Baronenses acham “ruim” a Coleta de Lixo em Barão

Metade dos baronenses acham que a coleta de lixo no distrito é RUIM ou PÉSSIMA. Esse é um dos principais resultados da pesquisa feita pelo JORNAL DE BARÃO , via redes sociais, com 150 pessoas que aceitaram responder e participar da enquete. Entre os que responderam, 28,6% (43 pessoas) consideram a coleta RUIM, enquanto que 20,6% (31 pessoas) consideram a coleta “BOA” e 20% (30 pessoas) consideram a coleta “PÉSSIMA” (20%)” conforme alguns critérios apresentados.

As principais críticas se fundamentam em 3 principais casos: 1) a coleta não ser diária, 2) o vandalismo, desprezo pelos outros e o desconhecimento ou desprezo pelo caráter ou “regras” da coleta e a falta de reciclagem / 3) ampliação da coleta reciclável.

Além disso , falta uma ampliação e melhor organização da Coleta Seletiva e também do Cata Treco. Ambos funcionam sem previsão especifica deixando apenas a coleta com as empresas que dizem que passam em todas as ruas – o que é absolutamente impossível – E o que torna o sistema dependente de um uma organização (integrando todas as necessidades dos moradores) que talvez não seja possível atualmente.

LEIA TODAS AS CONSIDERAÇÕES, PROPOSTAS E RESPOSTAS DA PREFEITURA ABAIXO E A PROPOSTA DOS MORADORES DE CIAR UM “CONSELHO MUNICIPAL DE RECURSOS SÓLIDOS”

  • 28,6% (43 pessoas) – consideram RUIM a coleta
  • 20,6% (31 pessoas) – considerou BOA a coleta
  • 20% (30 pessoas) – considerou PÉSSIMA a coleta
  • 15,5% (24 pessoas) – considerou RAZOÁVEL a coleta
  • 15% (23 pessoas) – considerou OTIMA a coleta

CRITÉRIOS DA PESQUISA

Os critérios propostos pelo Jornal para a pesquisa tinha como objetivo obter resposta rápida (devido ao tempo das pessoas) e ao mesmo tempo permitir discordâncias e outras propostas como podemos ver abaixo.

Os que concordam com o critério RUIM porque concordam que o Sistema de coleta FUNCIONA mas é ineficiente por ser separada (papelões, entulho orgânico), ocupa muito espaço e deixa muita sujeira.

Os que concordam com o critério de “BOA” consideram também que a coleta é muito desorganizada e demorada (ficando as caçambas rapidamente cheias e outros tipos de lixo (papelões, por exemplo) , ao redor.

Já os que concordam com o critério “PÉSSIMA” consideram que a coleta é desorganizada e ineficiente, deixando a cidade feia . Consideram que esse sistema de coleta “SUJA MAIS DO QUE LIMPA, OCUPA MUITO ESPAÇO E CAUSA GRANDE CONFUSÃO”.

Também há os que concordam com a argumentação da coleta ser “RAZOÁVEL” porque consideram que a coleta “e feita, porém muito demorada e mal feita”.

Por fim , há uma minoria que considera a coleta “ÓTIMA” , por ela ser muito bem feita e organizada

OUTRAS OPINIÕES PROPOSTAS E COMENTÁRIOS À PESQUISA

“COLETA DEVERIA SER DIÁRIA”

Além das questões acima votadas, temos as outras propostas e também o comentário de leitores. Para a maioria, o principal problema é o das coletas não serem diárias

A moradora Margarete Jacintho acha que a coleta (mecanizada) “é uma porcaria!” Porque, segundo ela, e (sic) “eles derrubam lixos fora do caminhão e não pegam deixam sacos de folhas pra trás e não recolhem!”

Também a moradora Márcia Carnélio propôs uma outra resposta , (além dessas 5 colocadas acima). Segundo ela , “Não fica claro os dias de coleta. E também as caçambas não pegam o reciclável”

Vanda Maria dos Santos disse: “Eu coloquei o lixo reciclável na quarta, mas não passaram e fui lá buscar. Daí coloquei no sábado que é o outro dia que passam, mas também não pegaram. Daí recolhi novamente, aqui no jardim são Gonçalo“.

