi conversar com os funcionários da CPFL para tomarem cuidado com os cabos de fibra, eles foram agressivos e disseram que não iriam tomar cuidado e que as ordens eram para “meter o facão”.
Nessa mesma sexta um dos cabos da Dr Emílio Coelho foi partido por um guincho da própria CPFL Paulista que retira os postes. Segundo ele, o caminhão bateu no cabo solto e rompeu algumas fibras (“as fibras ficam dentro do cabo num total de 24 fibras“) interrompendo a rede. Após trocados os postes no próprio dia da troca (sexta dia 17/6) foi liberado para as empresas rearrumarem os cabos às 18h, tornando impossível o trabalho noturno. Por isso, recomeçaram no outro dia (sábado 18/6) e a Kyatera informou que fizeram 48 fusões do cabo de fibra para restabelecer a parte acidentada e religou a rede por volta das 12h. “É preciso trocar todo o trecho de cabo e fazer de um lado a emenda das 24 fibras e do outro lado do cabo, outras 24 emendas usando para isso uma maquina de fusão de fibra óptica (que cada uma) é menor que a espessura de um fio de cabelo“
Porém no domingo, 19/6 uma empresa contratada pela CPFL para realizar podas “emergenciais” nas árvores que envolviam a rede de energia acabaram atingindo os cabos de fibra ótica com serra elétrica em vários pontos. Mas segundo Marcelo, a Kyatera não foi avisada da realização da poda das árvores e não acompanhou o trabalho. E foi com surpresa que perceberam nova queda da rede. Ao deslocarem equipes para o Village para verificar o problema, encontraram vários metros do cabo de fibra ótica com diversos cortes feitas com serras elétricas em várias partes da fiação.
Segundo Marcelo desde então a equipe vem identificando e trocando os trechos danificados um de cada vez (pois não tinham como saber onde estavam) com o mesmo processo de fusão de fibras , trecho por trecho até o dia 22/6 (quarta). Nesse dia, a Kyatera descobriu que mesmo substituído todos os trechos danificados, o sinal abaixo do necessário para o funcionamento e muitos clientes continuaram
sem conexão. “Então decidimos trocar cerca de 2 km de cabo no dia de hoje, 23/6 com previsão
de término do problema ainda hoje até às 19hs ou antes“. – declarou ele.
A equipe de técnicos da Kyatera percebeu que no mesmo trecho onde foram realizadas as podas das arvores que danificaram os cabos, haviam outros cabos de outras operadoras a uma distancia de +/- 15 cm, mas não houve qualquer avaria nesses cabos, apenas nos da Kyatera. Eles relataram que alguns clientes passaram por eles e em sua maioria
foram solidários, inclusive levaram refrigerantes e água para eles, enquanto outros criticaram. “Mas infelizmente sofremos ameaças, que não vale a
pena nem comentar”. – disse Marcelo.
CPFL afirma que avisou empresas e que não cortou cabos e diz que irtá averiguar o trabalho de poda
Em nota a CPFL Paulista respondeu que, além de não cortar cabos de outras empresas, cumpriu com o seu papel de comunicar as empresas ocupantes dos postes (como as de telefonia e internet), para que o trabalho fosse acompanhado e feito o necessário para não afetar os serviços oferecidos aos clientes.
Segundo a CPFL os cabos de internet são de propriedade e responsabilidade de empresas de telecomunicações, bem como a sua recolocação, quando há desligamento após manutenção da rede elétrica. E que a regularização dos cabos e fios de telecomunicação, conforme normas técnicas e regulamentares, é de responsabilidade da empresa ocupante, que também deve arcar com os custos. “A (empresa) ocupante dos postes também tem responsabilidade objetiva sobre eventuais danos causados à infraestrutura do detentor, aos demais ocupantes ou a terceiros. Vale destacar que o cliente pode acompanhar as programações de manutenções em sua região por meio do site da companhia, em https://servicosonline.cpfl.com.br/agencia-webapp/#/desligamento-programado.
A CPFL Paulista informa que a responsabilidade pela realização de podas de árvores é da Prefeitura Municipal e que realiza podas emergenciais e preventivas quando há risco à população ou ao fornecimento de energia. A companhia destaca que durante a realização dos serviços, critérios técnicos são seguidos para afastar os galhos das árvores da rede elétrica e evitar agressões desnecessárias às árvores.
A CPFL Paulista também informou que a responsabilidade pela realização de podas de árvores é da Prefeitura Municipal mas que realiza “podas emergenciais e preventivas” quando há risco à população ou ao fornecimento de energia. A companhia destaca que durante a realização dos serviços, critérios técnicos são seguidos para afastar os galhos das árvores da rede elétrica e evitar agressões desnecessárias às árvores.
“A companhia destaca que durante a realização dos serviços, além de evitar agressões desnecessárias às árvores, segue os critérios técnicos para afastar os galhos da rede elétrica, mas que diante das informações dos moradores da região citada, vai verificar como o trabalho foi feito.“