PRAÇA DO CÔCO FEZ 20 ANOS

          No último dia 9 de abril a Praça do Côco fez 20 anos . De uma mera kombi que vendia caldo de cana e água de coco num lugar altamente estratégico, a Praça – com iniciativas mínimas  e pequenos, mas paulatinos, investimentos –  se transformou num dos  principais polos Culturais de Barão Geraldo, e até de Campinas, um ponto de referência   e num ponto de encontro de várias culturas. Mas a nosso ver,  não só sua posição estratégica  equidistante entre  Barão Geraldo  e Unicamp a  Praça do Coco  conseguiu ser um ponto de contato entre esses dois universos culturais muito diferentes: Barão Geraldo   (de uma cultura mais tradicional, mais velhos, comercial, centralismo local e prática)  com  a cultura da Unicamp ( moderna, ambientalista, mais jovens, universal e internacional e mais científica) O segredo talvez esteja em  ser um Ponto de Encontro Cultural e de Lazer voltado para as famílias – Que tem diversão e prazer aceitável para adultos e crianças –

Diante disso,  resolvemos republicar a reportagem de Milton Flaitt do Jornal Integração que a nosso ver traduz muito bem a historia da Praça abaixo

PARABÉNS SEU VALDIR BELLINI  E SEU VAGNER BELLINI TAMBEM !

QUE A PRAÇA PROSPERE E SEJA UM POLO DE PAZ E HARMONIA POR MUITAS DECADAS!

DUAS DÉCADAS DE PRAÇA DO CÔCO

(Milton Flaitt – Jornal Integração )

No dia 9 de abril de 1999 seu Valdir dos Santos pediu autorização da prefeitura e colocou sua kombi 1971 no velho leito da Funilense Sorocabana para vender água de côco e caldo de cana. Mas seu objetivo não era só de sobreviver mas também cuidar da praça e oferecer a Barão mais que uma alternativa de parada para os que passeavam pela região – de passagem entre a Unicamp e Barão Geraldo: um espaço social e de lazer.

Com recursos financeiros escassos e aliado à consciência social e ecológica , seu Valdir buscou junto a ferros velhos e cooperativas de reciclados, matérias primas para a implantação das infraestruturas e melhorias do local. Pneus velhos de tratores se transformaram em bancos e jardineiras, tambores de metal viraram mesas , peças de maquinas de lavar se tornaram vasos e lixeiras, A iniciativa chamou a atenção da sociedade e atraiu novos frequentadores. EM 2005 foi instalado um parque infantil na praça, doação de um hotel em que seu filho Vagner trabalhava na época. Foi o começo de um novo ciclo e o fortalecimento de um elo junto à comunidade do entorno que, enxergando na iniciativa um ato de zeladoria, e carinho pela praça , se referia ao espaço como “Praça do Côco”. “Estou pintando um quadro A Praça é minha tela e cada intervenção que faço é uma pincelada que dou. Aos poucos vou melhorando a obra”– dizia seu Valdir.

Em 2006 seu Valdir ganhou um reforço, Seu filho Vagner se juntou ao projeto e com um novo entusiasmo e novas ideias pautadas no conceito ja delineado por seu pai , trouxe algumas propostas contemporâneas. Uma verdadeira união da tradição com a atualidade. O que deixou a praça ainda mais atrativa para as pessoas de Barão Geraldo e atraiu cada vez mais pessoas de outras regiões da cidade. Pai e filho então colocaram suas ideias no papel, sonhando com um projeto mais amplo, on de buscavam um envolvimento maior com a sociedade e de se consolidar naquele espaço , um ponto contínuo de cultura, lazer, esporte e consciência ambiental. Um lugar onde haja o resgate da integração social, do convívio pessoal, que ao longo do tempo vem se perdendo , devido aos avanços tecnológicos.

Vinte anos se passaram e a Praça do Coco se consagrou como um local de referencia no que tange ao desenvolvimento sustentável das áreas verdes do município de Campinas, motivando seu Valdir e seu filho Vagner a continuarem trabalho de busca incessante da melhoria de serviços realizados e do bem estar dos milhares de frequentadores que mensalmente desfrutam do aconchego que a Praça do Coco proporciona. Parabéns pelo 20º aniversario Praça do Coco!

familia Praça do COco

57204003_284033439176214_776492098131066880_o
Reportagem de Milton Flaitt – Jornal Integração abril 2019

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!