COLOCAM RESTOS DE ÁRVORES NAS CAÇAMBAS! (Mas é proibido!)

Também a líder comunitária Nádina Fernandes registrou como nova proposta de avaliação que a coleta deveria ser diária , além de “uma campanha de conscientização dos cidadãos para não colocarem podas de árvores e detritos de construção” .

Nádina também propôs e comentou: “A coleta deveria ser diária, campanha de conscientização e multa para os cidadãos que usarem as caçambas para colocarem podas de árvores e jardins, material de construção e móveis nas mesmas“. –

Ela ressalta ainda o “vandalismo” ou a falta de respeito de muitos usuários e até alguns coletores:

Está tendo muito desrespeito e sujeira na frente da casa das pessoas que tem a caçamba, com todo tipo de descarte. Está virando terra de ninguém!” – declarou

Também o morador da Cidade Universitária, Law James, diz quase a mesma coisa.

Pagamos pela coleta diária. É feita 3 vezes por semana. Muitos contêineres (caçambas) estão quebrados. Não são higienizados como deveriam. (além disso…) Há o abuso dos usuários que jogam a poda de seus jardins nas caçambas. Não embalam o Reciclável que fica espalhado pelas calçadas. Os usuários não sabem que os Recicláveis devem estar limpos. Poucos embalam corretamente. Alguns colocam em saquinhos do supermercado que são fraquinhos. Enfim, Não há uma filosofia de limpeza.”

CAÇAMBAS SEMPRE CHEIAS

(resultado de não ser coleta diária)

Outro que comentou foi o engenheiro e morador Joseph Haim que observou:

Caçambas sempre cheias e sem a tampa fechada estão fazendo com que ratos e outros roedores se proliferem nas ruas e adentrando inclusive nas residências. Providências devem ser tomadas tanto pela administração pública, como pelos moradores relaxados, maioria de repúblicas“. – disse Joseph – e a moradora Eveline Abreu completou: “e os ratos , gambas, gatos, etc. fazem a festa“.

Haim propôs o seguinte:

“Quando as caçambas enchem, o que é muito comum, a vizinhança coloca o lixo orgânico ensacado ao lado das caçambas, mas não sei por qual razão os lixeiros não levam esse lixo excedente ensacado. De duas uma, ou aumentam o tamanho das caçambas ou orientam melhor os lixeiros a recolher os sacos ao lado dessas caçambas.

Também a moradora Iolanda Giampaoli lembrou a ação de “vandalismo” de muitos moradores que destoem as lixeiras, quebrando as tampas, colocando fogo, ou derrubando as lixeiras “Quando estão sem tampas, é porque quebraram! Vandalismo. Deveriam ser multados!

E uma das que votou por “Péssima” foi a moradora Joana D’Arc Lacerda que não gosta desse sistema : Muito zuado tudo! Lixos e lixeiras precisam ser mais respeitados tanto pelos depositantes como por quem recolhe! As falhas estão nos 02 ! ” Joana acha que o lixo deveria ser totalmente reciclado e que os donos dos jardins tivessem consciência que seus lixos não devem ser depositados nas caçambas. “Muitos pegam as mesmas (caçambas) e colocam dentro dos jardins e enchem de galhos e etc! Daí ficamos sem as caçambas e sem lugar para os lixos orgânicos. Em fim!! Tudo complicado!

FALTA COLETA SELETIVA E CATATRECO MAIS TRANSPARENTES

Além da coleta comum nas caçambas , os moradores também reclamam muito da Coleta Seletiva e da passagem do caminhão Catatreco. Segundo a maioria, o principal problema são os lixos “recicláveis” – principalmente os papelões porque são material da Coleta Seletiva – e que o sistema decidiu separar.(ou seja, não podem ser colocados na caçamba). Para a moradora Neuza Valin, “Falta coleta de lixo reciclável”. Porém nem sempre as pessoas tem os recicláveis para descartar e não é em todo lugar que a Coleta Seletiva passa. Embora haja um calendário, os moradores não sabem onde o caminhão vai passar.

