Prefeitura e jogadores famosos inauguram a “Arena Cilinho” na praça do Bosque das Palmeiras (veja fotos)

Juntamente com vários jogadores famosos alguns que chegaram à seleção brasileira – Careca, Silas, Muller, o “capitão Oscar” e vários outros como Renato, Parraga, Polozzi, André Cruz etc – o prefeito Dário Saadi e parte de sua equipe inauguraram a Arena Cilinho no último sábado, dia 6/8, na praça “Amilton Mota”, do Bosque das Palmeiras, que foi revitalizada com brinquedos infantis, pista de caminhada e academia de ginástica. Também participaram vários vereadores e moradores do Bosque e de Barão. E após a solenidade a “Arena Cilinho” foi inaugurada com um jogo entre equipes veteranos e amigos do CABG – Clube Atlético Barão Geraldo e a equipe do Galáticos F.C. que terminou com um empate em 2 a 2.

A Arena Cilinho ocupa 21.000m² da praça e tem quadra de volei e futvolei, quadra de futebol society, área de parquinho infantil (playground) com vários brinquedos, área de academia ao ar livre e dança e conforme a Secretaria de Comunicação custou R$ 700.000,00 e atenderá os cerca de 5000 moradores do Bosque das Palmeiras.

Na inauguração falaram Edson Pontes (o presidente da BOPALBG, Associação do Bosque das Palmeiras), o Secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella, o presidente da COHAB Luis Yabiku (que fez o pedido da Arena quando era vereador, ainda na gestão de Jonas) os vereadores Paulo Haddad, Luis Rossini e Zé Carlos e por fim o prefeito Dário

FALAS E HOMENAGENS

O presidente da Associação do Bosque das Palmeiras Edson Pontes as origens de Cilinho, sobre o time dos “Menudos” e também sobre as origens da praça a partir das “latrinas” deixadas pela construção do gasoduto. Ele conta que a partir de 1999 começaram a limpar, conseguir grama e arrumar o futuro campo e a futura praça do bairro até a criação do projeto AUBA (Amigos Unidos de Barão que se reúne todas as quartas no campo para aulas de futebol e recreação para crianças). Até que , durante a gestão de Jonas, Luiz Yabiku o procurou para realizar o projeto da “Arena Cilinho” e, após conversas com Dário e Paulella, quando ainda eram secretários, “a coisa cresceu e se desenvolveu e hoje nós só temos que agradecer.” Especifica agradeceu aos engenheiros Valtinho e Marquinho

Essa inauguração é uma coisa que queremos engrandecer no nome de Deus e de Jesus. Curtam, sintam o espaço que nós ganhamos, mas acima de tudo, preservem! Não venham para essa praça para deixa lixo. Vamos harmonizar, para que , talvez no ano que vem ….. (como) estamos usando só 2 terços da praça – a gente possa utilizar todo o espaço. Entao vamos mostrar nossa humildade com esse espaço que estamos ganhando“. – finalizou Edson falando aos moradores.

Os jogadores também falaram. O jogador Silas disse que queria que Cilinho estivesse presente, lembrou outros jogadores e disse que “nós nos sentimos todos filhos dele. Eu particularmente porque ele que me lançou ao futebol profissional pelo Juventus em São Paulo e me ajudou fora do campo também” Silas considera que o que os técnicos sabem hoje, Cilinho já sabia naquela época.

Também o jogador Careca – que foi campeão brasileiro com Cilinho – disse que o treinador era “diferenciado”, o melhor treinador que ele teve. Que permitia tomar uma cerveja no pós jogo, mas respeitando a disciplina de dormir cedo pra chegar cedo “se eu chegasse 1 minuto atrasado ele não deixava eu treinar com ele” “Pra gente ser diferente tem que ser assim: Ter uma disciplina e ser do bem“; “E tenho certeza que espiritualmente ele está presente, uma energia muito boa“. Careca lembrou também que, para fazer uma obra dessa é um esforço muito grande e por isso exortou os moradores a cuidar do espaço para mantê-lo maravilhoso. “…E temos que cuidar disso tudo para que tenha uma vida longa Senão amanha, em uma semana, aparece tudo destruído“.

Também o secretário de Serviços Publicos Ernesto Paulella disse que essa praça com a Arena Cilinho foi uma promessa de campanha de Dário ainda candidato a Prefeito com a ajuda de Luiz Yabiku. Paulella disse que foram plantadas mais de 100 árvores e palmeiras nativas e entregou uma praça completa e que Dário não mediu esforço financeiro para fazê-la. E agradeceu seus comandados da secretaria e que o sucesso da praça depende dos moradores cuidarem dela.

UM HISTÓRICO DE CILINHO

Cilinha inicialmente agradeceu ao então vereador Luis Yabiku que foi quem fez a solicitação da Arena Cilinho em 26/11/2020. Agradeceu também a vários políticos, pessoas, moradores e comerciantes e à imprensa.

Sobre o pai, Cilinha disse que Otacílio Oliveira Pires de Camargo – conhecido por “Cilinho”, desde pequeno vivia nos campinhos e viveu diariamente o futebol e por isso sua homenagem só poderia ser num campo de futebol.

Além dos inícios na adolescência e como jogador no Mogiana e no Guarani e depois como técnico de juniores, lembrou que Cilinho se profissionalizou em 1966 como técnico da Ferroviária de Araraquara e depois foi trabalhar em times maiores como Portuguesa, Comercial, XV de Jaú, Sport Recife, Santos, São Paulo, Guarani, Corinthians, Bragantino, América-SP e Rio Branco “Com seus métodos e estilo de jogo arrojados e usando da psicologia, foi além e criou métodos e estratégias visionárias e com isso foi várias vezes campeão. Além de ter revelado vários jogadores“. “Fez uma carreira brilhante que além dos títulos lhe rendeu respeito e admiração , foi um ícone no futebol brasileiro e citado até hoje em entrevistas e comentários, jamais será esquecido“.

O atual presidente da COHAB e ex vereador Luis Yabiku ressaltou a coordenação do engenheiro Walter Cominatto e sua lealdade ao secretário Paulella na execução das obras, parabenizou a todos e diz “torcer para que esse espaço seja bem utilizado e bem mantido pelos moradores possa manter, e especialmente às crianças, possam aprender pelo exemplo de Cilinho e seus jogadores presentes“.

Tambem falaram os vereadores Paulo Haddad, Luis Rossini e Zé Carlos: Haddad disse que a Arena materializa a imortalidade de Cilinho e exortou aos moradores para cuidarem da praça “como se fosse o filho de vocês“, Rossini ressaltou que só a presença espontânea de tantos craques e ídolos do futebol brasileiro ali já demonstrava a importância de Cilinho, também relembrou detalhes da carreira do técnico e comparou e ressaltou o projeto AUBA de Edson Pontes para incentivar o esporte para crianças e por formar futuros cidadãos. E também que a nova praça vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. Já o vereador Zé Carlos parabenizou Luis Yabiku e homenageou os jogadores dizendo que “nosso futebol hoje está morrendo pela falta de técnicos competentes e de jogadores do quilate de vocês” Também ele apelou à população do Bosque para cuidar do espaço e trazer seus filhos “e não deixar que aquelas pessoas indesejáveis destruam a praça“.

Por fim, Dário agradeceu a todos, e sobretudo aos ex jogadores presentes, ressaltou que o espaço traz qualidade de vida aos moradores e faz uma “justa homenagem” à história de Cilinho e convidou a todos para descerrar a placa de inauguração juntos.

(AB)

ALGUMAS FOTOS DO EVENTO

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!