QUANDO PASSA O CATA-TRECO?

O Catatreco é pior ainda. No calendário só passa 1 vez por mês em Barão e TRADICIONALMENTE (um costume desde de sua implantação) a Prefeitura informa que “ele passa em todas as ruas”. O que não é verdadeiro e é totalmente IMPOSSIVEL fazer isso em apenas 1 dia. Por isso, a grande maioria dos moradores reclama – como fez Dorival Nogueira – que o Cara Treco não está passando em todas as ruas do(s) bairro (s) como a Prefeitura divulga. (E porque divulgar o que não é verdade?) O resultado é que muita gente – talvez centenas de pessoas só em Barão – coloca o objeto para o Catatreco pegar e o caminhão não passa! (embora talvez tenha passado no bairro)

A orientação da Prefeitura (DLU e SSP – Secretaria. Serviços Publicos) é de informar os moradores de que PRECISAM, DEVEM RECLAMAR NO 156 , OU NA PROPRIA Subprefeitura ((3289-1112 ou 3289-1153). Muita gente reclama , mas a falta não é resolvida. Apenas algumas vezes apoos o registro da reclamação, a Prefeitura exiger que o caminhão volte em outro dia ate à rua reclamada para pegar o objeto. Mas quando ele volta, na maioria das vezes o “treco” (o movel velho deixado na rua) nao esta mais la…

Muitas vezes os moradores solicitaram que o Catatreco tenha uma rota OBRIGATORIA E DIVULGADA ANTES (exatamente como fazem os obnibus). Não em todas mas em pelo menos nas principais de cada bairro (são mais de 60) Porém TEM que ser divulgado como faz a SANASA: NAS CASAS, NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ,na TV ,radios, redes sociais, com folhetos etc.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em resposta a todo esse questionamento, o DLU ( Departamento de Limpeza Urbana)  mandou uma resposta extremamente sucinta e básica.

o DLU informou que Campinas tem coleta de lixo domiciliar (!!!) em toda a cidade, pela qual os resíduos são recolhidos em frente aos imóveis ou nos contêineres (caçambas verdes) da coleta mecanizada. Neste caso, o contêiner é acoplado ao caminhão de lixo, que despeja os resíduos lá dentro. Se há algum contêiner depredado, é feita a substituição do equipamento.(pela empresa licitada , Campi Ambiental 19- 3227-7588) Segundo o DLU atualmente, Campinas conta com 5, 1 mil contêineres da coleta mecanizada, que servem para receber lixo domiciliar.

O sistema traz vantagens como otimizar a coleta, que é mais rápida; há menos contato humano com os resíduos; e o container ainda evita que o lixo se espalhe pela rua, sendo remexido por animais ou molhado pela chuva”, disse o secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulela.

Segundo o DLU a cidade também tem Coleta Seletiva, que recolhe os recicláveis,  em cerca de 70% dos bairros da cidade; Também tem o “caminhão Cata-treco”, que recolhe móveis abandonados e também dispõe de 16 ecopontos, nas quais a população pode descartar “gratuitamente” (sic) diversos tipos de resíduos, como: recicláveis, móveis, restos de construção, entre outros. 

Os endereços e os horários de funcionamento dos ecopontos estão neste site: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-. Os cidadãos podem levar os resíduos em qualquer ecoponto, não precisa marcar horário.

Também é possível consultar os dias e períodos em que o caminhão da coleta domiciliar e da coleta seletiva passam e os Ecopontos e pontos verdes mais próximos pelo Portal do Cidadão, no cidadao.campinas.sp.gov.br;

Importante esclarecer que, nos contêineres da coleta mecanizada, o lixo domiciliar é que deve ser depositado. Se no bairro também tiver a coleta seletiva, os recicláveis devem ser deixados para a recolha apenas no dia anterior ou no mesmo dia, antes do horário que o caminhão passa, para que seja levado e não fique por vários dias no chão.

O caminhão cata-treco, que recolhe móveis e outros, tem uma programação dividida por Administrações Regionais e Subprefeituras. A programação atualizada, do ano inteiro, está disponível pelo 156 e, será atualizada no portal da Prefeitura.

A população precisa ter consciência de que lixo e/ou qualquer outro resíduo deve ser destinado nos locais corretos e não no chão, nos córregos, nos terrenos, nas áreas verdes ou qualquer outro que não sejam as lixeiras. O descarte irregular entope bocas de lobo, dificulta o escoamento da água da chuva nas ruas e nos córregos, polui o solo, a água e o ar, além de atrair bichos e insetos. Neste período, de alta proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, é fundamental que toda a população colabore e cada um faça sua parte“.

A Prefeitura faz campanhas e orientações, em redes sociais, mídias e diretamente com a população sobre a importância de se descartar corretamente os resíduos e não vandalizar – pichar, tocar fogo, quebrar, entre outros – os equipamentos de coleta de lixo, como os contêineres e as lixeiras, que precisam ser substituídos com frequência.

Os cidadãos podem consultar sobre os serviços de limpeza e/ou avisar sobre descarte irregular e depredação, por meio do telefone 156. Também pode denunciar os infratores e vândalos, para flagrante, à Guarda Municipal de Campinas, por meio do telefone 153.

MORADORES PROPÕEM A CRIAÇÃO DE UM “CONSELHO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS”

Devido à tantas questões e processos inter-relacionados e por já ser um campo de exploração econômica ainda pouco desenvolvido, alguns moradores querem propor na Câmara a criação de uma Comissão para a criação de um “Conselho Municipal de Resíduos Sólidos“. Conforme um deles, Warney Smith Silva, “É preciso discutir e integrar E apenas as várias formas de coleta de lixo, mas também todos os outros materiais do campo conhecido como “Resíduos Sólidos”. Não apenas o lixo orgânico de casa (restos de comida, cascas e restos de frutas e vegetais, etc), como também todos os materiais da Coleta Seletiva (papelão, plástico, metal (latinhas), vidro, etc), das podas de árvores (conhecido por “entulho orgânico” ) e os restos recolhidos pelo CataTreco. Mas é fundamental que haja um sistema integrado! E junto com isso, um sistema mais transparente , divulgação em massa e educação nas escolas, casas e meios de comunicação” . Também a moradora Luiza Corradini engenheira Ambiental defende um Conselho Municipal de Resíduos Solidos. Luiza é engenheira ambiental e trabalha com um sistema de “compostagem” por assinatura” para transformação de lixo orgânico doméstico em humus e insumos agrícolas de alta qualidade. Segundo ela todos os resíduos sólidos podem e deveriam ser transformados e reutilizados comercialmente. E por isso são fontes de investimento que podem trazer um excelente retorno para todos os agentes, se bem administrados.

Próximo à isso, o morador Luis Carlos Souza solicitou ao vereador Paulo Gaspar que propusesse à Câmara, a criação de uma Comissão de Resíduos Sólidos para discutir todos esses processos de coleta de Resíduos de uma forma integrada, estabelecendo as obrigações de cada parte, prevendo a participação econômica de empresas, autônomos, cooperativas, catadores e usuários (que também são os principais beneficiados) , mas que também deveria ter obrigações e criando regulamentos sobre esse campo , estabelecendo limites e punições para cada um por exemplo etc.

Porém a Câmara REJEITOU a criação da Comissão de discussão desses recursos na Cãmara…..

AMPLIAÇÃO PARA OUTROS BAIRROS

Em abril a Prefeitura anunciou que ampliou a Coleta Mecanizada (com mais 1,4 mil contêineres ou caçambas comprados NA ALEMANHA!!) para outros bairros (Bonfim, Vila Industrial, etc). O objetivo é ampliar para 90% dos bairros no futuro , (pelo jeito desprezando os problemas locais).

(Arney Barcelos)

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!